O documentário “Carne Osso” conta a triste realidade de trabalhadores de abatedouros e frigoríficos no Brasil, nele funcionários relatam sua experiência, contando sobre as excessivas jornadas de trabalho, a remuneração que não condiz com o serviço executado, além dos diversos prejuízos físicos e mentais causados. Infelizmente essa situação não se resume a relatada no documentário, sendo a realidade de muitos brasileiros, que trabalham em diferentes áreas.
Tal conjuntura, que muito se assemelha ao cenário trabalhista durante a Revolução Industrial, onde funcionários se viam em péssimas condições de trabalho, em jornadas extremamente excessivas, e um salário quase que irrelevante, mostra que o contexto que muitos acreditam superado, ainda é presente em diversas áreas e locais, não só em abatedouros, mas nas longas jornadas de trabalho dos ciclistas de aplicativo, por exemplo.
Consequentemente, com o alto índice de desemprego e a falta de oportunidades no Brasil, as pessoas se tornam sucessíveis a enfrentar esse tipo de realidade, já que precisam alimentar suas famílias e conseguir ao menos sobreviver. Essa parcela da população é esquecida, principalmente pelos órgãos governamentais, que precisam ao menos garantir condições dignas de trabalho a toda população.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O ministério Público do Trabalho deve se atentar as condições fornecidas a esses trabalhadores, para garantir ao menos dignidade durante a jornada, com um salário condizente ao serviço executado, e garantindo a saúde física e mental, além de criar projetos para aumentar o número de pessoas empregadas, assim muitos não terão mais que se submeter a esse tipo de condição, e tornando tal cenário presente em pleno século XXI inexistente.
Se possível, deixar a nota… Grata!!!
Maria Tereza Oliveira de Almeida
nota 980. a redação exemplifica clareza, coerência. seguindo a corretamente as competências e não denegride os direitos humanos.
O ponto negativo ao meu ver é em relação ao que você cita na introdução uu o exemplo alusionista ele não é a realidade ou seja causou um pouco de dúvida, ademais está perfeito.
Gurgel
Bom, ao analisar sua redação vi que você se sai muito bem, em cada detalhe expressado, textos bem coerentes, acentuações tudo regularizado, ate onde vi, virgulas, pontos finais, introdução, o corpo da redação (desenvolvimentos), conclusões… parabéns pela sua redação, continue assim, você vai longe. Nota 980.
[email protected]
nota 920. a redação exemplifica clareza, coerência. seguindo a corretamente as competências e não denegride os direitos humanos.
O ponto negativo ao meu ver é em relação ao que você cita na introdução uu o exemplo alusionista ele não é a realidade ou seja causou um pouco de dúvida, ademais está perfeito.