Iniciante

Eutanásia: quem decide a hora certa de morrer?

  • 0

No filme “Como eu era antes de você”, o personagem Will Traynor fica tetraplégico após um acidente e decide realizar uma eutanásia, alegando não conseguir mais viver em tais condições, porém, seus pais e sua cuidadora fazem de tudo para impedi-lo. Partindo da análise dessa ficção, fica claro como a questão da eutanásia e de sua deliberação é de extrema importância. Visto que ela abrange, além da esfera familiar, aspectos referentes aos Direitos Humanos, à Constituição e aos conceitos bioéticos, faz-se necessário uma visão analítica sobre ambos aspectos.

Primordialmente, levando-se em consideração o direito incorruptível à vida, defendido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Constituição Federal Brasileira foi elaborada de forma a defendê-lo acima de tudo, decretando assim a eutanásia como sendo considerada crime. Tal situação se torna possível porque, apesar de defender que o indíviduo seja portador do direito à vida, a Constituição afirma que o mesmo não possui o de interrompê-la. Isso leva a uma intensa divisão de opiniões e à necessidade de levar-se também em consideração o que os conceitos da bioética diz acerca dessa questão.

Logo, levando-os em conta, torna-se perceptível como a complexidade do assunto se intensifica, uma vez que o princípio da autonomia, defendido na bioética, alega que um paciente é totalmente autônomo para decidir se quer ou não se submeter aos procedimentos médicos. Essa afirmação acaba servindo de base para sustentar o ponto de vista de que o indivíduo pode sim ter o direito de cessar seu sofrimento através da eutanásia, se este estiver em estado terminal e o tratamento paliativo for ineficáz.

Portanto, nota-se a relevância do assunto em questão e da tomada de medidas que visem sua solução. Cabe então, ao Conselho Federal de Medicina juntamente com o Poder Legislativo estabelecer um consenso com a participação pública através da ação comunicativa, a fim de acabar com esse debate e de respeitar os Direitos Humanos. Assim, situações como a do filme citado na introdução terão uma solução legitimada.

Compartilhar

6 Correções

  1. Vamos lá!
    C1(180) – Antes de Constituição não há crase. E achei particularmente sua tese um pouco maior do que o necessário, deu para entender o que você quis dizer, porém quando ler, percebe que ficou um pouco solta.
    C2 (200) – Gostei muito do seu repertório socio-cultural e também em como você o desenvolveu em todo o texto.
    C3 (180) – Tenta organizar mais suas ideias, algumas partes ficou meio solta
    C4 (160) – Lembrando que, ”através de” não é considerado o certo nessa questão. Troca por ”por meio de”.
    C5 – (160) Proposta muito boa, porém faltou detalhar alguns dos cinco agentes necessários na conclusão.
    Resumindo, gostei muito do seu texto, da estrutura que ele apresenta e em como você retomou seu repertório na conclusão. Porém, ainda ficou umas coisas meio perdidas.

    • 2
  2. Boa tarde!
    Em geral, sua redação está ótima. Argumentou bem, usou de embasamento teórico para dar ênfase nos argumentos, soube colocar os conectivos e apresentou a problemática do tema. Contudo, procure melhorar na conclusão, é um parágrafo muito importante e precisa ser mais detalhado.
    A proposta de intervenção precisa ter:
    1- Ou uma solução, ou uma atenuação ou uma mediação para o problema social discutido no texto;
    2- Agente social relevante;
    3- Ação relacionada ao agente;
    4- A explicação sobre a aplicação dessas ações;
    5- A finalidade ou as finalidades dessas ações;
    6- E o detalhamento de qualquer um dos elementos anteriores.
    Espero ter ajudado!! :)

    • 2
  3. Oie, tudo bem?
    Achei sua redação muito boa, com um tema super interessante. Acredito que o que poderia ser melhorado, seja na questão de conclusão e intervenção, visto que mostra como agir perante ao problema. Visto que escolheu os agentes, escolha a ação, o modo, a finalidade e ainda um detalhamento da ação, assim, ficará bem claro para seu leitor.
    Em suma, parabéns pela sua redação.

    • 2
  4. Competência 1: Uso de crase antes de “Constituição “ é indevido. Antes da palavra “visto”, na introdução, deve haver virgula e não ponto (erro de sintaxe). O conectivo assim, no 2º parágrafo deve estar entre vírgulas. Sugiro você fazer períodos mais curtos, a leitura fica menos prolixa.
    Competência 2: (200) Você compreendeu bem o tema e aplicou repertórios pertinentes.
    Competência 3: (160) Sua estrutura está muito boa. Minha dica é você organizar melhor suas ideias e defender a tese com mais autoria.
    Competência 4: (160) Pratique colocar mais conectivos entre os períodos. Além disso, o termo “através de” tem o sentido de atravessar algo, substitua por “por meio de”, “por intermédio de”
    Competência 5: Sua proposta está boa mas faltou uma finalidade mais concreta e detalhamento de um dos termos.

    • 2
  5. Boa tarde!
    Achei sua redacão muito bem escrita e adorei o tema escolhido. Apresentou a problemática do tema de forma clara, só acho que talvez citar o exemplo do filme teria sido melhor no desenvolvimento. Um ponto que acho importante de falar é que você citou a “bioetica” quatro vezes e que isso ficou um pouco repetitivo entende?
    Espero que tenha ajudado, e parabéns você está escrevendo muito bem!

    • 1
  6. Boa noite …
    Achei sua redação muito boa ,sua estrutura está ótima, compreendeu e desenvolveu o tema só que faltou organizar melhor os repertórios e faltou detalhar mas na conclusao conclusão faltou a finalidade e o detalhamento .Mas continue praticado você vai longe. 😘
    Parabéns 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
    C1:180
    C2:200
    C3:180
    C4:160
    C5:160

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.