No ano de 2020, o comediante – Whindderson nunes – foi afastado das mídias após relatar sintomas de transtornos mentais agravados pelo auge de sua carreira midiática. Nesse contexto, é evidente no Brasil a falta do direito à privacidade, devido a super exposição nos meios de comunicação, como a de Nunes. Logo, torna-se urgente o combate não só a visão retrográda de parcela da população como a má movimentação das redes de massa.
Dessa maneira, em primeiro plano, é valido frisar o impacto da mentalidade atrasada para a persistência da carência do esquecimento de atos errôneos na mídia. Consoante a termodinâmica, o conceito de entropia define o grau de desordem em um sistema. Fora das ciências, a negativa tese de liberdade de expressão impõe limites repugnantes concuadenados ao pensamento de exclusão de indivíduos na sociedade. Desse modo, enquanto o brasileiro necessitar da mudança de mentalidade, a negligência com as vítimas corroborar no sistema termodinâmico latino.
Outrossim, é imperioso ressaltar a má distribuição das redes sociais no que concerne à eternização das notícias na Internet. Segundo o sociólogo, Theodor Adorno, o qual defende a Indústria cultural, a mídia se concentra como principal mecanismo de reprodução de costumes ao corpo social. Nesse víeis, a falta de empatia na administração midiática, no que tange a banalização da ocorrência de ridicularização e afastamento da privacidade à famosos é pertinente na engrenagem social verde e amarela. Diante disso, urge que a cultura da mídia mude de posicionamento para que o povo adote de novos acessos, como questiona Adorno.
Paralelamente, é imperativo a existência de ações interventivas sobre a inexistência da proteção de intimidade no mundo virtual. Nesse sentido, o Ministério da Educação – orgão responsável para garantir o cumprimento das leis estudantis – em parceira com as Instituições de Ensino, deverá promover atividades lúdicas e dinâmicas, por meio do componente de sociologia, com debates interativos onde os alunos discernem sobre a super exposição e propunham soluções ao limite da liberdade virtual. Dessa forma, a liberdade de expressão e a privacidade corroboram para que casos como o do comediante não se repitam. Assim, o público alvo tomará conhecimento e mudará de pensamento.
pinhaoxs
Redação excelente! Com uma quantidade mínima de erros ortográficos e ótima escolha de palavras e palavras-chave. Conjunções muito bem colocadas e texto rico em conhecimento. A proposta de intervenção e desenvolvimento não podiam ser melhores, visando o público alvo do problema em questão. Ainda sou pouco leigo no assunto, porém sua redação é digna de uma nota exemplar. Meus parabéns!
Micaellyyacha
Adorei a redação. Possui uma introdução bacana, apresentando desenvolvimento e conclusão necessário, conforme exigido.
Está excelente. Fazer o uso de correto da estrutura gramatical é imprescindível e ajuda bastante na pontuação, quando forem corrigir sua redação. Não tem muita experiência no assunto, sou iniciante mas digo que sua redação é digna de uma ótima nota.
meugeniaxv
Oi!! Não sou profissional, mas tentarei corrigir tua redação da melhor forma possível.
C1 (160 pontos) – A competência 1 avalia o domínio da norma culta. Você apresenta um excelente domínio, e isso é notório pelas escolhas de vocabulário que você teve ao longo do texto. É por causa disso que eu também noto que sua estrutura sintática está ótima. Meus parabéns!
Contudo, para obter a pontuação máxima nessa competência, é preciso ter, no máximo, 2 desvios gramaticais. Encontrei alguns erros quanto ao uso da crase, da vírgula e do travessão. Por exemplo: ao citar o nome do Whindersson, não precisaria ter colocado entre travessão, certo? No caso da conclusão está certo porque se trata de uma explicação. No mais, sugiro que dê uma revisada nesses conteúdos que mencionei. É normal deixar passar, a competência 1 é a mais difícil de fechar (na minha opinião), mas com a prática, você ficará mais atenta a esses erros.
C2 (200 pontos) – Excelente escolha de repertório e ótimo domínio do gênero textual exigido! Totalmente válido, bem conectado e particularmente bem criativo citar a entropia.
C3 (200 pontos) – Argumentos bem colocados, organizados e detalhados. Dá para ver que você tem um projeto de texto estratégico e você conseguiu destrinchar de uma ótima forma as coisas que citou na introdução, além de sustentar com excelência em conjunto com teu repertório. Muito bom.
C4 (200 pontos) – Uso amplo de recursos coesivos, sem nenhum uso inadequado (e também não identifiquei nenhum tipo de repetição). Cada parte do teu texto conecta-se incrivelmente, e o fato de você reforçar ideias anteriores (como a explicação da indústria cultural e retornar a falar no final do teu parágrafo) assegura demais nessa ligação. Muito coerente!
C5 (160 pontos) – Nessa competência, além de precisarmos resolver todos os problemas empregados no desenvolvimento, é preciso detalhar. Você apresentou os 5 elementos, mas eu achei que faltou um pouco mais de detalhamento e eu vou te dar uma crítica construtiva quanto a isso.
Não é obrigatório fazer duas propostas de intervenção, mas se escrever só uma, é preciso se certificar dessa resolução. Teu D2 tem um cunho bem tecnológico, pelo o que eu pude observar, porque ele puxa diretamente para as redes sociais/Internet. Então essa especificidade conta muito, entende? No caso do D1 tá certíssimo usar o Ministério da Educação em um problema de ignorância social. Mas no caso das redes, será que isso seria suficiente? É esse tipo de questionamento que temos que fazer ao escrever a conclusão. Geralmente, é bem difícil conseguir encaixar os dois em uma só proposta, por isso que quando eu escrevo, geralmente faço a D1 completa e detalhada. Quanto à D2, eu deixo resolvida, mas ela fica beeem resumida, só para que eu consiga atingir as duas problemáticas, entende? No restante, a retomada que você fez à introdução no final da tua conclusão é vital. Dá para ver que cada parte se encaixa muito bem, como eu já tinha dito anteriormente!
Espero que eu tenha ajudado de alguma forma e parabéns pelo desempenho! ♡
Nota: 920.