Estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

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Em um de seus pensamentos, o sociólogo Émile Durkheim, postula a sociedade como semelhante a um organismo vivo que apresenta estados normais e patológicos. Diante dessa análise, pode-se aplicar o mesmo viés ideológico à realidade contemporânea, em virtude do enfrentamento de diversos transtornos relacionados à saúde, destacando-se o estigma associado às doenças mentais no Brasil, posto que as escolas, em grande parte, eximem-se da sua importância no processo de conscientização sobre a gravidade do exposto e, além do mais, é perceptível a carência da participação mais efetiva das esferas sociais no combate deste problema. Assim, é fulcral a discussão desses aspectos, a fim da tentativa de amenizar-se este imbróglio social.

Mormente, vale salientar a omissão das instituições de ensino, em sua maioria, no que diz respeito à intervenção socioeducativa sobre a necessidade da implementação do estudo voltado para as enfermidades que afetam o psicológico dos indivíduos nas suas grades curriculares, haja vista que uma conturbada saúde mental corrobora para o aparecimento de distúrbios como depressão e ansiedade, as quais tendem a influenciar diretamente na qualidade física do corpo humano e reflete em suas relações interpessoais.

Outrossim, evidencia-se uma insuficiência de políticas públicas que tangem a mitigação deste entrave, sendo notório o pouco investimento por parte do governo na suscitação de programas que minimizem esta difícil situação, doença essa conhecida como ” mal do século “, a qual é silenciosa e está inserida em diversos ambientes sociais. Todavia, algumas pessoas negligenciam a sua existência, fator que só agrava os transtornos mencionados.

Sendo assim, fica nítida, portanto, a necessidade de a problemática acerca da saúde mental no país seja debatida com maior eficácia. Dessarte, faz-se mister a parceria entre governo, escola e sociedade na elaboração de projetos socioeducativos em consonância a formulação de campanhas midiáticas, estes ministrados por psicopedagogos, psiquiatras e assistentes sociais, com o fito de promover não somente o tratamento destes distúrbios, mas também os meios de prevenção, fomentando modos de vida saudáveis que estão ligados a uma boa alimentação aliada à prática de exercícios físicos e mentais. Em suma, cabe aos poderes Legislativo e Executivo, aprimorar e fazer valer as políticas públicas vigentes desse empecilho de forma diligente, assegurando o suporte e subsídios necessários para uma boa qualidade de vida do cidadão. Por conseguinte, almeja-se a melhoria dos estados patológicos referidos por Durkheim presentes no âmbito social.

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8 Correções

  1. Boa noite Rodrigo,
    tudo bem?

    🔸COMPETÊNCIA 1 (nota- 180)
    Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
    Seu texto já demonstra uma boa noção de sintaxe, porém é necessário que produza períodos mais elaborados, com orações subordinadas com ordem inversa, com intercalações. Se tiver dúvidas sobre isso, é importante rever a teoria e fazer exercícios. Sua redação tens alguns desvios e, para eliminá-los, identifique qual é a área que lhe gera dúvidas (ortografia, acentuação, concordância, regência, etc.) e se dedicar ao estudo e à prática de exercícios sobre ela.

    🔸COMPETÊNCIA 2 (nota- 120)
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

    🔸COMPETÊNCIA 3 (nota-120)
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

    Para que o projeto de texto da sua redação fique sem falhas e estratégico, crie o hábito de, antes de escrever a redação, construir um roteiro do seu texto, anotando o que vai ser escrito em cada parágrafo. Todo o seu texto deve seguir por um mesmo caminho, garantido um projeto de texto bem executado. Todas as informações colocadas em seu texto precisam ser plenamente desenvolvidas, ou seja, não faça afirmações soltas. Tudo que é inserido precisa de um “porquê”.

    🔸COMPETÊNCIA 4 (nota-120)
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

    🔸COMPETÊNCIA 5 (100)
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

    TOTAL: 640

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    ❌ INTRODUÇÃO:
    “Em um de seus pensamentos, o sociólogo Émile Durkheim, postula a sociedade como semelhante a um organismo vivo que apresenta estados normais e patológicos. Diante dessa análise, pode-se aplicar o mesmo viés ideológico à realidade contemporânea, em virtude do enfrentamento de diversos transtornos relacionados à saúde, destacando-se o estigma associado às doenças mentais no Brasil, posto que as escolas, em grande parte, eximem-se da sua importância no processo de conscientização sobre a gravidade do exposto e, além do mais, é perceptível a carência da participação mais efetiva das esferas sociais no combate deste problema. Assim, é fulcral a discussão desses aspectos, a fim da tentativa de amenizar-se este imbróglio social.

    👀 A sua introdução está bacana, mas procure apresentar as teses de maneira mais explicita e contextualizar o tema ao seu argumento de introdução.

