Feminicidio Agora Já Basta

  • 0

Em todo o ano passado, foram mais de 480 mil atendimentos. No ano de 2015 foram 32 mil registros de violencia contra a mulher. A metade desses relatos foi sobre a violencia física. Em seguida aparecem denuncias de violencia psicológica, moral, cárcere privado e violencia sexual. E em dezembro de 2014, o deputado Jair Bolsonaro foi a figura principal de uma grande polemica na camara dos Deputados. Bolsonaro respondeu a divergencia anterior da colega Maria do Rosário, ex ministra dos Direitos Humanos, disse que não estruparia porque ela não merece.

Nesse sentido, a lei do feminicidio, sancionada no dia 9 de março pela Presidenta Dilma Rousseff, preve que casos de violencia domestica e familiar ou menos prezo e discriminação contra a condição de mulher passam a ser vistas como qualificadores do crime. Os homicidios qualificados tem pena que vai de 12 a 30 anos, enquanto os homicidios simples preverem reclusão de 6 a 12 anos. Outro aspecto que vale ser lembrado é a iniciativa do Disque Denúncia do Rio que ganhou repercursão nacional com a participação de algumas atrizes.

Diante desse fato, a violencia nem sempre é explicita. No Brasil, são regularmente veiculadas na mídia propagandas de caráter miságino e dezemarizador. De forma recorrente, tais anúncios exploram o corpo feminino, usando-o como estratégia de vendas o solupondos corpos seminus á essencia individual. Também podemos tomar como exemplos de violencia sutil e estrutural a disparidade salarial que, no Brasil, pode chegar a 30% de diferença entre homens e mulheres ocupando os mesmos cargos.

Fica claro, portanto, que a violencia contra a mulher é consequencia de diversos problemas estruturais e que é preciso combate-la. Para tanto o Ministério da Educação pode incluir nos currículos escolares das escolas públicas oficinas nos moldes de Programa Espaço Jovem, que, em São Paulo trabalha questões. Talvez assim, possamos nos livrar das amarras de uma sociedade patriarcal e deixarmos de ser como as mulheres de Atenas.

Compartilhar

4 Correções

  1. Oi, Jessica!
    – claramente é um texto dissertativo, na qual você apresenta uma ideia central concretizando com fatos, dados estáticos e qualquer outro elemento quaisquer.

    – o que é cobrado no ENEM é um texto dissertativo-argumentativo, na qual você apresenta uma tese, defende a sua tese com seus argumentos nos desenvolvimentos e após isso você soluciona os problemas listados.

    Dica: se puder, procure ler redações nota mil, para você ter uma base de como é a estrutura desse texto, ok? E nunca deixe de praticar, a prática é essencial para você chegar nos tão sonhados 1000!!

    Espero ter ajudado, se tiver com dificuldades na elaboração pode me procurar tá bom? bons estudos!!

    • 0
  2. Oie, não sou profissional mas vou tentar destacar alguns pontos que observei.
    Primeiramente, nunca traga dados estatísticos sem dizer de onde tirou eles, vc precisa dizer a fonte, pq eles n surgiram de vozes da sua cabeça né?!
    Na introdução vc trouxe muitos dados, tem muita informação desnecessária ali, trás apenas um, diz de onde vc tirou, faz a referência ao tema da sua redação e trás as teses, que inclusive, não achei. Vc tem que deixar evidente da introdução sobre o que vc vai defender ou criticar, sacou?
    No d1 e d2 , use outro conectivo inicial, ex.: (Primeiramente/segundamente, Em primeira análise/ Em segunda análise, Em primeiro plano/ Em segundo plano…).
    Veja bem, seus desenvolvimentos são para argumentação, teu texto tá praticamente 90% expositivo, o que pode até zerar teu texto. Eles não querem saber de dados, os dados e a alusão tu usa pra comprovar teus pontos, eles querem saber o que TU pensa sobre o tema.
    Tua conclusão tá bem incompleta, a estrutura não tá legal e tu não trouxe nenhuma proposta sólida.
    Esse parágrafo é pra tu falar assim “olha, eu acho q tal órgão deve fazer tal coisa para gerar/sanar tal problema “. Pra fazer isso, usa as perguntas “Quem?”, “O quê “, “Como?” e “Para que”, tu responde elas no texto, tlg?
    Por fim, tem bastante coisa a ser trabalhada mas eu sei q tu consegue, pesquisa mais sobre estrutura de redação, coesão e coerência, conectivos e afins que vai te ajudar muito.
    Espero ter ajudado. Boa sorte!!

    • 0
  3. C1: 120, demonstra domínio da norma culta mediano.
    C2: 80, compreende a proposta da redação e aplica conhecimento de outras áreas.
    C3: 80, seleciona, organiza e interpreta de forma insuficiente.
    C4: 160, demonstra conhecimento coesivo.
    C5: 80, elabora a proposta de intervenção de forma insuficiente.

    Total: 520

    OBS: estude repertório para sua redação, aplicando referências.
    OBS: procure a estudar redações anteriores nota 1000, estudar concordância verbal e regência verbal. Não desista. Boa sorte!!!!!

    • 0
  4. OLHA EU SOU MEIO NOVO EM CORRIGIR REDAÇÃO , NO ENTANTO EU PERCEBIR NO SEU TEXTO MUITOS ERROS GRAVES, MAS QUE PODEM SER RESOLVIDOS. OK, NÃO TEM ESTRUTURA, TIPO NA INTRODUÇÃO NÃO TEM UMA TESE, UMAS CAUSAS , NEM UMAS CONSEQUENCIAS DO PROBLEMA, ALÉM DISSO FALTA ORGANIZAÇÃO , VOCÊ FUGIU DO TEMA FALOU SOBRE MISOGINIA, VIOLEMCIA, MAS NÃO SOBRE O FEMINICIDIO , FALTOU REPERTORIO PRA COMPROVAR A ARGUMENTAÇÃO. NOTA C1 140 C2 0 C3 80 C4 80 C5 80 NOTA 380

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.