Aprendiz

Evasão escolar em questão no Brasil

  • 0

No curta-metragem “Vida Maria” é retratada a história de Maria, uma criança de cinco anos, pobre e moradora da zona rural que evade da escola pela falta de apoio familiar e pela necessidade de ajudar os pais nas despesas de casa. Fora da ficção, é fato que a evasão escolar está presente no cenário brasileiro devido a negligência estatal e a banalização da educação, prendendo a população a uma orbe ignorante.
Diante desse cenário, é imperioso ressaltar que a educação é um direito assegurado constitucionalmente a todos cidadãos brasileiros. Nesse viés, é pertinente trazer o discurso do filósofo Frederich Hegel, no qual afirma que o Estado deve proteger e garantir direitos (como educação, alimentação e moradia) ao tecido social, entretanto esses direitos não são garantidos na prática. Dessa forma, depreende-se que os tratamentos precários ofertados pelo Poder Público ferem as diretrizes da parcela carente que necessita de programas para alavancar a renda financeira e, marjoritariamente,  recorrerem a tirar os filhos das instituições de ensino para trabalhar, deixando-os  em condições inaceitáveis como a da personagem do curta-metragem.
Outrossim, é válido explicar a postura anestesiada da massa social na intensificação da evasão escolar. Nesse sentido, o escritor Aldous Hulex discorre, “Fatos não deixam de existir apenas porque são ignorados”. Pode-se inferir sobre o pensamento do autor que a omissão das pessoas auxilia na banalização educacional, já que muitos pensam que ela não é algo rentável para os estudantes, assim os responsáveis se tornam ausente na cobrança do progresso educacional dos filhos. Consecutivamente, tal cenário nefasto fomenta os educandos a negligenciar seu direito, prendendo-os a um ciclo precário de pobreza, por conta do mercado de trabalho exigir, cada vez mais, uma alta qualificação profissional. Desse modo, a falta de exposição e discussão dessa temática preocupante resulta no agravamento da saída dos alunos das escolas.
Destarte, medidas são cruciais para estancar as mazelas da evasão escolar no Brasil. Urge que o Ministério da Educação crie um programa chamado Bolsa Escolar, na qual haverá uma certa quantia de dinheiro destinado as famílias carentes que tiverem os filhos assíduos na escola, por intermédio de verbas federais, com a finalidade de diminuir o índice de educandos evadidos. Ademais, as instituições de ensino deve fazer palestras voltadas aos pais com especialista da área educacional para concientiza-los sobre a importância da pedagogia na vida dos jovens. Somente assim o Brasil vai conseguir estourar a orbe que foi colocada na Maria de “Vida Maria”.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, irei corrigir sua redação.

    Para ser sincera, acho que ela não precisa de correção alguma. Sou só uma estudante e posso estar errada mas a sua redação tem a mesma estrutura de uma redação nota mil.
    Você apresentou bem sua tese e o desenvolvimento dos seus argumentos foi perfeito. Além de você ter apresentado os cinco elementos de uma proposta de intervenção.

    Parabéns pelo desempenho!

    • 1
  2. Não há muito o que dizer, a sua redação está excelente.
    Você começou com uma referência e trabalhou bem nela; estabeleceu sua tese com 2 argumentos e os desenvolveu explicando e comprovando com estratégias argumentativas; você apresentou sua proposta de intervenção detalhada apresentando os 5 elementos.
    Eu dou 1000 pontos.
    E só percebi um errinho de concordância numeral no último parágrafo.

    • 2

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.