Estudante

Eutanásia: Quem decide a hora certa de morrer? Se possível coloquem nota pfv s2

  • 1

No filme ´´ Como eu era antes de você? ´´, o personagem Will Traynor após sofrer um acidente, ficou tetraplégico, passou por vários tratamentos a fim de se recuperar de seu enfermo, porém, isso não aconteceu, em meio a sua situação optou pela eutanásia, não ouvindo a opinião de seus pais e de sua cuidadora, escolheu não viver mais em tais condições. Fora do mundo fictício, a eutanásia é discutida frequentemente, por levantar ainda opiniões contrárias a seu respeito e por ser vista por muitos como um tabu.

Em princípio, convém ressaltar, que não é de hoje que este tema é debatido, desde a antiguidade, pessoas que possuíam enfermidades terminais tinham suas vidas tiradas, como a ´´melhor maneira´´ de se resolver a situação. No contexto atual, a eutanásia é realizada com a livre escolha do indivíduo em sua boa saúde mental, onde este possua alguma doença terminal ou esteja fazendo um tratamento sem chance de sucesso, fazendo com que opte por fim em sua vida, por estar buscando um encurtamento de seu sofrimento, ou seja, uma boa morte.

Ademais, por mais que o assunto não seja atual, até este momento é fortemente questionado em vários lugares em que ainda é proibido tal prática. O contexto em que é debatido, em grande parcela é considerado um tabu pelas pessoas, em que veem a vida como importante, valiosa e preciosa, e quando tirada de forma consciente pelo individuo, acaba sendo conceituada como um ´´suicídio assistido´´ pelos terceiros, aqueles que concordaram com tal decisão. Tendo como efeito, diversas opiniões, onde grande parte são contrárias, muitas de influência religiosa.

Em virtude aos fatos mencionados acima, medidas são necessárias para resolver o impasse. Portanto, é de importância que o Poder Legislativo em parceria com o Conselho Federal de Medicina, criem um evento com participação pública, em dias úteis como finais de semanas, para que todos possam participar, tendo como objetivo esclarecer a importância de tal discussão de maneira que cheguem a um consenso participativo, afim de pôr um fim neste debate respeitando os direitos humanos. Para que assim, casos como o de Will, possam ter uma solução legal e ética.

Compartilhar

5 Correções

  1. Boa noite !

    Texto muito bem escrito,
    possui conectivos,
    não houve fuga do tema,
    utilizou repertório
    Apresentação das ideias contextualizada (De fácil interpretação)
    Parágrafos coesos
    Conclusão muito bem desenvolvida

    *** DICAS:
    1) Cuidado com a ausência de virgula (s) em algumas frases ou períodos, pois isso pode tirar o sentido de sua argumentação.

    2) Cuidado com palavras tipo: ” AFIM” e “A FIM”. Pois ambas tem significados diferentes, coisa que pode distorcer o seu pensamento…
    “A FIM” —> “a fim”, separado, sugere finalidade.
    ” AFIM” —-> “afim”, escrito junto, pode ser usado para exprimir proximidade.

    3) Palavras como “eutanásia”, entre outras um pouco desconhecido, te aconselho a colocar uma explicação do termo, para sustentar melhor o tema…

    4) Atente-se a (s) incoerências como por exemplo: você disse “em dias úteis” e depois apresentou “como finais de semana”….
    ” DIAS ÚTEIS”: Qualquer dia da semana.
    ” FINAIS DE SEMANA”: Sábado e/ou Domingo.

    5) “Em principio”, NÃO É MAIS CONSIDERADO UM CONECTIVO. ATENTE-SE A ESSAS MUDANÇAS. OK? PARA EVITAR QUE PERDA PONTO NA COMPETÊNCIA 4.

    ###### Correção por competência:

    COMP 1: 160
    COMP 2: 160
    COMP 3 : 180
    COMP 4: 160
    COMP 5: 200

    ESPERO TER TE AJUDADO, BONS ESTUDOS =)

    • 0
  2. sou super a favor de começar a introdução com um repertório sociocultural,pois demonstra dominio no tema,é um metodo super eficiente,costumo fazer assim também além do projeto de texto maravilhoso,PARABÉNS!!!
    Competência 1 – Demonstra bom domínio da norma culta. Porém, com alguns desvios.
    140

    Competência 2 – 160

    Competência 3 – 180 PONTOS.

    Competência 4 – 140 PONTOS

    Competência 5 – 160

    Total 780

    • 1
  3. Olá, Julia!

    INTRO
    No filme ´´ Como eu era antes de você? ´´, o personagem Will Traynor[1] após sofrer um acidente, ficou tetraplégico[2], passou por vários tratamentos a fim de se recuperar de seu enfermo, porém, isso não aconteceu[3], em meio a sua situação[4] optou pela eutanásia, não ouvindo a opinião de seus pais e de sua cuidadora, escolheu não viver mais em tais condições. Fora do mundo fictício, a eutanásia é discutida frequentemente, por levantar ainda opiniões contrárias a seu respeito e por ser vista por muitos como um tabu.

