Fome no Brasil

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A fome no Brasil é um problema que vêm ao longo dos anos, é isso ocorre em todo o país mas uma das regiões mais atingidas é a região nordeste, onde a população sofre, com a falta de água, desemprego,saneamento básico, saúde e à escassez de alimentos.

O mais triste é que, tudo isso ocorre, devido a mau administração de nossos governantes à corrupção que  tomou conta do país. Gestores que na maioria das vezes entra na política com um único intuito que é assaltar os cofres públicos.

Vale lembrar que com a grande máfia da corrupção, fica mais difícil, combater esse problema que atinge todos os estados brasileiros devido ao mau isso do dinheiro público.

A falta de conhecimento, da nossa população que muitas das vezes não têm acesso a escola principalmente nesses estados mais pobres dificulta ainda mais o posicionamento e cobrança aos nossos governantes .
Dessa foram, o que nós resta mesmo diante  de todas dificuldades que são muitas tais como fome, saúde e desemprego é a busca do conhecimento através dos estudos. Porque a base de tudo é uma boa educação, para que possamos cobrar melhorias como, ensino de qualidade, infraestrutura, saúde, emprego participar das políticas públicas saber cobra onde está sendo investido o nosso dinheiro e acima de tudo escolhermos melhor os nossos governantes pois afinal de contas será ele que irá administrar o nosso dinheiro por quatro anos.

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2 Correções

  1. 1 – Perfil da banca. 2 – Parágrafos embrionários. 3 – Tese e argumentos devem ser o seu foco, mais do que norma culta.

    1. Antes de corrigir a redação, quero observar que, apesar de ser uma novidade no concurso da PCJ, a redação tende a seguir os padrões das carreiras policiais. Minha aposta sincera seria de ver um tema técnico da segurança judiciária no concurso. Você pode se sentir à vontade trazer esse tipo de tema para cá. Não é incomum aparecer concurseiros da área policial por aqui.

    2. De cara, pode-se afirmar que o seu texto ganhará baixa pontuação na Habilidade I (gênero textual) se produzir parágrafos embrionários, que são parágrafos que não se desenvolveram, não demonstraram o porquê de terem sido postos como parágrafos. Além disso, parágrafos embrionários trazem problemas Habilidade II (domínio da escrita), que é o problema de não distinguir parágrafo e frase.

    Na OAB eu lembro de ter recebido a orientação para escrever parágrafos embrionários porque deixaria o papel mais limpo, mas a OAB dava 05 folhas para a escrita. Não é o caso de uma prova de concurso. Em 30 linhas, você tem que render muito bem nos parágrafos, e aí parágrafos embrionários são realmente prejudiciais.

    Para combater os parágrafos embrionários, você recebe a orientação para escrever pelo menos três períodos por parágrafo. O que eu vou sugerir é que você pense em cada parte do texto como uma função a ser cumprida.

    No primeiro parágrafo, você tem a função de apresentar o tema, expor o seu posicionamento sobre ele, além de dar indícios do que será argumentado (adiantamento dos argumentos na última frase, como você pode perceber em várias redações aqui do site).

    Nos parágrafos de desenvolvimento (e é recomendável que você faça apenas dois, em vez de três – como fez nesta redação), você tem que apresentar o resumo do seu argumento (Tópico Frasal), explicar o Tópico Frasal e desenvolver esse tópico com estratégias argumentativas (uso de exemplos, de dados, de citações, de comparações, de contra-argumentação, de lógica – causas e consequências).

    Na conclusão, você tem duas funções essenciais: retomar a sua tese/opinião e manter o leitor interessado. Técnicas para o manter o leitor interessado no seu texto até o fim envolvem conclusão por referências culturais, por ironia, por reflexão, por ressalvas, por metáforas e por proposta de intervenção.

    Em suma, todo parágrafo tem funções e técnicas a exibir. Se você travar, procure lembrar delas e escrever sobre aquilo que está mais preparada a fazer. Às vezes você gosta de filmes e pode fazer referência cultural, ou mesmo uma analogia argumentativa, e isso agrega ao texto possibilidades, até mesmo, de apresentar recursos coesivos, que é o outro problema que parágrafos embrionários criam.

