Contemporaneamente, é notável o exacerbado aumento nos índices de evasão escolar no Brasil. Na série “Todo mundo odeia o Chris”, o protagonista Chris Rock é vítima de racismo em sua escola de ensino médio – Corleone. Em um dos episódios, o mesmo decide abandonar os estudos e então ingressar no mercado de trabalho por meio do supletivo. Não muito distante da realidade fictícia, as taxas de abandono escolar continuam se amplificando devido ao racismo e ao trabalho infantil. Logo, observa-se a carência de soluções para resolução da problemática.
Em primeira análise, é importante relacionar o quadro atual à “Revolta da Chibata” – ocorrida em 1910, a revolta visava a busca por direitos e igualdade, pois mesmo após a abolição da escravatura, os marinheiros negros ainda apanhavam e eram tratados como escravos por seus patrões. Semelhantemente, os alunos afrodescendentes são tratados com tal desigualdade, levando a exclusão social e ao abandono da escola.
Outrossim, ocorre também o abandono dos estudos para trabalhar. Segundo o Jornal Agência Brasil, no ano de 2016, o índice de crianças e adolescentes a trabalhar era de 66%. Tal situação remete-se à situação social das famílias, que, na maioria das vezes não recebe nem um salário mínimo mensalmente, que conforme o Jornal G1, chegavam a ocupar 23,9% na sociedade brasileira.
Infere-se, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem a construção de um mundo melhor. As escolas, por meio da execução de seus regimentos internos, deve legislar e executar sanções mais severas por meio de advertências, suspensões e em casos extremos, a expulsão de infratores. O Poder Executivo, por sua vez, deverá executar as leis já existentes com mais intensificação para empresas que contratarem menores de idade. Assim sendo, será notável a amenização da problemática e se estará mais próximo de um mundo melhor, ademais, se terá menos casos como o de Chris Rock.
Polar
gostei muito da introdução, principalmente pela referencia do Chris, muito boa por sinal, bem organizada com antecipação argumentativa e tese.
Na D1, gostei da fundamentação mas o tópico frasal ficou um muito raso, mas de resto está muito boa
Na D2, Ficou boa mas senti um pouco aprofundamento da argumentação
Na conclusão gostei bastante boa proposta junto com uma possível melhora no sistema brasileiro.
ai sim, só continuar praticando e sucesso.
Mayra Dias
Gostei muito !!
-Não houve repetições de palavras , desempenhou uma boa ortografia em seu texto.
-teve uma linguagem apropriada ao tipo de texto;
– texto foi cumprido: informou, orientou e transmitiu o conhecimento
– teve , introdução , tese ,desenvolvimento e conclusão !
Porém , tomar cuidado com a finalidade e a estrutura que deve ser seguida !!!
Fabrício2005
Olá escritor!
Competências com nota máxima, veja:
C1-200
C2-200
C3-200
C4-200
C5-200
Particularmente, eu gostei muito da proposta de intervenção, porque está bem completinha ♡
Tchau ♥♡♥♡♥♡♥♡♥♡♥♡♥ ótima redação, bem organizada, coesa e coerente
Me corrijam se eu estiver errado, mas essa é uma redação nota mil
Edilainedepaula
Bom dia, o texto está muito bom, a leitura ficou leve, só me deixou um pouco em dúvida o seu D2., o vocabulário esta a contento agora é só continuar praticando .Boa sorte
………………………………………………………………
……………. ……….. …………. ………………