ESTRATÉGIAS PARA PROMOVER O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO BRASIL

  • 2

Na série “The 100” a protagonista, Clarke, vive no espaço após a impossibilidade da vida humana na Terra, causada por bombas utilizadas em guerra. A falta da priorização de um futuro onde hajam recursos naturais disponíveis para a sobrevivência é um problema observado tanto no mundo fictício como no Brasil contemporâneo. Dada a grande relevância da sustentabilidade, urgem medidas que promovam melhorias nesse cenário.

Em primeira análise, vê-se que o consumo capitalista dificulta a formação de uma nação sustentável. “Vivemos tempos líquidos. Nada é para durar.” afirma Zygmunt Bauman, sociólogo polonês. Tal afirmação se configura verdadeira quando se observa o consumo desenfreado e a baixa vida útil dos produtos vendidos na atualidade. Esse hábito frequente gera grandes quantidades de resíduos desnecessários e desperdiça matéria-prima.

Em segunda análise, nota-se que a visibilidade tem papel fundamental para a preservação do meio ambiente. “Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância.” declara Sócrates, filósofo grego. Essa declaração evidencia a importância do conhecimento, necessário para reconhecer os problemas ambientais da atualidade  e proporcionar mudanças em relação a tais obstáculos.

De acordo com os argumentos supracitados, cabe ao governo conscientizar a sociedade brasileira através de palestras expositivas em escolas, direcionadas aos alunos e trazendo dados sobre os impactos da falta de ações sustentáveis, de tal forma, resultando em visibilidade para esse desafio. Desse modo, alternativas que providenciem um país ecologicamente correto serão elaboradas.

(Se possível, corrigir com as notas das competências. Agradeço 🤗)

Compartilhar

7 Correções

  1. Na introdução:
    Ótima ligação/problematização com o repertório. Ótima escrita. Talvez poderia ter modificação apenas antecedendo as causas que seriam descitidas após.

    D1:
    Tópico frasal ok. Repertório ok. Explicação. Consequência ok.

    D2:
    Tópico frasal ok. Repertório ok. Senti falta de uma explicação mais profunda(visando abranger mais sobre esse “conhecimento” que deveria ser mais divulgado ou até mesmo a adição de um novo argumento sobre como a informação poderia ajudar nesse caso, por exemplo, a escassez de divulgações acerca dos problemas ambientais atuais buscando uma maior conscientização). Também ficou faltando um último período com as consequências da falta de viabilidade.

    Conclusão:
    Poderia ter uma antecipação no primeiro período. Do tipo: “Fica evidente, portanto, que é necessário a criação de alternativas para amenizar o impasse citado”. No restante ficou tudo ok também, com os 5 agentes: Quem(“governo”), ação(“conscientizar”), meio/modo(“palestras”), finalidade(“visibilidade”) e detalhamento no último período do texto.

    Uma ótima redação!!

    • 1
  2. Olá, farei uma breve avaliação e darei uma pontuação seguindo as competências do Enem. Eu não sou professor, então não prometo que a nota seria perfeita, mas garanto que será próxima, pois tenho certa experiência com correção de redação, já que fui auxiliar.

    Competência 1:
    Demonstra domínio quase perfeito da escrita formal da língua portuguesa.
    1 desvio. “… de um futuro onde (haja) recursos naturais…”
    Competência 2: 
    Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, isto é, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente, através do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
    0 desvios. (Perfeito)
    Competência 3:
    Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
    4 desvios. (Não é ruim)
    Competência 4:
    Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
    5 desvios. (Pode melhorar)
    Competência 5:
    Elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de uma redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
    1 desvio. (É ótimo)

    Considerações finais: 960 pontos (isso é incrível!).
    Dica: boas redações costumam ter entre 1800 caracteres e 2800. No seu caso, não parece ser um problema, já que conseguiu transmitir perfeitamente sua ideia mesmo tendo pouco mais de 1600.

    OBS.: quero lembrar que essa correção não é profissional e sim mediante uma análise feita sob base de experiências próprias.

    • 1
  3. Irei corrigir com base nas correções que fizeram nas minhas redações.
    Suas falhas foram na introdução e conclusão, pois, na introdução teve alguns erros gramaticais. Já na conclusão faltaram alguns elementos e a sua base usada na introdução. Com isso, sua nota ficaria em média 880 pontos.

    • 0
  4. Uma observação sobre o início da redação. O que foi observado no mundo fictício ? O mundo inabitável por causa da guerra ou por falta de priorização de um futuro onde hajam recursos naturais ?

    Sobre as “ESTRATÉGIAS PARA PROMOVER O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO BRASIL”, as empresas podem fazer alguma coisa também ? A pessoas no dia a dia podem fazer ou evitar alguma coisa ?

    • 0
  5. Uma observação sobre o início da redação. O que foi observado no mundo fictício ? O mundo inabitável por causa da guerra ou por falta de priorização de um futuro onde hajam recursos naturais ?

    Sobre as “ESTRATÉGIAS PARA PROMOVER O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO BRASIL”, as empresas podem fazer alguma coisa também ? A pessoas no dia a dia podem fazer ou evitar alguma coisa ?

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.