Evasão escolar no Brasil

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De acordo, com a Constituição Federal de 1988, todos os cidadãos brasileiro tem o direito a educação publica e de qualidade. Mas muitos jovens e crianças não usufruem desse direito e acabam abandonando a escola. Com isso, deve-se combater a evasão escolar no Brasil, tendo em vista que esse abandono é causado pela falta de condições familiares e pela precarização das escolas.

No Brasil, muitas famílias vivem em condições de vulnerabilidade econômica o que dificulta a manutenção dos filhos nas escolas. Desse modo, esses jovens buscam fontes de renda para ajudar as suas famílias, e consequentemente, abandonando a escola.

Ademais, a precarização dos centros de ensino também facilita a saída do aluno da escola, pois segundo a Doutora em Arquitetura Dóris Kowaltowski, “a arquitetura é o terceiro professor dentro da escola”, ou seja, o sucateamento das escolas interfere na satisfação e no aprendizado dos estudantes, isso facilita a decisão de saída dos alunos.

Assim sendo, é preciso medidas para combater a evasão escolar no Brasil. Portanto, o Ministério da Educação em parceria com as prefeituras das cidades devem implementar um programa de ajuda, para as famílias carentes dos alunos, ofertando cestas básicas para ajudar no mantimento dos alunos na escola. Além disso, deve-se promover palestras mostrando a importância da educação na vida dos estudantes e para o futuro do país.

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3 Correções

  1. C1:140 alguns erros que percebi foram sobre vírgulas como:” De acordo, com a [..] ” a vírgula depois de “acordo” está errada,”vulnerabilidade econômica o que dificulta a manutenção dos filhos nas escolas” falta uma vírgula antes de ” o que ” ,uma vez que é um termo explicativo, ” abandonando” procure evitar os gerúndios( você poderia substituir por :abandonam) e crase ” direto (à) educação. Dá uma estudada em vírgula e crase ( pois são o que os corretores tiram mais pontos)
    C2:200 parabéns! Sua redação mostrou que você compreendeu o tema, além de utilizar repertório socioculturais de maneira produtiva e pertinente.
    C3: 160 Gostei dos seus argumentos, sua tese ficou bem explícita e você conseguiu mostrar o seu ponto de vista.Contudo, do D1 faltou um repertório para embasar sua argumentação ( um dado da coletânea de texto,filme, série etc) eles são importantes ,pois comprovam que o seu argumento é verdadeiro ,ou seja , demonstra que ele não se atém ao senso comum.
    Tenta refazer assim :”No Brasil, muitas famílias vivem em condições de vulnerabilidade econômica o que dificulta a manutenção dos filhos nas escolas.PROVA DISSO, E QUE , SEGUNDO DADOS DO IBGE A DESIGUALDADE NO BRASIL TEM AUMENTADO( inventei o dado) .Desse modo, esses jovens( que jovens?? Substitui por jovens brasileiros) buscam fontes de renda para ajudar as suas famílias, e consequentemente, abandonando a escola.
    C4: 160 No seu segundo desenvolvimento você fez um período muito longo ,o que prejudica a coesão textual. Dica: adicione pontos finais e conectivos inter-parágrafos ex:” Ademais, a precarização dos centros de ensino também facilita a saída do aluno da escola.Segundo a Doutora em Arquitetura Dóris Kowaltowski, “a arquitetura é o terceiro professor dentro da escola”.SOB ESSA LÓGICA/ NESSA PERSPECTIVA ( ESSES CONECTIVOS AJUDAM NA COERÊNCIA, ALÉM DE TORNAR O REPERTÓRIO PRODUTIVO,POIS VOCÊ EXPLICA COMO A FRASE DA DOUTOR ESTAR RELACIONADA AO TEMA ) o sucateamento das escolas interfere na satisfação e no aprendizado dos estudantes, UMA VEZ QUE /pois facilita a decisão de saída dos alunos.
    C5140 :faltou o objetivo e o detalhamento( quando você ultilizou “além de” mostra ao corretor que você está iniciando outra intervenção) e no enem apenas 1 intervenção completa ja garante 200 na C5 . Dica: utiliza expressões como :” com o objetivo de” para apresentar a finalidade ,” por meio de” para demostra o meio e procura estudar mais sobre a competência 5.
    Nota :800
    Gostei da sua redação! tenta seguir as dicas que nas próximas redações já estará tirando 900+😊

