Fake News e os Limites da Liberdade de Expressão

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No livro ”Macbeth”, escrito por William Shakespeare, o personagem ”Rei Duncan” é assassinado ao acreditar na confiabilidade de Macbeth. Tal ótica, no atual cenário das notícias falsas, é recorrente, uma vez que as pessoas, por não se atentarem às fontes descrevidas e por agirem de maneira espontânea, auxiliam na disseminação das mesmas.

Convém ressaltar, em primeiro plano, que o problema advém, em muito, do desleixo pessoal. Nesse aspecto, Thomas Hobbes diz que ”O homem é o lobo do homem”. Posto isso, sua afirmação pode ser comparada aos impasses causados pela divulgação de notícias desleais.

Por conseguinte, presencia-se a ansiedade no comportamento dos cidadãos, já que os mesmos, ao se depararem com uma notícia, a divulgam sem, ao menos, checá-la. Sob esse viés, a liberdade de expressão deve ser refletida, pois há diferença entre se pronunciar e transmitir notícias maléficas.

Portanto, medidas são necessários para a resolução dos empecilhos. Assim, é dever do Ministério da Ciência e Tecnologia, investir em campanhas virtuais contra a propagação das ”Fakes News”. Dessa forma, as pessoas não estarão vulneráveis a elas, além de se informarem, a fim de que esses problemas acabem e, em contrapartida, não aconteça o mesmo que o personagem da trama ”Macbeth”.

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4 Correções

  1. Olá, tudo bem?
    Parabéns pelo seu texto! Acho que você escreve bem e que tem condições reais de tirar uma nota boa na redaçao do enem. Não sou professor e tampouco especialista em redação, mas adquiri a prática fazendo textos e comentando com os colegas de preparação.
    Continue firme e bons estudos! =]
    TEMA: Fake News e os Limites da Liberdade de Expressão
    (1)No livro ”Macbeth”, escrito por William Shakespeare, o personagem ”Rei Duncan” é assassinado ao acreditar na confiabilidade de Macbeth. Tal ótica, no atual cenário das notícias falsas, é recorrente, uma vez que as pessoas, por não se atentarem às fontes (2)descrevidas e por agirem de maneira espontânea, auxiliam na disseminação das (3)mesmas.
    (4)Convém ressaltar, em primeiro plano, que o problema advém, em muito, do desleixo pessoal. Nesse aspecto, Thomas Hobbes diz que ”O homem é o lobo do homem”. Posto isso, sua afirmação pode ser comparada aos impasses causados pela divulgação de notícias desleais.
    (5)Por conseguinte, presencia-se a ansiedade no comportamento dos cidadãos, já que os mesmos, ao se depararem com uma notícia, a divulgam sem, ao menos, checá-la. (6)Sob esse viés, a liberdade de expressão deve ser refletida, pois há diferença entre se pronunciar e transmitir notícias maléficas.
    (7)Portanto, medidas são necessários para a resolução dos empecilhos. Assim, é dever do Ministério da Ciência e Tecnologia, investir em campanhas virtuais contra a propagação das ”Fakes News”. Dessa forma, as pessoas não estarão vulneráveis a elas, além de se informarem, a fim de que esses problemas acabem e, em contrapartida, não aconteça o mesmo que o personagem da trama ”Macbeth”.
    COMENTÁRIOS
    (1) Muito bom você ter iniciado o seu texto utilizando repertório sociocultural pertinente ao tema, isso te renderá pontos na competência 2, a qual exige esse tipo de abordagem. No entanto, esse parágrafo passou a impressão de que você não contextualizou muito bem essa sua informação relacionada à sua tese, isto é, você poderia detalhar um pouco mais sobre o motivo pelo qual esse livro “ilustra” “evidencia” ou até mesmo “sugere” reflexões a respeito do problema discutido. Ao você escrever: “Tal ótica, no atual cenário das notícias falsas, é recorrente…”. Faltou nesse período a contextualização. Como são recorrentes essas noticias falsas? O que motiva a sua freqüência? Em que parte da análise feita do livro “Macbeth” faz você refletir o problema em questão?. Esses questionamentos podem fazer você aperfeiçoar seus argumentos e direcioná-los para a construção da sua linha de raciocínio e, consequentemente, auxiliá-lo na síntese de sua opinião.
    (2) Substitua a palavra “descrevidas” por “descritas” ou “publicadas’’. Isso melhora ainda mais a fluidez de seu texto.
    (3) Ainda não existe um consenso entre os professores da língua portuguesa a despeito da utilização do termo “mesmo” como elemento de retomada, isto é, elemento catafórico, sendo considerado certo ou errado. No entanto, a fim de se evitar problemas futuros em que seu corretor seja um adepto ao não uso dessa palavra, sugiro que você tente retirá-lo, inserindo outra construção sintática. Sugestão: “e por agirem de maneira espontânea, auxiliam na disseminação de informações erradas.’’
    (4) Você começou bem o seu primeiro parágrafo de desenvolvimento, utilizando conectivo (o que te renderá pontos na competência 4) e também demonstra clara construção de tópico frasal, o qual configura uma espécie de resumo do que você vai argumentar nesse parágrafo. Entretanto, percebi que você não detalhou a explicação do seu repertório. Faltou você discutir as causas e as conseqüências do problema, as dificuldades de se combatê-lo no contexto social e principalmente destaca-se a ausência de sua tese nesse parágrafo. Não ficou clara essa contextualização. Esses desvios podem te prejudicar na competência 3, a qual exige um projeto de texto bem construído e contextualização dos argumentos, o que, nesse parágrafo se apresenta superficial.
    (5) Repete-se o tópico frasal. Isso demonstra que você sabe como iniciar o seu parágrafo, com conectivo bem encaixado e síntese do que você vai discutir nele. Assim como percebi a falta de detalhamento de seus argumentos no primeiro parágrafo de desenvolvimento, nesse você também não contextualizou. Esses desvios podem te prejudicar na competência 3 da Redação. Sugiro que tente refazê-lo dando ênfase na explicação detalhada do que você está argumentando.
    (6) O certo é “por” esse viés. Isso é diferente de “Sob tal ótica” ou “Por essa ótica”.
    (7) Na Proposta de Intervenção você consegue responder apenas 3 perguntas- Agente, Ação e Finalidade (muito embora essa frase mais aparenta ser um fechamento ao texto do que a finalidade propriamente dita, dando ênfase nos objetivos futuros que tais medidas devem repercutir na sociedade brasileira). Faltou, neste sentido, o “modo” ou “meio” e também o “detalhamento” de sua proposta. Assim, de forma proporcional a essas perguntas, você perde 80 pontos pela ausência das respostas. Questionamentos respondidos:
    1- Agente: ‘’Ministério da Ciência e Tecnologia’’
    2- Ação: “investir em campanhas virtuais contra a propagação das ”Fakes News”
    3- Modo: AUSENTE
    4- Finalidade: ‘’Dessa forma, as pessoas não estarão vulneráveis a elas, além de se informarem, a fim de que esses problemas acabem..’’
    5- Detalhamento: AUSENTE
    Notas:
    Competência 1- 160
    Competência 2- 140
    Competência 3- 120
    Competência 4- 140
    Competência 5- 120
    NOTA FINAL: 680

