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Etarismo: desafios para romper com os estigmas sociais

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O que disse Esny Soares, pesquisador do Instituto de Psicologia da USP, acerca do etarismo? Certamente afirmaria que os valores sociais ante a problemática estão corrompidos, uma vez que a sociedade vincula o envelhecimento a uma perda, desvalorizando a existência da pessoa idosa e, por conseguinte, inviabilizando a inserção e o reconhecimento dessa à coletividade. Nessa conjuntura, a atribuição de serventia aos humano e as barreiras na educação, são desafios a serem rompidos pela estrutura socio-cultural. Logo, para que os estigmas etários não sejam ignotos à população, urge analisar as demandas aclamadas para a resolução desses entraves.

Hodiernamente, sob esse prisma, o etarismo está intrinsecamente ligado a distribuição dos direitos aos indivíduos, visto que o corpo social se baseia no princípio da utilidade. Tal simbolismo se manifesta na frase ”Na sociedade dos consumidores, ninguém vira sujeito sem antes virar mercadoria.”, de Zygmunt Bauman, que exemplifica o tratamento comunitário aos mais velhos. Sob essa ótica, quando não podem prestigiar os meios produtivos (com a mão-de-obra, por exemplo), tornam-se isentos dos direitos individuais e coletivos de uma nação. Posto isso, fica claro o descaso social e a perpetuação dos estigmas da idade.

Ademais, os desafios adversativos são confirmados pelas fronteiras no acesso à educação da terceira idade. Nesse pressuposto, destacam-se as dificuldades de obtenção e de adaptação ao ensino superior, que surgem na falta de recursos colaborativos à integração dos idosos às redes de ensino e no preconceito velado sofrido por esses, desestimulando, assim, possíveis discentes. Destarte, são necessárias ações que diminuam essa distância pedagógica.

Infere-se, portanto, que medidas são imprescindíveis para resolver os estigmas sociais que circundam o etarismo. Diante dos fatos, o Estado, juntamente com a civilidade, deve reconhecer a aptidão da pessoa idosa por meio do desenvolvimento de projetos de lei capazes de reintegrar tais cidadãos as universidades e as relações interpessoais, a fim de estabelecer vias de acesso entre os grupos etários. Somente assim, os valores sociais realçados por Esny Soares serão extintos.

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4 Correções

  1. Ótima redação! Não sou corretora profissional, mas pelo meus conhecimentos lhe daria um 920/940. Sua escrita e repertório sociocultural apresentados são incríveis. Você demonstrou bastante domínio da língua portuguesa. Acredito que o único ponto que deixou a desejar foi a ausência de descrição por parte da conclusão. Lembre em investir bastante na competência 5, diria que é um dos fatores principais, então sempre detalhe ela!

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  2. Olaaaaaa!!!
    Gostei muito da sua redação tá incrível,
    Espero escrever assim tão bem algum dia ….
    Amei, gostei demais conserteza valeria uma nota boa de uns 890 pontos por aí,
    Não sou corretora, mais sei algumas competências, estou aprendendo né rsrs
    Concordo com o Matheus, sua introdução ficou muito grande, é necessário ser breve e claro, pq se não, se você escrever muito grande não vai ter como detalhar mais os dois desenvolvimentos, amei sua conclusão tá perfeita conserteza vale uns 200 pontos !!!
    Enfim é isso Obrigada por ter corrigido a minha redação, vou postar outra novamente Espero que corrija rsrsrs porfavorzinho….

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  3. Boa noite, parabéns pela redação!
    No entanto, algumas observações:
    – Não recomendo que a introdução tenha mais linhas que os desenvolvimentos 1 e 2, aliás, nas redações nota mil geralmente a introdução é o parágrafo que contêm menos linhas;
    – Aprofundaria mais o D1 e principalmente o D2, pois, achei muito curto e pouco detalhamento

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