“FAKE NEWS” é o termo em inglês usado para denominar as notícias falsas que são publicadas nos jornais ou postadas nos meios de comunicação com o intuito de constranger pessoas ou simplesmente lucrar com essas informações. Essas inverdades quando divulgadas podem causar crises e grandes danos. Perante essa esfera problemática é importante que medidas sejam tomadas por parte dos regentes da sociedade para que se possa evitar maiores consequências e assim garantir o pleno funcionamento da mesma.
Precipuamente é fundamental observar que as “fake News” não é um problema novo, no livro de George Orwell publicado em 1949 e intitulado “1984” o governo vigente de onde se passa a trama manipula a população por meio da alteração de informações e documentos, que são transmitidos para as massas em boletins oficiais, percebemos assim que desde aquela época já existia as notícias falsas, mas, hoje em dia, com o aumento da facilidade da comunicação e consequentemente da troca de informações, está mais exposto. E, de maneira análoga a isso, deve ser criado políticas públicas para neutralizar as repercussões e garantir punições mais severas para as pessoas que enganarem as outras divulgando notícias mentirosas.
Outrossim deve se evidenciar que as “fake News” são notícias sensacionalistas e que em geral apelam para o emocional do leitor, assim sendo, antes de passar adiante qualquer informação, certifique-se de que ela está correta, uma vez que divulgar notícias falsas é um ato muito perigoso visto que pode trazer riscos para a saúde pública, incentivar o preconceito e resultar até em morte. Um bom exemplo disso é da mulher que foi linchada e morta em Guarujá/SP após um boato no Facebook de que ela estaria sequestrando crianças para rituais de magia negra,o que não era verdade. Todas as questões ressaltadas contribuem para o mau funcionamento da gestão estatal, levando em conta que em muitos casos o governo se omite de suas responsabilidades perante o povo.
Destarte é preciso que medidas cabíveis sejam acionadas, uma vez que não é possível ter uma sociedade avançada e desenvolvida se não e feito nada a respeito para que isso aconteça, desse modo o Poder Judiciário deve fiscalizar com maior rigor o cumprimento do artigo 138 e 139 do código penal, em que dizem respectivamente que caluniar alguém é crime e pode resultar em detenção de 6 meses a 2 anos e multa e que difamar alguém também se constitui crime e tem pena de 3 meses a 1 ano e multa, esta fiscalização pode se dar através de um disque denúncia que será criado e posteriormente avaliado cada caso. Tudo que puder ser feito, deve ser feito para garantir que as pessoas não se sintam lesadas de alguma maneira.
Por favor,corrijam no modelo ENEM, e se possível atribuam alguma nota
KalianeBarreto
Comentário geral: Como “fake news” é um termo amplamente conhecido, ao meu ver você não precisaria conceituá-lo, poderia usar essas linhas na introdução para trazer uma citação, por exemplo. Algumas vírgulas estão faltando, como depois dos advérbios, e em outras situações elas estão “sobrando”, como no começo do D2 ,onde vc diz que as “fake news” não são um problema novo, poderia ter um ponto final logo após dessa informação e depois do comentário sobre o livro poderia ter outro ponto final também. No D2 você meio que “conversa” com o leitor, no trecho em que é dito para as pessoas se certificarem antes de compartilhar “notícias”, ficaria melhor algo como: “é imprescindível a certificação de quem a mesma está correta”. Em “Um bom exemplo disso é da…”, você poderia utilizar “Um… é o caso da…”. Na conclusão desse mesmo parágrafo, ao invés de dizer que as questões contribuem para o mau funcionamento da gestão estatal, acho que você quis dizer que elas são consequências. Na conclusão você poderia usar como finalidade da ação inibir o “fluxo” de notícias falsas, para que assim as pessoas não se sintam lesadas e não prejudiquem outras pessoas. Tente tomar cuidado com a repetição de palavras também, você poderia ter substituído o termo “fake news” por outro equivalente ao longo do texto. Ter citado com êxito o livro do Orwell e o código penal enriqueceu sua redação. Você escreve bem, só precisa atentar em alguns detalhes.
Ps.: Desculpe por não atribuir uma nota, os critérios de avaliação são diversos e eu não tenho conhecimento suficiente para isso. Mas, espero ter ajudado.
Pedro França
Introdução teve uma boa contextualização e tese, boa estrutura.
DESENVOLVIMENTO 1:
– Presença da IDEIA CENTRAL e da EXPLICAÇÃO;
– Novamente senti a falta do emprego da vírgula e, em um único caso, do ponto final (ali onde diz “[…] boletins oficiais, percebemos assim […]” poderia ter um ponto final após “oficiais”).
– Ademais, o parágrafo está bem bom!
DESENVOLVIMENTO 2:
– Também contém IDEIA CENTRAL e EXPLICAÇÃO;
– Faltou uma vírgula no início, após “outrossim”;
– “Deve se” faltou hífen (maneira correta: deve-se);
– Com exceção ao que foi citado, o parágrafo está ótimo!
thaisssss
Oie, tudo bem?