    Você não pode deixar de escrever ao menos dois períodos porque, do contrário, você estará perdendo uma chance de apresentar esses recursos de coesão, que são conectivos: além disso, consequentemente, sendo assim, por exemplo, entretanto…

    3. Para além de cumprir funções, você tem uma questão de coerência que vai definir muito a força dos seus argumentos, que é a principal parte da pontuação do seu edital. Aliás, considerando que a Habilidade IV vale 05 pontos, preciso insistir enfaticamente: é no desenvolvimento que estão os argumentos. Você não pode escrever poucas linhas no desenvolvimento!

    Tópico frasal é o resumo do seu argumento, que está ali exercendo uma função em defesa do seu ponto de vista. O seu ponto de vista, que na dissertação-argumentativa é chamado de tese, é o adjetivo que você dá ao tema. A fome no Brasil, para você, é um problema do Nordeste e está relacionado a falências múltiplas da assistência estatal.

    Você vai ter que justificar isso no desenvolvimento, e aí temos um problema. Você recorre a argumentos do senso comum, que apontam corrupção e má gestão sem explicar como se dariam as falhas ou as roubalheiras. Você poderia, por exemplo, detalhar como a falta de reforma agrária afeta a população que não pode sequer plantar os seus alimentos na falta de dinheiro, ou entrar numa discussão sobre como é possível que o mercado queime alimentos para manter preços lucráveis – o que, pra mim, é a maior das incompetências de gestão, um eventual acordo para que esses alimentos fossem direcionados a ongs e movimentos de assistência social. Já que toca a área do direito, poderia trazer à discussão que isso é direito fundamental garantido na Constituição e que é importante que a sociedade esteja vigilante sobre essa questão.

    Tenho certeza de que não estou falando de coisas novas a você, e aí a questão é você não se deixar driblar por pegadinhas do seu raciocínio natural. Pense em questões constitucionais, pense em programas políticos cumpridos ou apenas prometidos, seja específica. E aí conseguirá desenvolver a questão argumentativa.

    Apesar de eu ver os erros de norma culta constatados pelo amigo Daniel, vendo o edital eu posso garantir que o cenário perigoso para você está na argumentação, e portanto é imprescindível que você ative a sua mente para pensar fora da caixa. Ativá-la vai depender de muitas leituras e muita atenção aos funções paragrafais que você pode cumprir se dominar as estratégias de dissertação que eu apresentei resumidamente e que posso, é claro, explicá-las com mais detalhes se você quiser.

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  2. Olá Daniela! Percebi erros gramaticais que você deve se atentar : Vem* ( o circunflexo é para o plural), e*(o acento muda o sentido), e* (a conjunção *mas* indica oposição), *sofre com (sem vírgula), e *a escassez* (quando se sofre é com *alguma coisa).

    Agora vou fazer uma correção conjunta: * ”O mais triste é que tudo isso ocorre devido à má administração de nossos governantes, o que implica na corrupção, que por sua vez tomou conta do país”.
    *Entram* *o intuito*.
    * Sei que é óbvia a questão da corrupção, mas se atente ao tom pessoal que você pôs no restante do parágrafo.

    * ”Vale lembrar que com o grande *esquema* de corrupção fica mais difícil combater esse problema que atinge todos os estados brasileiros devido ao mau uso do dinheiro público”.
    *Não se separa sujeito de predicado*
    *Use sinônimos (mostram repertório) e amplie seu desenvolvimento: ”É importante ressaltar/ salientar/ destacar que com o grande esquema de corrupção fica mais difícil combater esse problema que atinge todos estados da federação justamente por conta do mau uso das verbas que poderiam ser investidas em…

    * O restante do texto também está com muitos erros gramaticais*

    *No geral, você não se atentou bem ao modelo dissertativo argumentativo, pois sua introdução foi muito vaga, o desenvolver não deixa claro e na conclusão não está detalhada a proposta com agente, meio e finalidade.

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