Do período da Alemanha Nazista há fontes que retratam um controle total do jornalismo por meio do Ditador, Hitler. Na contemporaneidade, mesmo que a ideia principal dos meios de notícia seja lidar de forma democrática e passar informações verídicas sobre acontecimentos do Mundo de forma direta, ainda nota-se muito sensacionalismo por meio deles. Essa maneira errônea de transmitir informações se dá de maneira a atrair mais público.
Em primeiro plano, é importante ressaltar os meios governamentais como percursores dessa problemática, pois pecam, de maneira geral, no sistema educacional. Sistema esse, que tem extrema importância para a formação de um cidadão com um olhar mais crítico sobre o Mundo. No entanto, esse pouco investimento nessa área gera pessoas que são facilmente manipuladas, e é aí que a imprensa escandalosa entra e se aproveita da situação.
Ademais, é importante ressaltar que a persistência contínua de mídias sociais em acontecimentos negativos podem gerar impactos grandes. No ano de 2019, na cidade de Suzano-SP, dois jovens invadiram uma escola e assassinaram inúmeras pessoas. Como esse caso foi inúmeras vezes mostrado em jornais, revistas e sites surgiram muitos admiradores dos assassinos, interessados em realizar a mesma prática.
Em suma, medidas são necessárias para resolver essa problemática. Com o intuito de mitigar essa situação, o Ministério da Educação deve promover métodos de ensino em escolas e formas de orientação em sites educativos, visando visando expandir a mentalidade dos estudantes. Ademais, empresas jornalísticas devem passar a selecionar melhor o que vai transmitir para seu público, da mesma forma que o público deve ser mais crítico em relação ás fontes jornalísticas que acessa. Dessa forma, essa prática cada vez perderá mais força, e cada vez mais conteúdos de qualidade chegarão.
GabrielF21Iniciante
Ética e Sensacionalismo no Tratamento da Informação dada Pela Imprensa
Compartilhar
Samaragomesteixeira
Boa tarde,acho que você deveria em primeira questão ,a não deixar sua introdução ser muito longa ,foi uma boa contextualização ,você trouxe suas ideias principais ,porém ,o recomendado é que sua introdução tenha umas cinco ou seis linhas .Achei interessante esse desenvolvimento,trouxe notícias recentes ,mas lembrando que vale ressaltar que foi uma certa influência da mídia que os mesmos receberam. Na conclusão,você usou duas vezes a palavra ademais ,que mostra ao especialista que pareça que você não tem um grande vocabulário. Foi bom ter usado o ministério da educação ,mas você apresentou uma alusão histórica da segunda guerra ,poderia ter citado na conclusão também
Em geral, você foi bem, continue .Acharia interessante você desenvolver uma redação sobre o indivíduo frente a ética nacional,tema da redação de 2009