Falta de leis, ou sociedade intolerante? (Tema: Políticas afirmativas e sua eficácia no Brasil)

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O Brasil que conhecemos, é fruto de anos de escravidão, tanto de índios quanto de negros, logicamente os quase 400 anos (índios durante 200 anos) que se passaram trariam consequências para os séculos seguintes. Infelizmente, ainda podemos ver resquícios de racismo e xenofobia, o que é controverso, já que o Brasil é completamente miscigenado. É daí que podemos começar a discussão das políticas afirmativas em nosso país, uma parte da população apoia e acha necessária, enquanto outra acha completamente desnecessária, esses, fechando os olhos para nossa realidade.

As universidades aderiram o sistema de cotas, e o país como um todo, algumas políticas que tenta diminuir a fome, essas são algumas ações afirmativas implantadas no Brasil, que pudemos ver alguns resultados, como por exemplo, uma porcentagem maior de negros e pardos em universidades, garantindo uma melhor condição de trabalho – o que não significa que essa população irá conseguir empregos em cargos “grandes” – além do fato de que o Brasil não está mais no mapa da fome, justamente por conta dessas políticas que ajudaram os mais necessitados.

Por mais que notamos pequenas mudanças, ainda estamos longe de erradicar as diferenças que as minorias sofrem, pois o problema não está totalmente em ter ou não leis que os protejam e os dê mais chances, grande parte do problema vem das maiorias que não aprenderam a respeitar e compreender seus lugares de privilégio, e por esse motivo, é ainda mais difícil lutar contra o preconceito vivido por essas pessoas. Por exemplo, se formos em uma escola pública, veremos uma grande parte de pretos e pardos, se formos em uma particular, não iremos nos deparar com a mesma situação, situação essa que é apenas um exemplo do que acontece nesse país.

Políticas rígidas são necessárias então para resolvermos o problema. Um dos motivos que faz com que essa situação seja um problema, é a sociedade intolerante que existe no Brasil, e uma das formas mais simples de atingir ela é através da televisão, então o ministério de comunicações deverá desenvolver comerciais curtos e simples que mostre pessoas que por conta da ajuda do governo conseguiram atingir seus objetivos, com o intuito de demonstrar a importância das politicas afirmativas em nosso pais e como elas impactam positivamente essas minorias.

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3 Correções

  1. Sua introdução está boa, a alusão ficou ótima, porém falta por os dois problemas dos desenvolvimentos.
    Gostei muito dos seus 2 desenvolvimentos, porém a falta um repertório sociocultural, para exemplificar os problemas q vc colocou.
    Sua conclusão tbm está boa, mas sugiro q feche ela dizendo: “Se estas medidas forem tomadas, este problema será resolvido/ reduzido”, no caso se vc por um repertório sociocultural aqui vc pode retomar ele no fechamento da redação.//rt

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  2. Sua introdução está boa, a alusão ficou ótima, porém falta por os dois problemas dos desenvolvimentos.
    Gostei muito dos seus 2 desenvolvimentos, porém a falta um repertório sociocultural, para exemplificar os problemas q vc colocou.
    Sua conclusão tbm está boa, mas sugiro q feche ela dizendo: “Se estas medidas forem tomadas, este problema será resolvido/ reduzido”, no caso se vc por um repertório sociocultural aqui vc pode retomar ele no fechamento da redação.

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  3. Você escreveu bem, tu foi coerente sem se perder do tema, usou variedade de conectivos e pontuou nas competências, tem bagagem sociocultural, só faço uma observação ser um texto de 30 linhas, os desenvolvimentos devem ter o mesmo tamanh, os ministérios sempre deve iniciar com maiúscula por serem nomes próprios. Você deve seguir os critérios exigidos para a redação do enem:
    Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
    Não darei uma nota por não ser apta à isso. Continue assim ! Avalie meu comentário como o melhor e volto mais vezes para corrigir!!!

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