Iniciante

Estímulo à leitura na sociedade brasileira

  • 0

      ” A educação se tornou prestígio cívico capaz de alterar a conjuntura do mundo.” A frase do líder político Nelson Mandela evidencia o método escolástico como ferramenta de transformação social. Entretanto, no cenário atual, tal norma é corrompida, visto que os desafios para o estímulo à leitura no Brasil são imensos e ainda é uma realidade alarmante, compreendida por ausência de educação de qualidade e descaso governamental.

Em primeiro plano, cabe analisar que a negligência estatal afeta diretamente a sociedade. Nesse viés, os responsáveis pela educação no país, não cumprem com suas obrigações. Sendo assim, os locais de estudo não são bem planejados, fazendo com que escolas e bibliotecas não sejam melhor estruturadas ou não tenham profissionais qualificados para auxiliar os jovens.

Ademais, com a carência de um estudo de qualidade não é possível encontrar meios para ter uma leitura correta,pois, se não é visto um ensinamento dinâmico, não existirá motivação por parte dos jovens para se debruçar nos livros. Dessa forma, tal realidade permanece imutável no país.

Portanto, medidas devem ser efetivadas para minorar os entraves supracitados. Diante disso, é de suma importância que o Ministério da Educação através da Secretaria de Educação, promova palestras nas escolas, incentivando os jovens a ler e mostrando os benefícios que a leitura traz. Urge também, participação efetiva das prefeituras na qualificação de profissionais para auxílio dos jovens nas escolas e bibliotecas a fim de incentivá-los na leitura. Somente assim, tais iniciativas contribuirão para aumentar o estímulo dos jovens pelos livros.

Se possível, deixem a nota de acordo com as competências do ENEM.

Obrigada!

Compartilhar

2 Correções

  1. No segundo parágrafo há uma frase ambígua, dando margem a dois sentidos. “os responsáveis pela educação no país” permite que seja interpretado que você está criticando os professores, e não os governantes. É imprescindível que você seja clara.
    Você utilizou bons conectores e expressões iniciais, parabéns.
    “os responsáveis pela educação no país, não cumprem com suas obrigações” não requer esta vírgula, já que é uma frase simples de sujeito e predicado que não deve ser separada.
    Senti falta de comparações (por exemplo a educação brasileira em relação a outros países), de dados (analfabetismo, escolaridade, evasão escolar, etc), de opiniões profissionais (professores, políticos, sociólogos), de bases (reportagens, livros, documentários) e de alusões históricas. Isso é o que enriquece um texto e te destaca dos outros.
    Uma das competências do enem é a de compreender a proposta. Ela também abrange você utilizar outras áreas de conhecimento na redação, coisa que não aconteceu.
    Norma culta: 160
    Proposta: 40
    Argumentação: 120
    Modelo dissertativo-argumentativo: 200
    Proposta de intervenção: 120
    Total: 640

    • 0
  2. Sua introdução atendeu basicamente todos os requezitos.
    Já em seu desenvolvimento senti falta de mais informações, exemplos.
    Você poderia fazer a utilização de fatos históricos, filmes, livros e assunto adversos que possam ser correlacionados com o tema.
    Um exemplo seria: O filme Mãos talentosa. Onde um homem negro conseguiu se forma em medicina mesmo com todo um preconceito imposto na sociedade. E ele só conseguiu isto graças ao estimulo que sua mãe lhe ofereceu.
    Nisto você relacionaria falando que seria a ficção imitando o mundo real.
    além disso sua conclusão fico maior que o desenvolvimento, nunca cometa este erro por favor!!!!!!!!!!
    Competência 1: 200
    Competência 2: 120
    Competência 3: 80
    Competência 4: 80
    competência 5: 180
    Total: 680

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.