A relação entre casais é algo que vai além do que o conhecido “contrato social”. Nela, a coisa mais importante é o respeito e a importância que o parceiro(a) tem em sua vida. Por isso, o contrato selado entre os membros vive em constante mudança pois, é natural que opiniões e vontades mudam com o passar do tempo e para que essa relação continue sendo algo saudável é necessário que ele seja alterado juntamente com essas mudanças.
Primeiramente, quando se está em um relacionamento é normal que existam certas coisas que acontecem que não agradam um dos membros da relação, porém quando se trata de algo social, dificilmente todas as situações vão agradar ambos. Isso ocorre, pelo fato de que nesse caso não existe um “tipo ideal” de relacionamento como o sociólogo Weber afirma, até porque cada pessoa é diferente da outra tendo como consequência que cada relacionamento será de um jeito. Além dos mais, essa circunstância demonstra que a aceitação é uma forma de alterar o contrato sem abalar a relação, porque mesmo que algo não te agrada, fazer isso pelo outro é uma forma de entrega para seu companheiro (a).
Ademais, esse tipo de compromisso na maioria das vezes não dura para sempre, por isso é importante que as ações feitas não tenham apenas o objetivo de prolongar o fim, mas sim de fazer com que o presente agrade as duas partes. Assim como foi dito por Jorge Zahar “laços e parcerias tendem a ser vistos e tratados como coisas destinadas a serem consumidas, e não produzidas”, o que leva ao entendimento que nesse tipo o mais importante é usufruir do presente e não ficar adiando sua felicidade para o futuro.
Com isso, é possível compreender que o contrato selado entre casais é alterado constantemente e isso só é possível se ambos estiverem totalmente entregues a ele e cumpram as suas vontades, mas sem deixar a do outro de lado. Quando é construído algo do tipo a sinceridade e o diálogo passam a ver grandes aliados para que essa constante mudança ocorra de maneira saudável.
KelwinGerson
Parabéns pela iniciativa de estudar, vamos juntos nessa jornada e dês de já me perdoe caso interpretar erroneamente alguma parte da sua redação.Obrigado
Alguns pontos que gostaria de destacar, lembrando que não sou nenhum profissional da área, apenas uma visão de um estudante que pode estar errado.
1- Achei interessante as citações,caiu bem e sem forçar a barra.
2- “Além dos mais” no meio do parágrafo 2 e logo o próximo pag. “Ademais”, fiquei com uma sensação de redundância.