A Constituição Federal, de 1988, prevê a todo cidadão o direito à Habitação, Saúde e Educação. No Brasil, entretanto a falta de modificação do Estado permitiu agravamento do número de casos na educação, o que representou uma afronta direta à condição humana. Nesse sentido, convém analisarmos a gravidez precoce e a condição financeira é possível relacionar medidas á esse fenômeno.
Cabe mencionar, primeiramente, a gravidez precoce também leva ao abandono da escola. Segundo o IBGE, apenas 2% das mães adolescentes continuam os estudos. Neste sentido, a falta de conscientização e acesso ao uso de métodos contraceptivos estimula o acontecimento.
Vale ressaltar, secundamente, a condição financeira que leva muitos estudantes abandonaram a escola. Deste modo, alunos de renda baixa substituem a escola por trabalho remunerado para poder ajudar seus pais em seu sustento e da sua família.
Portanto, para que os prescrições Constitucional não sejam apenas teórias, mas tornam medidas práticas, é necessário uma ação mais organizada do Estado. Assim, o Governo Federal, deve intervir na evasão escolar, por meio de modo, com a prevenção para adolescentes por meio de contraceptivos e oportunidades de empregos para os desempregados. Espera-se, com isso, que o Ministério de Educação (MEC), juntamente com o Ministério da Saúde promoverem melhoria no ensino escolar e na prevenção na sexualidade.
KaCa
Na introdução, você menciona: “No Brasil, entretanto a falta de modificação do Estado permitiu agravamento do número de casos na educação”, entretanto ficou meio subentendido, casos de quê? No segundo parágrafo apresenta um bom argumento (de dados estatísticos), e a conclusão está boa, porém, há alguns erros nas conjugações dos verbos e na ortografia.
AnaGambarotto
Os pontos que você abordou foram realmente muitos bons, a gravidez precoce e a falta de condição de alguns foram temas bem interessantes, porém percebi uma falta de desenvolvimento desses temas, por exemplo, poderia ter dado a porcentagem de quantas mães são adolescentes e tocado mais nesse ponto, poderia também ter citado o fato de muitas crianças, principalmente as das periferias entrarem para o mundo do tráfico e abandonarem a escola, o que entra de certa forma na questão de não ter condições. Percebi vários erros de ortografia, mas são bem simples, penso que foram por falta de atenção, use também palavras que fujam do convencional. Está no caminho certo, parabéns!