Convém observar que por falta de irrigação e apoio do Governo Federal o pequeno produtor sai em busca de uma vida melhor sendo que tudo o que sabe e gosta é lidar com a terra onde vive,sendo que lá fora tornou-se muito difícil para o agricultor,porém quando foi em busca de novas oportunidades de trabalho viu que muitas vezes a urbanização,muitas vezes vista como progresso,não é sintoma de que a cidade se tornou mais atrativa mais que o campo se tornou menos sustentável sobretudo para o pequeno produtor.
Pode-se apontar inicialmente os investimentos na agricultura irrigada,nos polos de produção de Grãos e as políticas de transferência de renda como alguns fatores fundamentais para manter o produtor em sua terra sem precisar mudar para os meios urbanos em busca de outras oportunidades,sem o conhecimento adequado para este tipo de trabalho que ele não conhece,e ficar em sua terra onde conhece e fazendo o que sabe,plantar,colher e criar terá uma vida muito melhor,junto com a família.
Deve-se acrescentar,ainda a questão da urbanização na sociedade o que levará a um processo de industrialização em cada região pois a maioria da população vive em favelas com condições de saneamento precárias,podendo o governantes investir mais nessas comunidades,na saúde,no trabalho,educação de qualidade para que esses moradores,se sintam humanizados dignamente com mais qualidade de vida,podendo levar a cada um de seus lares uma melhor alimentação,e ter moradia de respeito orgulhando-se de cada um de seus Governantes na comunidade que vivem.
Portanto,o Governo facilitando mais o crédito aos pequenos agricultores como maquinários no seu trabalho diário com suas plantações,evitando a saída de seu convívio em busca da cidade grande desde quando o que aprendeu foi a cultivar a trabalhar no campo.
Vitoria AlencarIniciante
Êxodo Rural e Urbanização no Brasil
Compartilhar
Marcos Samuel
Olá, Vitoria. Tudo bem?
Sua introdução ficou um pouca confusa e não entendi muito bem, mas tenta abordar duas teses para você DESENVOLVER ao longo do texto e não esqueça de usar conectivos.
Antes de fazer a redação procure sobre esse assunto na internet e principalmente em sites de confiança, separe as partes que você achou importante e depois introduza no seu texto só que em suas palavras, não copiei nenhuma frase apenas escreva o que você entendeu.
Não sou nenhum especialista mas te passei o pouco que sei sobre redação.
Bons estudos e não desista!
UM INSTANTE DE DOR VALE UMA VIDA INTEIRA DE GLÓRIA!
AnaLor
Oiê, Vitoria. Tudo bem?
Introdução: A introdução é estruturada em: Contextualização do tema a partir de um repertório trago por vc + Apontar a incidência desse tema na atualidade + Tese (seu posicionamento quanto a problemática). No seu texto, achei a contextualização bem estruturada, apesar da repetição de vírgulas (oq poderia ser sanado através da pontuação ou uso de conectivos). Entretanto, a tese, na minha interpretação, não foi apresentada: esse parágrafo pareceu-me mais expositivo que argumentativo;
Desenvolvimento: Acredito que nesses dois parágrafos exista o mesmo problema da introdução: eles parecem expositivos demais. Aconselho vc a afirmar mais sua opinião, já que, por mais que alguns assuntos/opiniões pareçam estar dentro do senso comum, seu ponto de vista é fundamental na dissertação-argumentativa;
Conclusão: a conclusão é estruturada em: Reafirmar a tese desenvolvida na introdução + Apresentar uma proposta de intervenção (a qual responda às seguintes perguntas: quem fará?o que fará? como fará? por que fará?). Acredito que falte, nesse parágrafo, a função 1 e maior elaboração da questão 2.
Enfim, é isso. Parabéns e boa sorte. Até mais :)
Lucasm
Introdução: tava muito bagunçada, sem coesão, a continualidade das orações estavam muito confusas. Como assim a falta de irrigação colabora para o êxodo rural?
“sendo que lá fora tornou-se muito difícil para o agricultor” lá fora onde mais específico?
Tome cuidado pra na hora de por suas ideias no texto elas acabem brigando entre si, procure estabelecer uma linearidade de casos que vai se complementando.
Desenvolvimento: faltou você acrescentar pelo menos duas alusões a outras áreas do conhecimento. Nos dois parágrafos teve presença de muitas informações e poucas argumentações em cima. Encontrei alguns erros de uso de vírgula e de escrita de algumas palavras, tente estudar mais sobre pontuações, conectivos e coesão textual!!!
Conclusão: ficou faltando muita coisa. Na solução precisamos de, agente, modo, meio, detalhamento e finalidade; isso para que a proposta esteja totalmente redonda e sem mais vírgulas. Procure analisar redações nota 1000 de enems passado.
Espero que você não perca a vontade e busque melhorar mais na construção da sua redação. Procurar sobre vários métodos, esqueletos e algumas matérias específicas da língua portuguesa te ajudará muito.