O livro “A Sociedade do Espetáculo”, escrito por Guy Debord, apresenta uma sociedade pautada em relações superficiais, em que os indivíduos performam um para o outro, com intuito de aparentar uma vida perfeita. Desta maneira, são gerados diversos estereótipos e metas de perfeccionismo, que dificilmente são alcançadas, por consequência são desenvolvidas doenças psiquiátricas naqueles que não se veem inseridos na “sociedade perfeita”. Fora da ficção, é notório as gradativas taxas de doenças mentais, fomentadas pela Terceira Revolução Industrial. Contudo, cria-se um paradoxo entre as altas taxas e descaso, preconceito e negligência pública, ante os transtornos mentais.
Em primeiro plano, vale ressaltar, o conceito atribuído para saúde, que segundo a Organização Mundial da Saúde, é “Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não somente da ausência de doenças”. Nesse sentido, por vezes a saúde mental é vista como “frescura”, uma vez que não há “fratura exposta”, resultando na indiferença social, e, infelizmente, é tratada de modo precário. Consoante à ideologia “Organicismo” criada pelo sociólogo Émile Durkheim, a sociedade é análoga a um imenso corpo biológico, cujo organismo é preciso conhecer para identificar a “causa” de suas doenças, para por fim, selecionar o melhor método de “cura” a ser aplicado. Diante do exposto, é indispensável diagnosticar as causas dessa situação, como a falta de conscientização social e investimentos públicos insuficientes.
Torna-se indubitável enfatizar, em segundo plano, a inefetividade da garantia dos direitos implicados na Constituição Federal de 1988. Em coadunação à literatura brasileira, o escritor Gilberto Dimenstein retrata, em sua obra “O Cidadão de Papel”, as disfunções de uma sociedade em que os direitos pregados pelo Estado não passam do papel (Constituição). Por conseguinte, disparidades sociais e a exclusão social são geradas, tendo em vista que o exercício da cidadania está diretamente ligado à obrigatoriedade do Estado assegurar os recursos necessários para atender os cidadãos que desenvolverem qualquer fragilidade mental.
Infere-se, imprescindivelmente políticas ao combate a essa problemática. Cabe ao Governo Federal, aliado aos Ministério da Educação e Saúde, promover a conscientização social e melhoramento de recursos no âmbito da saúde mental, por meio de um projeto a ser entregue à Câmara de Deputados, por seguinte fazer-se um Decreto Federativo. Nele deve constar a implantação de psicólogos em instituições de ensino, com finalidade de instruir e informal à importância da saúde mental – considerando que os preconceitos acerca de quaisquer assuntos que forem, são consolidados na formação infantil e juvenil, além da reforma nos investimentos públicos para a manutenção plausível de ambientes que acolhem e tratam de pessoas com doenças psiquiátricas. Ademais, diante do cenário hodierno de corrupção no Brasil, responsabiliza-se o Tribunal de Contas da União em fiscalizar recursos repassados para a realização de tais ações, a fim de buscar solucionar por completo o impasse, e caucionar efetivamente os direitos constitucionais.
720
Competência 1
Demonstrar domínio da norma da língua escrita. (70%)
140 pontos.
Atente parcialmente aos critérios a seguir. Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Há alguns erros de ortografia, pontuação, concordância verbal, regência norminal.
*”Dessa maneira”.
“Esteriótipos”.
“[…] vale ressaltar * o conceito”. (não há vírgula entre verbo e objeto).
“São notórias as gradativas taxas”.
“Em coadunação com a literatura brasileira”.
“Inferem-se políticas no combate”.
“Informar a importância”.
“[… ] preconceitos acerca de quaisquer assuntos * são consolidados”. (não se separa com vírgula sujeito e predicado).
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Competência 2
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. (70%) 140 pontos.
Atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
No segundo parágrafo, há a preocupação em definir o que é saúde e o tema em si, sobre preconceito, que deveria ser o tópico central da argumentação, é abordado de maneira um pouco tangenciada:
“Saúde mental é vista como ‘frescura’, ‘indiferença social’.”
