Segundo o filósofo Immanuel Kant, o homem é aquilo que a educação faz dele, nesse ângulo, o termo Evasão escolar é quando um aluno deixa de frequentar a escola. Hodierno, um dos grandes desafios do Brasil é justamente esse abondono escolar dos jovens, principalmente, nas escolas públicas. Logo, em razão da desigualdade social e base governamental lacunar, emerge um problema complexo.
A príncipio,como causa da problemática tem-se o desequílibrio social. No filme O Poço, é retratado uma história que se passa em uma prisão, onde a comida é distribuída de cima para baixo, quem está nos andares de cima come à vontade, quem está embaixo fica com fome, nessa lógica, infere-se que a educação é um previlégio no Brasi, uma vez que, as pessoas menos favorecidas economicamente tem dificuldade em ter uma boa formação escolar por diversos fatores, como por exemplo, problemas economicos, infraestrututa das instituiçoēs de ensino instabilizada etc.
Ademais, a insuficiência do Estado em maximizar jovens na escola até se formarem é alarmante. Conforme o filósofo inglês Jhon Locke, todos os seres humanos possuem direitos naturais inalienáveis, sendo o da vida, liberdade, educação, no entanto, o governo não tem cumprido com o principal objetivo de garantir a educação, o que rompe com o contrato social proposto pelo Jhon Locke. Destarte, medidas devem ser tomadas para que o direito à educacão seja assegurado a todos.
Portanto, em vista do posicionamento tomado, o Ministério da Educação deve promover debates acerca do assunto e jogos educativos por meio de participação de educadores na mídia social e escolas, com o objetivo de amenizar ou erradicar o abondono escolar de jovens. Assim, provavelmente, o contrato social idealizado pelo Locke será cumprido.
Gabriel Marques Corrêa
Olá! Gostei muito de sua redação. Sinte falta do detalhamento na sua proposta de intervenção. Goste dos conectivos e das locuções conectivos que você utilizou. Houve alguns erros de acentuação e notei um erro de concordância. Você argumentou muito bem , além de ter apresentado uma boa tese com repertórios sócio culturais que sustentaram ela. Contudo, para seus projeto de texto ficar mais visível , recomendo você deixar mais claro na última frase da sua introdução os dois argumentos que serão abordados nos dois desenvolvimentos.
Competência 1 : 160
Competência 2 : 200
Competência 3 : 180
Competência 4 : 200
Competência 5 : 160
Nota: 900 Parabéns pela nota !
Gabriel Cláudio
– Uma boa redação, usou palavras desconhecidas por muitos, o que deixa o texto rico, porém, ocorreu muitos erros na escrita e também na acentuação de palavras.
Sugestões:
1º Parágrafo
• No início da redação (Segundo o filósofo Immanuel Kant, o homem é aquilo que a educação faz dele, nesse ângulo, o termo Evasão escolar é quando…) seria de muita importância colocar entre aspas as citações, já que está sendo citado a qual frase está sendo referido.
Será colocado entre aspas a seguintes frases:
I. “o homem é aquilo que a educação faz dele”, pois se trata de uma citação direta.
II. “Evasão escolar”, pois está sendo citado um termo específico, portanto, deve-se estar obrigatoriamente entre aspas.
Contudo toda a frase ficaria da seguinte forma:
– Segundo o filósofo Immanuel Kant “o homem é aquilo que a educação faz dele”, nesse ângulo, o termo “Evasão escolar” é quando…)
1º Parágrafo
•Na frase (Hodierno, um dos grandes desafios do Brasil é justamente esse abondono escolar dos…) faltou acrescentar a virgula após a palavra “esse”, e ocorreu um erro de digitação/verbal na palavra “abOndono”, sendo corretamente escrita com (a) na 2º vogal. Contudo, toda a frase ficará corretamente escrita da seguinte forma:
– Hodierno, um dos grandes desafios do Brasil é justamente esse, abandono escolar dos…).
2º Parágrafo
•No início do parágrafo ocorreu um erro de acentuação na palavra (príncipio) sendo corretamente escrita (princípio) com acento agudo na 2º vogal (i).
•Faltou o espaçamento depois da virgula na frase (A príncipio,como causa da…). Na continuidade da frase, ocorreu um erro de acentuação na palavra (desequílibrio) sendo escrita da forma correta (desequilíbrio) com acento agudo na 2º vogal (i).
Contudo, toda a frase ficará corretamente escrita da seguinte forma:
– A princípio, como causa da problemática tem-se o desequilíbrio social.
2º Parágrafo
•Na frase (No filme O Poço, é retratado uma…) faltou colocar entre aspas o nome do filme, já que se trata de uma especificação.
