No famoso seriado britânico ‘’Black Mirror’’, a internet é o principal mecanismo de relação entre as pessoas e aqueles que não possuem acesso a ela são excluídos da sociedade. Fora das telas, a exclusão digital é uma realidade no país. Dessa forma, o problema se dá pela falta de acesso à internet, e pela ignorância de muitos brasileiros no que tange ao uso daquela. Logo, é fundamental mudar esse quadro.
Deve se destacar, de início, a falta de acessibilidade como um dos complicadores do problema. Nesse sentido, um dos conceitos do filósofo pré-socrático Heráclito de Éfeso, afirma que a mudança é a única coisa permanente. Analogamente, no Brasil contemporâneo, a comunicação mudou de tal forma que o acesso às informações tornou-se fluente a alguns toques na tela. Entretanto, pelo fato de muitos brasileiros ainda residirem em áreas distantes ausentes de torres de comunicação, acabam não usufruindo dessa tecnologia, permanecendo estagnados no tempo.
Outrossim, convém ressaltar que, a falta de conhecimento por parte de uma parcela da população é um desafio a ser superado. Nesse âmbito, segundo Rousseau, em sua obra “Contrato Social”, cabe ao estado viabilizar ações que garantam o bem-estar coletivo. No entanto, nota-se no Brasil, que o fato de muitos indivíduos ainda não saberem lidar com as plataformas digitais, tão importantes no mundo contemporâneo, acaba rompendo com o ideal iluminista do filósofo, já que atualmente, muito das relações sociais se dão no meio digital, e aqueles que não conseguem desenvolver-se nesse âmbito, acabam excluídos. Destarte, é necessário liquidar a problemática.
Portanto, para mudar esse cenário, é imprescindível que o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) em parceria com as prefeituras, por meio de verbas governamentais, elabore um projeto de ampliação das redes de internet, aumentando a oferta de torres estaiadas nas áreas mais remotas, além da cobertura gratuita nos principais locais públicos com postos de dúvidas a respeito da utilização das plataformas e ferramentas digitais, garantindo assim, acessibilidade a todos. Só assim, o tecido social brasileiro se distanciará cada vez mais da narrativa do filme.
OLÁ, TUDO BEM?
I – 296 palavras.
II – Operadores argumentativos.
III – Coerência argumentativa.
IV – Funções da conclusão.
V – Norma culta
—————————–
REDAÇÃO EXCELENTE
—————————-
C1-200
C2-200
C2-200
C4-200
C5- 200
——————-
NOTA=1000
PARABÉS!!!
rosa.paes
Oi, Willian! Tudo certo?
Esse tema é bem legal e, na minha opinião, o seu texto segue a técnica exigida pelo Enem.
Vamos lá, introdução:
Quando você coloca a série ‘Black Mirror’ é esperado algo a mais sobre ela, ou algum episódio em específico, ou um maior detalhamento, e uma conexão mais contundente entre a série e a realidade. Assim, você conseguirá fazer com que seu repertório seja produtivo.
Você tem duas teses:
1) exclusão pela localidade e territorialidade (ok)
2) exclusão pela ignorância.
Na segunda tese tem um ressalva:
Você pode abordar pelo lado da ignorância ao não saber utilizar a tecnologia do modo correto(fazer coisas erradas com a tecnologia), e aí você pode chamar de ignorância, mas isso não é motivo de exclusão digital.
Também pode ser abordado pelo lado: A população não entende e não sabe utilizar a tecnologia, isso sim é fator de exclusão, mas não pode ser chamado de ignorância(como você coloca na introdução)
Além disso, o uso do termo ‘daquela’ em ‘no que tange ao uso daquela’ fica inadequado, acho que o mais adequado seria ‘no que tange ao uso dessa’ para retomar algo que já foi dito.
Os desenvolvimentos estão bem construídos, tem o embasamento filosófico que se conecta com a argumentação. Esse tema sobre os excluídos digitais me faz pensar muito no geógrafo brasileiro Milton Santos, se quiser pesquisar sobre ele é bem interessante e pode te ajudar bastante no seu repertório. Nesse caso, sobre como os espaços são excluídos pelo capital.
Conclusão está completa
Agente:o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) em parceria com as prefeituras
Ação: elabore um projeto de ampliação das redes de internet, da cobertura gratuita nos principais locais públicos com postos de dúvidas a respeito da utilização das plataformas e ferramentas digitais,
Meio: por meio de verbas governamentais
Finalidade: aumentando a oferta de torres estaiadas nas áreas mais remotas
Detalhamento: assim, acessibilidade a todos. Só assim, o tecido social brasileiro se distanciará cada vez mais da narrativa do filme.(série?)
Espero ter ajudado pelo menos um pouquinho!
No mais, qualquer coisa estou por aqui. Abraço!