Evasão Escolar no Brasil

  • 1

Em Harry Potter e a Ordem da Fênix, os gêmeos Fred e George Weasley tinham o sonho de montar uma loja de logros: a Geminialidades Weasley. Ao executar o objetivo, eles declaram a inutilidade da escola no que diz respeito à concluí-lo e fogem de Hogwarts. No Brasil, a evasão escolar é o efeito de pensamentos semelhantes ao dos gêmeos, fundamentados em uma visão falha sobre o retorno da educação. Nesse sentido, a alienação em relação ao produto do esforço de um aluno contribui para sua falta de perspectiva. 

   Em primeiro plano, evidencia-se, a “aridez” da estrutura física e pedagógica escolar. Em 1913, a Ford criou a primeira linha de montagem, que se tornou a principal responsável pelo modelo de produção em série. Em paralelo, a estrutura curricular brasileira segue o mesmo padrão de uso dessas linhas: a mecanização das ações humanas. Os alunos são treinados para decorar fórmulas e conceitos e usá-los para responder provas em sequência, favorecendo o crescimento da distância entre ciência e cotidiano e o decréscimo do pensamento crítico. Portanto, é nítido que esse sistema impossibilita à percepção dos benefícios da educação e impulsionam o desinteresse na carreira acadêmica. 

   Ademais, o perfil familiar favorece tal cenário. Gravidez na adolescência, trabalho precoce, violência urbana, dificuldade na locomoção e defasagem do aprendizado, em altos níveis, fazem parte do contexto social de famílias menos abastadas, além da reprodução de atitudes enraizadas ao longo de gerações. Como observado em Vida Maria, animação de Márcio Ramos, Dessa forma, os atributos da comunidade e o histórico familiar podem influenciar diretamente os estudantes, desmotivando-os. 

  Urge, portanto, que o Ministério da Educação estreite os laços entre ciência e sociedade, investindo em salas de aula modernas e na especialização de professores, apoiado em uma nova grade curricular, mais crítica e menos mecanizada, a fim de explorar e validar a importância da educação na transformação de vidas. Deve também, acompanhar e reeducar a relação entre escola e família, contratando psicólogos nas escolas, com o propósito de quebrar a reprodução do pensamento enraizado. Assim, milhares de alunos fugirão à concepção dos Weasley, no tocante à escola.         

 

Compartilhar

1 Correção

  1. INTRODUÇÃO: Sua introdução ficou muito bem escrita, mas ao relacionar o filme a realidade no Brasil você deveria colocar um conector como por exemplo: “Analogamente, em analogia ao filme, hordienamente…” ARGUMENTO 1: Ao apresentar o seu argumento você pode colocar um conectivo como: Nesse sentindo, nessa perspectiva… no começo do seu detalhamento. ex ( Em paralelo, a estrutura curricular brasileira segue o mesmo padrão de uso dessas linhas: a mecanização das ações humanas. NESSE SENTIDO, os alunos são treinados para decorar fórmulas..). ARGUMENTO 2: Pode ter sido erro de digitação. Antes do conectivo “dessa forma” você o apresentou com virgula, tenha atenção nisso você pode ser prejudicado. CONCLUSÃO: Ótima proposta de intervenção foi apresentado ação, agente, modo/meio, efeito e detalhamento. Ao acrescentar mais um meio use conectivos de adição, como: alem disso, ademais, outrossim… no lugar de “deve também”. Espero ter ajudado, se eu estiver errado em algo me desculpe e me avise. obrigada!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.