Falta de consciência ambiental em questão no Brasil

  • 3

No antigo Egito, os egípcios acreditavam que os deuses reencarnavam nos animais, dessa forma viviam em constante harmonia com a natureza. Entretanto, no Brasil, falta consciência da população em cuidar do meio ambiente. Ademais, essa problemática deve-se a falta de conhecimento da sociedade deve-se a ineficiência governamental.

Primeiramente, o homem usa a natureza para benefício próprio, destruindo-a e acaba se prejudicando, logo que é ela quem nos fornece oxigênio para sobrevivermos. Anteriormente, na Revolução Industrial, as indústrias exploravam e poluíam o meio ambiente. Analogamente, no Brasil, o meio de produção utiliza essas matérias-primas com o intuito de lucrar, vendendo-a e produzindo produtos.

Outrossim, a falta de investimentos do governo em ações ambientalistas retratam esse cenário de conscientização. De acordo com a Constituição Federativa de 1988, a preservação do meio ambiente é um dever no qual o Estado deve cumprir. Contudo, há escassez politica em movimentações, diante do crescente número de queimadas e desmatamentos no Brasil.

Em suma, reforça-se que a sociedade precisa se conscientizar sobre o meio ambiente. Portanto, é necessário que o ministério do meio ambiente juntamente com a mídia, informe sobre os benefícios da preservação e os problemas da desmatação, por meio de campanhas publicitarias e palestras, a fim de conscientizar toda a população. Assim, com o cumprimento dessa ação sera possível vislumbrar uma sociedade em que o meio ambiente no Brasil é preservado.

 

Compartilhar

6 Correções

  1. Competência 1: 160
    Erros de vírgula permeiam o texto. Erro de ortografia em “desmatação”, o correto é “desmatamento”. Também percebe-se erros de sintaxe.

    Competência 2: 200
    Ótima compreensão do tema proposto.

    Competência 3: 150
    Não desenvolveu de forma suficiente os argumentos utilizados, além da ausência de uma citação, ou mesmo de um conceito mais elaborado.

    Competência 4: 120
    Usos do gerúndio depois de vírgulas permeiam o texto, o que é errado. Não deixou explícita a relação entre a alusão inicial, a que está presente na introdução, com a tese defendida. Não argumentou a respeito da falta de conhecimento da sociedade, uma parte da sua tese. Não citou, na proposta de intervenção, as questões acerca da negligência governamental, desenvolvidas no terceiro parágrafo.

    Competência 5: 160
    Ausência de detalhamento.

    Total: 790

    • 1
  2. Bom, achei muito boa sua redação, mas nem tudo é perfeito certo?
    Domínio da norma padrão da língua portuguesa. (vc redigiu muito bem, se atente ao uso de palavras “difíceis”, quando agente corrigi redações é de costume ver pessoas com o mesmo costume). Tirando isso eu avalio em (180).

    Compreensão da proposta de redação. ( vc colocou fatores impostantes, com isso equilibrou a redação, mas pecou ao colocar muita informação. Nota (160)

    Seleção e organização das informações. ( Atente-se mais a esse quesito meu bem. Coloque as informações organizadas e em cada paragrafo. Nota (160)

    Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. (Vc argumentou muito pouco. Coloque mais sua opinião de forma trancada, ou seja, sem dá na vista que é vc que está falando). Novamente, a norma culta nem sempre é necessária. Nota (160)

    Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos. ( Nossa, achei muito boa sua proposta, entretanto, não deixe evasiva e explore mais os Governos que iram investir nesse combate OU na causa. (180).

    ESPERO TER AJUDADO, QUALQUER DÚVIDA ME CHAMA NO CHAT.
    Gostei da sua alusão tbm!!

    • 1
  3. No primeiro paragrafo, utilizou “deve-se” duas vexes seguidas, o que acredito ser repetitivo e poderia ser substituído por um sinônimo. No segundo paragrafo, na parte em que fala sobre a natureza nos fornecer oxigênio ficou um pouco vaga e poderia ser melhor explicada para mostrar que você tem conhecimento sobre. De resto, está muito boa. A conclusão também.

    • 1
  4. Olá. Apontarei alguns erros que encontrei.

    No antigo Egito, os egípcios acreditavam que os deuses reencarnavam nos animais, (1)dessa forma viviam em constante harmonia com a natureza. Entretanto, no Brasil, falta consciência da população em cuidar do meio ambiente. Ademais, essa problemática deve-se a falta de conhecimento da sociedade deve-se(2) a ineficiência governamental.
    (1) Senti a falta de um “e” aqui.
    (2) “e da ineficiência governamental.”

    Primeiramente, o homem usa a natureza para benefício próprio, destruindo-a e acaba se prejudicando, logo que é ela quem nos fornece oxigênio para sobrevivermos. Anteriormente, na Revolução Industrial, as indústrias exploravam e poluíam o meio ambiente. Analogamente, no Brasil, o meio de produção utiliza essas matérias-primas com o intuito de lucrar, vendendo-a e produzindo produtos.
    *Não encontrei nenhum erro aqui. Parabéns.

