Dissertativo-argumentativo – Concursos públicos
É notório que no decorrer do desenvolvimento da sociedade a ética e a democracia passaram por diversas fases de mudança e fortalecimento. O papel do cidadão se faz obrigatório tanto no exercício desses aspectos, quanto na manutenção e no sucesso deles.
A luta por uma sociedade mais ética e justa foi encabeçada pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, e se encontra atuante até a atualidade na busca de igualdade e prosperidade do ser humano. Desde a população comum até os servidores do Poder Público, aqueles lutando pelos direitos e estes pela garantia de execução deles. Todos possuem seu ponto de tangência, e suas participações são mutuamente necessárias.
Cabe salientar também, que o direito democrático brasileiro foi alcançado há poucos anos e vem se moldando de acordo com as dinâmicas sociais. Um dos pontos mais marcantes foi a atuação popular no movimento “Diretas Já”, onde mais de 100 mil pessoas foram às ruas manifestar sua vontade pelo direito ao voto direto na escolha do representante do Poder Executivo.
Portanto, é preciso que a união de todas as classes da sociedade contemporânea torne-se mais firme e presente para que a luta e a esperança de um mundo mais próspero e igualitário não se esgote, transformando todo o contexto e fases de desenvolvimento puramente em um imaginário falho.
ATENÇÃO: A PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NÃO SE FAZ NECESSÁRIA, POR GENTILEZA, PROCURE AVALIAR A ABORDAGEM AO TEMA E O DESENVOLVIMENTO DO TEXTO, OBRIGADO!
Jubs
Olá Carlos, segue abaixo pontos que identifiquei como erros ou que podem ser melhorados nesse tipo de texto:
– Em um texto dissertativo-argumentativo, é necessário uma estrutura básica em cada parágrafo, cada um com no mínimo 3 períodos – introdução, desenvolvimento e conclusão – o que não ocorre em todos os parágrafos do seu texto;
– O termo “encabeçada” fica meio estranho nesse tipo de texto que exige uma linguagem não-coloquial;
– As partes do texto não estão bem interligadas, procure usar mais recursos coesivos;
– Aparentemente a sua tese trata sobre o papel do cidadão na sociedade para