Estratégias para mitigar a problemática da cracolândia no Brasil

  • 0

A telenovela “Verdades Secretas”, transmitida no ano de 2015 pela emissora TV Globo, retrata uma realidade distópica onde a personagem Larissa se entrega ao vício nas drogas, e por conta da abstinência, começa a roubar e se prostituir para manter o uso. Fora da obra, essa realidade não disto do longo da brasileira, visto que, o número de usuários expande-se de forma gradativa. Nesse sentido, em virtude da negligência Legislativa e do descaso social a problemática é intensificada.

Em primeiro plano, é lícito postular medidas governamentais para combater o uso de drogas, uma vez que, o crescimento das cracolândias no país é consequência direta da discrepância no número de dependentes químicos. De acordo com o portal de notícias R7, no ano de 2021 o movimento na cracolândia do Estado de São Paulo cresceu em média 21%. Diante desse pressuposto, é evidência a negligência Legislativa para com empecilho, pois devida a carência de importância e infraestrutura para auxiliar esses cidadãos o mal-estar social é instituído. Desse modo, faz-se necessário a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.

Ademais, o descaso social também pode ser apontado como promotor desse problema. Segundo a “Atitude Blasé” – termo proposto pelo sociólogo Simmel, ocorre quando o indivíduo passa a agir com indiferença em meio a situações que ele deveria dar atenção. Sob essa Ótica, entende-se que o cidadão inquilina adotar essa atitude com a irrelevância dada ao empecilho, aludindo essas pessoas como delinquentes e não como viciados que necessitam de ajuda. Desse modo a sociedade se mantém numa postura apática e inerte.

Diante do exposto, são necessárias medidas capazes de mitigar esse quadro alarmante. O Congresso Nacional mediante o aumento percentual de investimento, direcione capital que, por intermédio do Governo será investido em clínicas públicas de reabilitação que ajudem a direcionar esses indivíduos a uma situação melhor, por meio de projetos que incentivem alcançar um público maior de dependentes que desejam abandonar o vício. A sociedade no que lhe concerne, deve reformular a postura inerte em que se mantém e tratar esses indivíduos como cidadãos, para que possam ter após a reabilitação, dignidade e respeito. Dessa maneira, haverá diminuição no número de frequentadores nas cracolândias, e posteriormente de usuários de drogas no país.

Compartilhar

1 Correção

  1. A telenovela “Verdades Secretas”, transmitida no ano de 2015 pela emissora TV Globo, retrata uma realidade distópica onde a personagem Larissa se entrega ao vício nas drogas, e por conta da abstinência, começa a roubar e se prostituir para manter o uso. Fora da obra, essa realidade não disto do longo [1] da brasileira, visto que, [2] o número de usuários expande-se de forma gradativa. Nesse sentido, em virtude da negligência Legislativa e do descaso social [3] a problemática é intensificada.

    1 – Concordância: eu compreendi essa expressão “não disto do longo” que você usou. O verbo distar tinha que estar concordando com o termo realidade, logo estaria no feminino, dista. Uma sugestão: sua oração poderia ficar mais clara, assim: Fora da obra, essa realidade não dista do cenário brasileiro.

    2 – Vírgula desnecessária.

    3 – Ausência de vírgula.

    .
    Em primeiro plano, é lícito postular medidas governamentais para combater o uso de drogas, uma vez que, [4] o crescimento das cracolândias no país é consequência direta da discrepância no número de dependentes químicos. De acordo com o portal de notícias R7, no ano de 2021 o movimento na cracolândia do Estado de São Paulo cresceu em média 21%. Diante desse pressuposto, é evidência [5] a negligência Legislativa para com [6] empecilho, pois devida a [7] carência de importância e infraestrutura para auxiliar esses cidadãos [8] o mal-estar social é instituído. Desse modo, faz-se necessário a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.

    4 – Vírgula desnecessária

    5 – Concordância: nesse caso, sugiro que você use o termo evidente, não evidência.

    6 – Concordância: Faltou um pronome demonstrativo que una a frase. Por exemplo: é evidente a negligência Legislativa para com ESSE empecilho.

    7 – Concordância: o termo devida não cabe aqui, o mais viável seria “devido à”, com crase porque o termo devido já é acompanhado do “a” e porque a palavra que sucede ele no seu texto é feminina, levando o artigo “a” (a + a = à).

    8 – Ausência de vírgula.
    .
    Ademais, o descaso social também pode ser apontado como promotor desse problema. Segundo a “Atitude Blasé” – termo proposto pelo sociólogo Simmel, ocorre quando o indivíduo passa a agir com indiferença em meio a situações que ele deveria dar atenção. Sob essa Ótica, entende-se que o cidadão inquilina adotar essa atitude com a irrelevância dada ao empecilho, aludindo essas pessoas como delinquentes e não como viciados que necessitam de ajuda. Desse modo [9] a sociedade se mantém numa postura apática e inerte.

    9 – Ausência de vírgula.
    .
    Diante do exposto, são necessárias medidas capazes de mitigar esse quadro alarmante. O Congresso Nacional [10] mediante o aumento percentual de investimento, direcione [11] capital que, por intermédio do Governo [12] será investido em clínicas públicas de reabilitação que ajudem a direcionar [13] esses indivíduos a uma situação melhor, por meio de projetos que incentivem alcançar um público maior de dependentes que desejam abandonar o vício. A sociedade no que lhe concerne, deve reformular a postura inerte em que se mantém e tratar esses indivíduos como cidadãos, para que possam ter após a reabilitação, dignidade e respeito. Dessa maneira, haverá diminuição no número de frequentadores nas cracolândias, e posteriormente de usuários de drogas no país.

    10 – Ausência de vírgula.

    11 – Concordância: o verbo direcionar na forma que você usou está um pouco deslocado no texto. Eu sugeriria usar “deverá direcionar”.

    12 – Ausência de vírgula.

    13 – Repetição: Você usou o verbo direcionar duas vezes em uma mesma frase. Um sinônimo (encaminhar, por exemplo) pode deixar o texto mais fluído.

    .

    Observações: No geral, seu texto tem alguns erros de vírgula e desvios de concordância. Seu repertórios são variados, o que é ótimo, só se atenta quanto ao uso do travessão em alguns casos. Parabéns pelo texto, Lívia :)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.