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  2. Olá Boa Noite ! Gostei da sua redação, mas irei destacar alguns erros que percebi. Espero ajudá-lo !
    Na introdução você apresentou um repertório muito bom que se encaixou muito bem a sua tese . Porém, ao meu ver , achei que você não coxtextualizou muito bem o repertório para que ficasse claro a relação com a temática. Mas , muito bem foi um parágrafo bom !
    No seu D1 ( desenvolvimento 1 ) Foi bom e fixou claro o seu ponto de vista, mas faltou você desenvolver mais a respeito do problema que você evidenciava.
    No D2 , foi muito bom também, mas repito desenvolva melhor as ideias , esse parágrafo precisa ser muito bem desenvolvido.
    Na conclusão, você apresentou uma retomada da temática, o que ficou muito bom , apresentou o agente , ação e finalidade . Porém, faltou o meio e o detalhamento para que ficasse completa . Mas, foi um bom parágrafo .
    Continue assim e pratique bastante . Logo , você estará ótimo no desfecho do texto:)
    C1 : 120
    C2 : 200
    C3 : 180
    C4 : 120
    C5 : 120
    Total : 740

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  3. Boa noite,
    Achei sua redação muito bem estruturada e o que mais nela me chama atenção, obviamente, é a citação do livro Macbeth. Foi uma bela sacada para exemplificar todo o contexto.
    – Bela escolha de palavras, sem muita repetição e mesmice.
    – Percebe-se logo de cara que se há dominância na língua portuguesa escrita.
    – Sem frases longas e tampouco parágrafos.
    Pra mim, mais de 800 com certeza.

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  4. Competência 1=160
    Competência 2=200
    Competência 3=160
    Competência 4=120
    Competência 5=120
    *Comentários gerais: Pois bem, você obteve sucesso em citar a obra de Shakespeare em sua redação, demonstrando sua habilidade de grande repertório e de analogias, porque conseguiu associar o livro com o tema, sem desvios. Todavia, há vírgulas onde não deveria ter e poucos mas existentes, erros gramaticais e de concordância. Lembre-se, usar 7 linhas em cada paragrafo, use este modelo por enquanto, para depois saber selecionar no seu estilo de escrita. Um texto muito bom… já escrevi sobre o tema em questão.
    Tal ótica –> Sob tal ótica
    PS: cuidado com o uso do gerúndio, empobrece seu poder de fala, além disso aprimore seus conectivos.
    Obrigado, ————.

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