•Na frase (infere-se que a educação é um previlégio no Brasi, uma vez que, pessoas menos favorecidas economicamente tem dificuldade…) ocorreram erros de ortografia nas palavras “prEvilégio” e “Brasi” e na conjugação do verbo “ter”.
I. Previlégio- A escrita correta seria (privilégio).
II. Brasi- A escrita correta seria (Brasil).
III. Ter- A maneira correta de conjugar o verbo “ter” na frase (…pessoas menos favorecidas economicamente tem dificuldades em ter uma boa…) seria “têm” por se referir a várias pessoas e logo em seguida “terem” ao invés de “ter”.
• Na frase (…como por exemplo, problemas economicos, infraestrututa das instituiçoēs de ensino instabilizada etc.) ocorreram vários erros de ortografia, são eles nas palavras “econOmicos”, “infraestrutuTa” e “instituiçOēs”.
I. Economicos- Faltou o acento circunflexo(^) na 2º vogal (o).
II. Infraestrututa- A escrita está incorreta, a maneira certa de se escrever é (infraestrutura).
III. Instituiçoēs- Ocorreu um erro de acentuação, e faltou o acento agudo(´) na vogal (o).
3º Parágrafo
•Na frase (Ademais, a insuficiência do Estado em maximizar jovens…) a palavra “Estado” deveria ter sido escrita com (e) minúsculo e não maiúsculo.
• Na frase (…o que rompe com o contrato social proposto pelo Jhon Locke.) ficaria mais interessante usar a preposição “por” ao invés de “pelo”.
• Na frase (Destarte, medidas devem ser tomadas para que o direito à educacão seja assegurado a todos.) a palavra “educaCão’ deveria ser escrita com (ç) e não com (c).
4º Parágrafo
• Na frase (…debates acerca do assunto e jogos educativos por meio de participação de educadores na…) ao invés de pôr a preposição “de” antes da palavra educadores e evitando sua repetição após ela, seria mais interessante pôr “da”.
• Na frase (com o objetivo de amenizar ou erradicar o abondono escolar de jovens.) a palavra “abOndono” está escrita incorretamente, a forma correta seria “abandono”.
• Na frase (Assim, provavelmente, o contrato social idealizado pelo Locke será cumprido.) ficaria mais interessante usar a preposição “por” ao invés de “pelo”.
– Na minha opinião faltou usar exemplos, usar estatísticas para definir como está se comportando esse tipo de assunto, esclarecer se está diminuindo ou aumentando os níveis de evasão escolar no Brasil, comparar a situação do Brasil com os países que também passam pelo mesmo problema, coisas assim, além de ser muito importante ressaltar os muitos erros ortográficos, se atenta na escrita e também na acentuação de palavras, e ao fazer citações, além de colocá-las entre aspas, explique-as ou tente fazer ligações mais claras, isso ajudará bastante na compreensão. Mas, como disse no início, uma boa redação, parabéns Samara.
AnnaCaroliaRocha
Na introdução sugiro ponto final após a primeira oração, ao fim da citação.
Não escreva evasão escolar com maiúscula se não for no início do parágrafo.
Tente deixar as informações fluindo melhor, substitua a repetição de ideias em “é justamente esse abandono escolar” por algo direto ligado a sua tese e atente na escrita das palavras.
Da pra entender que você quis ligar a evasão escolar com o a educação pública e a desigualdade social, mas ficou um pouco bagunçado, tente fazer isso em ordem direta, relacionando tudo para ser exposto nos parágrafos seguintes respectivamente, para melhor fluidez.
Atente aos espaços após as vírgulas e citações sempre entre aspas (“”) se possível coloque de onde é o filme (Autor ou produtor)
Sugiro que faça a citação também de forma direta, como: O filme “O Poço” produzido pela Netflix retrata a história…”
Não senti que você ligou bem as informações do filme com a educação, tente usar as palavras chave para fazer correlações, sempre explicando sucintamente.
No segundo parágrafo você se preocupou muito com a citação e não descreveu COMO o governo trás um cenário de insuficiência.
A conclusão ficou boa, entendi que você quis dizer, mas acredito que faltou explicitar o impacto que estas ações teriam NOS ALUNOS. Tente deixar detalhado e claro.
Sugiro que você faça um planejamento textual antecipado, coloque em ordem sua tese, com o que vai explicar no 1° e 2° parágrafo.
Se você pretende usar apenas 2 argumentos, atente para explica-los bem, como ocorre? porque ocorre? faça sempre explicações, ligando as coisas.