Citação de Durkheim está coerente com a ideia de melhorar problemas sociais, mas é um pouco genérica
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Competência 3
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. (60%) 120 pontos.
Atendende aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
A tese não ficou clara e, no desenvolvimento da argumentação, não houve aprofundamento do tema principal.
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Competência 4
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. (70%) 140 pontos.
Atende parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com algumas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Há alguns erros de pontuação e coesão no texto.
– Faltou ponto final, depois de “alcançadas”, para finalizar o período (e em outras partes houve a reincidência do mesmo erro).
– Contudo é conjunção adversativa (contradiz a ideia imediatamente anterior a ela). Portanto, não é pertinente ao contexto, já que você não tem uma antítese (uma ideia contrária à anterior), mas uma continuação da mesma ideia, pelo que eu pude entender. Isso seria um erro de coesão. Soma-se a isso a falta de clareza da tese, no último período do primeiro parágrafo: não está clara a ideia que você pretende defender ao longo do texto. “Cria-se um paradoxo…”. Paradoxo com relação ao quê? Paradoxo = contradição.
– “Por seguinte fazer-se um Decreto Federativo” — falta de relação sintática com os demais elementos do período.
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Competência 5 (90%)
180 pontos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Atendende aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema de maneira lateral, mas ainda assim decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, com suficiente detalhamento.
Houve a citação das instituições da república relacionadas ao tema e ideias pertinentes e concretas na proposta de intervenção.
alans.
Há desvios da norma culta da língua portuguesa: gramáticais.
O texto atende à estrutura dissertativa-argumentativa.
O escritor demonstra conhecimento do tema e o desenvolve de forma satisfatória, com tese, argumentos e conclusão coerentes. Mas, há ideias que ficaram vagas, como, por exemplo, o paradoxo criado “entre as altas taxas e o descaso…”
Há também falta de coesão em partes do texto, a saber: “aliado aos Ministério da Educação e Saúde”, que deveria ser escrito: “aliado ao Ministério da Educação e ao, da Saúde.
A conclusão está de acordo com o desenvolvido no texto.
Além disso, o texto apresenta marca de autoria própria.
Notas:
Competência 1: 160;
Competência 2: 200;
Competência 3: 200;
Competência 4: 160;
Competência 5: 200.
Total: 920
Bruna Iasmin
Adorei, alguns erros de pontuação, porém, acredito que não vão diminuir tua nota, interessante a forma como conseguiu expressar tua opinião de forma direta mas racional.
Senti falta somente da teu ponto de vista crítico, mas acho que as marcas de autoria estão claras mesmo com as alusões que fizeste
C1: 180
C2:200
C3:160
C4:200
C5: 200
Daniel Barbosa
Você fez um excelente texto… Eitaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Infere-se, imprescindivelmente políticas ao combate a essa problemática. Cabe ao Governo Federal, aliado aos Ministério da Educação e Saúde, promover a conscientização social e melhoramento de recursos no âmbito da saúde mental, por meio de um projeto a ser entregue à Câmara de Deputados, por seguinte fazer-se um Decreto Federativo. Nele deve constar a implantação de psicólogos em instituições de ensino, com finalidade de instruir e informal à importância da saúde mental – considerando que os preconceitos acerca de quaisquer assuntos que forem, são consolidados na formação infantil e juvenil, além da reforma nos investimentos públicos para a manutenção plausível de ambientes que acolhem e tratam de pessoas com doenças psiquiátricas. Ademais, diante do cenário hodierno de corrupção no Brasil, responsabiliza-se o Tribunal de Contas da União em fiscalizar recursos repassados para a realização de tais ações, a fim de buscar solucionar por completo o impasse, e caucionar efetivamente os direitos constitucionais.
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Se coube tudo está de parabéns!!!
Algumas virgulas colocado em locais que não deveria ter…
Sentir falta de ser bem crítica em seus desfechos finais….
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C1 = 180
C2 = 200
C3 = 180
C4 = 200
C5 = 200 ===================== 960