    Outrossim, a falta de investimentos do governo em ações ambientalistas retratam esse cenário de conscientização. De acordo com a Constituição Federativa de 1988, a preservação do meio ambiente é um dever no qual o Estado deve cumprir. Contudo, há escassez politica em movimentações(1), diante do crescente número de queimadas e (2)desmatamentos no Brasil.
    (1) Quais movimentações? Aqui seria melhor uma outra palavra.
    (2) “… de desmatamentos…”

    Em suma, reforça-se que a sociedade precisa se conscientizar sobre o meio ambiente. Portanto, é necessário que o ministério do meio ambiente(1)(2) juntamente com a mídia, informe sobre os benefícios da preservação e os problemas da(3) desmatação(4), por meio de campanhas publicitarias e palestras, a fim de conscientizar toda a população. Assim, com o cumprimento dessa ação(5) sera(6) possível vislumbrar uma sociedade em que o meio ambiente no Brasil é preservado.
    (1) Nome do Ministério em maiúsculo: “Ministério do Meio Ambiente”.
    (2) Vírgula.
    (3) Do.
    (4) Desmatamento.
    (5) Vírgula.
    (6) Acento. Será.

    No geral sua redação não têm muitos erros, só na conclusão que eles ficaram mais evidentes. Só deu uma vacilada nessas palavras erradas e pontuação.

    Senti a falta de um detalhamento maior na sua redação, especialmente no desenvolvimento. Tá um pouco curta, e não que seja um problema, mas no geral é melhor utilizar todas as linhas que a folha oferece.
    Por exemplo, você disse que houve um crescente número de queimadas mas não provou com alguma estatística. Os corretores analisariam isso e tiraria nota sua por essa falta de prova do seu argumento. Você poderia ter dito também o que será feito nessas campanhas e palestras.
    Sempre procure detalhar bastante, é melhor, vamos dizer, exagerar, do que faltar conteúdo na sua redação e essas pontas soltas não serem respondidas.

    Recomendo a você dar uma lida nas redações nota mil, pois vão te ajudar bastante a criar esse raciocínio preciso na hora de organizar a redação.

    Parabéns, e continue treinando!

    • 1
  5. Olá, vou fazer a correção da sua redação de acordo com meus conhecimentos, espero te ajudar!
    Introdução:
    Estrutura ideal – Contexto (alusão)+Problemática+Tese (2 argumentos)
    Sua estrutura – Contexto (demonstrou conhecimentos históricos)
    Problemática (Identificada porém acho necessário destacar que a falta de consciência é um problema)
    Tese (identificada, apresentou dois argumentos. Faltou o “e” para separá-los e não a necessidade de repetir o deve-se, substitua por “também” por exemplo)
    Desenvolvimento 1
    Estrutura ideal- Argumento+repertório (que comprove o argumento)+conclusão do parágrafo
    Sua estrutura-Argumento (você não citou ele no primeiro período)
    Repertório (utilizou conhecimento histórico mas não relacionou bem ao que deveria ser abordado nesse parágrafo )
    Conclusão (explicou sobre a preocupação com os lucro mas nada do que foi dito nesse parágrafo fez relação e defendeu o ponto de vista do primeiro argumento apresentado na introdução )
    Desenvolvimento 2:
    Estrutura ideal- Argumento+repertório (que comprove o argumento)+conclusão do parágrafo
    Sua estrutura-Argumento (citou o argumento, muito bom, porém a falta de investimentos não retrata o cenário de conscientização, e sim, a falta dele)
    Repertório (demonstrou conhecimento constitucional)
    Conclusão (boa relação com o repertório, geralmente quando se faz afirmações desse tipo são necessários dados que comprovem, eles são encontrados nos textos motivadores )
    Conclusão:
    Estrutura ideal- Retomada do tema+proposta de intervenção+conclusão do parágrafo
    Sua estrutura-Retomada do tema ( citou o problema)
    Proposta de intervenção (vou utilizar as informações da sua proposta e completar os tópicos abaixo, para concluirmos se está completa)
    Ação- informe sobre os benefícios da preservação (do que?) e os problemas da desmatação( acredito que o termo desmatação não exista, o correto é “desmatamento”)
    Agente 1- Ministério do Meio Ambiente ( se atente as letras maiúsculas)
    Agente 2- mídia
    Modo ou meio- por meio de campanhas publicitarias e palestras
    Detalhamento-não identifiquei ( explique mais sobre as campanhas e palestras: onde, para quem, o que irá abordar)
    Efeito- a fim de conscientizar toda a população
    Conclusão do parágrafo (ótima conclusão)
    Sugestão: Você tem uma boa base para redação modelo Enem, porém faltam marcas da sua opinião na hora de argumentar, defenda seu ponto de vista, sempre em terceira pessoa. Evitar uso de gerúndio e palavras na segunda pessoas como ocorreu no segundo parágrafo
    Competências:
    1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa – 160
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto – 120
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 120
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 160
    5. Respeito aos direitos humanos – 160
    Nota: 720
    Não sou especialista, mas de acordo com meus conhecimentos acho que essa correção pode te ajudar, você está no caminho certo, parabéns! Qualquer dúvida pode me mandar mensagem, estou a disposição:)

    • 1
  6. Olá!

    C1: Domínio da língua portuguesa: Você deve mostrar que possui bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal. Nota: 160

    C2: Compreensão da proposta: Você deve demonstrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado. Nota: 160

    C3: Organização e defesa: Você deve fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los. Nota: 160

    C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: Você deve entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente. Nota: 160

    C5: Proposta de intervenção: Você deve apresentar soluções para o que foi abordado, isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural. Nota: 160

    Nota final: 800, a nota é apenas simulação, para uma nota exata é necessário de um profissional para avaliar.

    • 9

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.