Vamos lá!
INTRODUÇÃO:
– Contém CONTEXTUALIZAÇÃO e TESE;
– Houve a falta do emprego da vírgula, o que pode acarretar na perda de pontos;
– Está bem estruturada.
DESENVOLVIMENTO 1:
– Presença da IDEIA CENTRAL e da EXPLICAÇÃO;
– Novamente senti a falta do emprego da vírgula e, em um único caso, do ponto final (ali onde diz “[…] boletins oficiais, percebemos assim […]” poderia ter um ponto final após “oficiais”).
– Ademais, o parágrafo está bem bom!
DESENVOLVIMENTO 2:
– Também contém IDEIA CENTRAL e EXPLICAÇÃO;
– Faltou uma vírgula no início, após “outrossim”;
– “Deve se” faltou hífen (maneira correta: deve-se);
– Com exceção ao que foi citado, o parágrafo está ótimo!
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO/CONCLUSÃO:
– Ali onde diz “… se não e feito” o “e” deve ter acento agudo;
– Acredito que tu poderias substituir a vírgula em “[…] isso aconteça, desse modo o Poder Judiciário […]” por um ponto final, iniciando uma nova frase;
– Há uma parte deste parágrafo que poderia ser reformulada, sendo: “…a 2 anos e multa e que difamar alguém também se constitui crime e tem pena de 3 meses a 1 ano e multa, esta fiscalização pode se dar através de um disque denúncia que será criado e posteriormente avaliado cada caso. Tudo que puder ser feito, deve ser feito para garantir que as pessoas não se sintam lesadas de alguma maneira”. Vou reescrevê-lo de uma maneira para fácil entendimento: …a 2 anos e multa, assim como diz que difamar alguém também constitui-se crime, com pena de 3 meses a 1 ano, mais multa. Ademais, esta fiscalização pode ser através de um “disque denúncia”, que devera ser criado e, posteriormente, cada caso deverá ser avaliado. Tudo que puder ser executado, deverá ser feito para garantir que os indivíduos não se sintam lesados de alguma maneira.”
– Contém AGENTE, MODO e EFEITO.
Seu repertório é muito bom, são apenas pequenas correções que irão fazer a diferença na sua nota :)
Bora alcançar o 1000! <3
Espero ter ajudado!
Adenilson001
“FAKE NEWS” é o termo em inglês usado para denominar as notícias falsas que são publicadas nos jornais ou postadas nos meios de comunicação com o intuito de constranger pessoas ou simplesmente lucrar com essas informações. Essas inverdades quando divulgadas podem causar crises e grandes danos. Perante essa esfera problemática é importante que medidas sejam tomadas por parte dos regentes da sociedade, para que se possa evitar maiores consequências e assim garantir o pleno funcionamento da mesma.
Precipuamente é fundamental observar que as “Fake News” não é um problema novo. No livro de George Orwell publicado em 1949 e intitulado “1984” o governo vigente de onde se passa a trama, manipula a população por meio da alteração de informações e documentos, que são transmitidos para as massas em boletins oficiais. Percebemos assim que desde aquela época já existia as notícias falsas, mas, hoje em dia, com o aumento da facilidade da comunicação e consequentemente da troca de informações, está mais exposto. E, de maneira análoga a isso, deve ser criado políticas públicas para neutralizar as repercussões e garantir punições mais severas para as pessoas que enganarem as outras divulgando notícias mentirosas.
Outrossim deve se evidenciar que, as “fake News” são notícias sensacionalistas e que em geral apelam para o emocional do leitor, assim sendo, antes de passar adiante qualquer informação, certifique-se de que ela está correta. Uma vez que divulgar notícias falsas é um ato muito perigoso visto que, pode trazer riscos para a saúde pública, incentivar o preconceito e resultar até em morte. Um bom exemplo disso é da mulher que foi linchada e morta em Guarujá/SP após um boato no Facebook de que, ela estaria sequestrando crianças para rituais de magia negra,o que não era verdade. Todas as questões ressaltadas contribuem para o mau funcionamento da gestão estatal, levando em conta que em muitos casos o governo se omite de suas responsabilidades perante o povo.
Destarte é preciso que medidas cabíveis sejam acionadas, uma vez que, não é possível ter uma sociedade avançada e desenvolvida se não é feito nada a respeito para que isso aconteça, desse modo o Poder Judiciário deve fiscalizar com maior rigor o cumprimento do artigo 138 e 139 do código penal, em que dizem respectivamente que caluniar alguém é crime e pode resultar em detenção de 6 meses a 2 anos e multa e que difamar alguém também se constitui crime e tem pena de 3 meses a 1 ano e multa, esta fiscalização pode se dar através de um disque denúncia que será criado e posteriormente avaliado cada caso. Tudo que puder ser feito, deve ser feito para garantir que as pessoas não se sintam lesadas de alguma maneira.
Bem elaborada.
O emprego da vírgula e do ponto final no “time” de uma redação, pode dar um fôlego na hora de ler um texto em voz alta.