    1. ausência de vírgula
    2. retire a vírgula e coloque uma conjunção “e”
    3. coloque um ponto final
    4. ausência de virgula

    -> Boa introdução, trouxe citação, contexto e problemas. Acredito que, para uma melhor abordagem, você poderia ter trazido a explicação do termo “eutanásia”, para apresentar melhor o tema.

    D1

    [1] Em princípio, convém ressaltar [2], que não é de hoje que este tema é debatido, [3] desde a antiguidade, pessoas que possuíam enfermidades terminais tinham suas vidas tiradas, como a ´´melhor maneira´´ de se resolver a situação. No contexto atual, a eutanásia é realizada com a livre escolha do indivíduo em sua boa saúde mental, [4] onde este possua alguma doença terminal ou esteja [5]fazendo um tratamento sem chance de sucesso, [5]fazendo com que opte [6]por fim em sua vida, por estar buscando um encurtamento de seu sofrimento, ou seja, uma boa morte.

    1. apenas uma dica: evite o uso de “em principio”, não é conectivo
    2. tire a virgula
    3. você gosta de frases assíndeticas, eu não recomendo, não tenha medo de usar conectivos na sua redação
    4. “onde” é adverbio de lugar e pronome relativo tambem de lugar, so use quando você estiver se referindo a local/local fisico
    5. repetição e gerundio “fazendo”
    6. faltou o acento “pôr”, ja que este está com o sinonimo de “colocar”

    -> Sua argumentação ficou muito boa, você sabe defender seu ponto de vista, mas seu tópico frasal ficou muito extenso e faltou a conclusão final, além da citação. Cuidado, com desenvolvimentos sem informações externas, pode empobrecer a redação. Trabalhe com exemplos rotineiros ou traga dados/citações externas para embasar suas ideias e comprova-las.

    D2

    Ademais, por mais que o assunto não seja atual, até este momento é fortemente questionado em vários lugares em que ainda é proibido[1] tal prática. O contexto em que é debatido, em grande parcela[2] é considerado um tabu pelas pessoas, em que veem a vida como importante, valiosa e preciosa, e quando tirada de forma consciente pelo individuo, acaba sendo conceituada como um ´´suicídio assistido´´ pelos terceiros, aqueles que concordaram com tal decisão. Tendo como efeito, diversas opiniões, [3] onde grande parte são contrárias, [4] muitas de influência religiosa.

    1. concordância “proibida”
    2. ausência de virgula
    3. uso de “onde” novamente incorreto
    4. sem coesão; eu aconselho alterar para ” grande parte são contrárias à influência religiosa.”

    -> Argumentação pertinente e parágrafo muito bem estruturado. Não trouxe citação em si, mas trabalhou com a exemplicação, o que conta para a C2.

    CONCLUSÃO

    Em virtude aos fatos mencionados acima, medidas são necessárias para resolver o impasse. Portanto, é de importância que o Poder Legislativo[1] em parceria com o Conselho Federal de Medicina, [2] criem um evento com participação pública, em [3] dias úteis como finais de semanas, para que todos possam participar, tendo como objetivo esclarecer a importância de tal discussão de maneira que cheguem a um consenso participativo, [4] afim de pôr um fim neste debate [5] respeitando os direitos humanos. Para que assim, casos como o de Will [6], possam ter uma solução legal e ética.

    1. ausência de virgula
    2. concordancia; “crie”; concorda apenas com o 1° agente
    3. incoerência; você disse “em dias úteis” e depois disse “como finais de semana”, dia útil é qualquer dia que não seja domingo ou feriado.
    4. “a fim”
    5. ausência de vírgula
    6. tire a vírgula

    -> proposta muito bem elaborada e detalhada, mas faltou o meio/modo.

    C1: 140
    C2: 160
    C3: 180
    C4: 140
    C5: 160
    = 780 [representativa]

    • 3
  4. Em geral,um ótimo texto.Uma boa introdução, com um bom repertório social.Os parágrafos de desenvolvimento são muitos bons ,mas seria bom colocar uns argumentos mais persistentes para sustentar sua tese . Uma boa conclusão com a proposta de intervenção completa.

    ESTAREI PONTUANDO COMO O ENEM PONTUA,SOMENTE PARA TE AJUDAR A TER UMA VISÃO MELHOR DE COMO ESTÁ SUA REDAÇÃO E COMO MELHORÁ-LA , OK ?

    COMP 1 200
    COMP 2 160
    COMP 3 120
    COMP 4 160
    COMP 5 200
    TOTAL 840

    CONTINUE PRATICANDO REGULARMENTE QUE CADA VEZ MAIS VOCÊ IRÁ MELHORAR . NÃO DESISTA , POR QUE DAQUI A POUCO A SUA REDAÇÃO SERÁ NOTA MIL ! BONS ESTUDOS !!!

    • 1
  5. Introdução muito boa, começando com um exemplo de citação, desenvolvendo o assunto e trazendo uma problemática (o tabu sobre a eutanásia). No segundo paragrafo, acredito que há o uso de conectivos em excesso. O terceiro paragrafo desenvolve bem a problemática. Conclusão muito boa, em que retorna sobre o assunto e apresenta uma solução para que o problema apresentado por você seja resolvido. Mas, ao meu ver, o texto contém alguns problemas de pontuação. De 0 a 10, daria nota 8.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.