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  2. Olá, tudo bem?
    Sua redação segue uma linha boa de pensamento e ponto de vista mas acho que você teve algumas dificuldades em colocar isso “no papel”. Apesar da boa alusão com o artigo 5° da Constituição, você infelizmente não conseguiu ligar ela direito com a sua problematização. Sua tese ficou evidente e completa, o que é bom.
    Você apresenta ainda alguns erros gramaticais e muitos erros de pontuação, por isso indico que você estude um pouco mais sobre isso para usá-los cada vez melhor e arrasar nas próximas redações.
    Seus parágrafos de desenvolvimento estão bons, mas falta no primeiro algum repertório que sustente sua argumentação (poderia ser citação, filósofo, filme, dados estatísticos), pois isso dá força ao que você tá defendendo. Sem isso, você perde um pouco na autoridade do argumento.
    Sua conclusão pode ser mais desenvolvida. No modelo Enem, a conclusão é corrigida pela competência 5 que analisa sua proposta de intervenção por meio de 5 pontos: agente + ação + finalidade + meio + detalhamento. Sua proposta, apesar de ter tido uma intenção boa, apresenta apenas agente (MEC + prefeituras) e duas ações (“implementar um programa de ajuda, para as famílias carentes dos alunos, ofertando cestas básicas para ajudar no mantimento dos alunos na escola. Além disso, deve-se promover palestras mostrando a importância da educação na vida dos estudantes e para o futuro do país”), ambas sem desenvolvimento. Te dou a dica de colocar apenas uma proposta e desenvolvê-la dentro dos parâmetros da C5.
    Nota seria por volta de 580 – 630 *(eu acho)*
    Não desista! Continue escrevendo, estudando e dando seu melhor pois eu tenho certeza que você vai arrasar no futuro!!

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  3. Olá, correção modelo ENEM.
    Tento apresentar para você de forma “resumida” e clara o que achei.

    INTRODUÇÃO:
    Presença de repertório, tese e argumentos. Boa introdução, só faltou um pouquinho de uma gramática mais fina, ficou faltando fluidez no texto.

    DESENVOLVIMENTO:
    Parágrafo muito curto no desenvolvimento I, colocar um repertório/ contextualização seria uma boa forma de melhorar seu parágrafo. Desenvolver a exposição da sua opinião.

    Desenvolvimento II, o início da frase da citação, está com letra minúscula… atenção!
    Poderia desenvolver melhor a sua opinião com base na citação.

    CONCLUSÃO
    Só colocar o “Assim” já seria um bom conectivo para o início da conclusão. O “sendo” não tem necessidade… se preferir use o “portanto”.

    Em uma conclusão completa deve ter 5 passos a serem seguidos:
    (1º)
    Agente- ok
    Ação- ok mas como? falta detalhamento
    Modo- ?
    Detalhamento- dê detalhes.
    Efeito- ok

    (2º)
    Agente- Quem promoverá?
    Ação- ok
    Modo- não apresentou modo
    Detalhamento- ?
    Efeito- ?
    Conclusão pouco clara, siga os componentes que coloquei acima para deixar sua conclusão completa.
    Competência 1: Dominar linguagens 160
    Competência 2: Compreender fenômenos 160
    Competência 3: Enfrentar situações-problema 160
    Competência 4: Construir argumentação 120
    Competência 5: Elaborar propostas 80
    680- continue treinando, assista aulas no youtube e procure formas de enriquecer sua redação. Não desista, com treino chegamos longe!

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