    ❌DESENVOLVIMENTO 1:
    “Mormente, vale salientar a omissão das instituições de ensino, em sua maioria, no que diz respeito à intervenção socioeducativa sobre a necessidade da implementação do estudo voltado para as enfermidades que afetam o psicológico dos indivíduos nas suas grades curriculares, haja vista que uma conturbada saúde mental corrobora para o aparecimento de distúrbios como depressão e ansiedade, as quais tendem a influenciar diretamente na qualidade física do corpo humano e reflete em suas relações interpessoais.”
    👀 Perceba que este desenvolvimento ficou bem corrido, sem períodos e uma argumentação sobre o seu ponto de vista sem embasamento, procure aqui introduzir alguma citação ou algum dado que você possa dissertar sobre. Perceba também que é necessário falar sobre os estigmas, do preconceito associado as doenças mentais na sociedade brasileira. (Sinto que tangenciou o tema em seus desenvolvimentos.)

    ❌DESENVOLVIMENTO 2:
    “Outrossim, evidencia-se uma insuficiência de políticas públicas que tangem a mitigação deste entrave, sendo notório o pouco investimento por parte do governo na suscitação de programas que minimizem esta difícil situação, doença essa conhecida como ” mal do século “, a qual é silenciosa e está inserida em diversos ambientes sociais. Todavia, algumas pessoas negligenciam a sua existência, fator que só agrava os transtornos mencionados.”
    👀 Perceba novamente como esse desenvolvimento está corrido, sem tópico frasal e períodos longos. Reitero que é preciso que fale dos preconceitos contra as doenças mentais no Brasil.

    ❌CONCLUSÃO:
    “Sendo assim, fica nítida, portanto, a necessidade de a problemática acerca da saúde mental no país seja debatida com maior eficácia. Dessarte, faz-se mister a parceria entre governo, escola e sociedade na elaboração de projetos socioeducativos em consonância a formulação de campanhas midiáticas, estes ministrados por psicopedagogos, psiquiatras e assistentes sociais, com o fito de promover não somente o tratamento destes distúrbios, mas também os meios de prevenção, fomentando modos de vida saudáveis que estão ligados a uma boa alimentação aliada à prática de exercícios físicos e mentais. Em suma, cabe aos poderes Legislativo e Executivo, aprimorar e fazer valer as políticas públicas vigentes desse empecilho de forma diligente, assegurando o suporte e subsídios necessários para uma boa qualidade de vida do cidadão. Por conseguinte, almeja-se a melhoria dos estados patológicos referidos por Durkheim presentes no âmbito social.”

    👀 A sua proposta de intervenção deve falar sobre o preconceito e como resolvê-lo.

    Rodrigo, o seu texto é interessante, mas não aborda o tema de forma específica. Observe em especial a palavra “estigma” presente na frase temática. Você precisa mostrar como, apesar dos casos de doenças mentais estarem aumentando no Brasil, há ainda preconceito em relação a elas. Desenvolva as causas e consequências disso e cuidado para não abordar apenas parte do tema, pois isso afeta bastante a nota.

    Enfim, espero ter te ajudado. Um grande abraço.

    Angélica.😊

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  2. Bom dia!

    Você escreve bem, porém tem que observar mais os parágrafos, para não ficarem muito grande e desorganizados.

    Sua introdução está muito boa;

    Os desenvolvimentos estão completos, porém achei que você deveria fazer uma explicação mas detalhada e um desfecho final bem crítico;

    Intervenção meia confusa com muitas coisas, senti falta de detalhamento de um agente.

    ==============================

    C1 = 180
    C2 = 200
    C3 = 180
    C4 = 180
    C5 = 180 ================= 920 PONTOS

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  3. Olá!!!

    Gostei bastante da sua redação, mas quero citar os pontos positivos e os pontos que podem ser melhorados.

    PONTOS POSITIVOS: A escolhas das teses foram muito boas, bem como o desenvolvimento dos argumentos para manter o tema. Achei uma escrita muito leve e objetiva. Realmente uma redação muito boa! 👏🏻

    PONTOS QUE PODEM SER MELHORADOS: Na minha opinião, no parágrafo 1 e 4, os períodos das frases ficaram muito grande, dando ao leitor uma perda de foco. Já na conclusão, onde fala “em suma” achei que não era necessário repetir novamente os agentes da ação, pois no parágrafo anterior já respondia todas as perguntas da intervenção.

    Enfim, tenho certeza que você vai conseguir melhorar esse pontos, e a nota mil vem!

    Nota: 950 pontos 👏🏻

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  4. Muito boa sua escrita, incrivelmente fácil de ler, a forma que você abordou o tema foi ótima, também.
    A citação de Durkheim encaixou perfeitamente no conceito e os parágrafos foram muito bem organizados. Meu único incômodo foi a forma que você colocou as aspas, com espaços, mas tirando isso, tá ótima.
    Nota: 980

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  5. C1: 200 C2: 200 C3: 180 C4: 180 C5: 160 Nota: 920

    Sua redação está muito boa. Aplique pelo menos uma área do conhecimento em cada parágrafo de desenvolvimento para enriquecer o seu texto. Não é obrigatório, apenas uma dica. Diminua o tamanho dos períodos: no 2º parágrafo, há apenas um período muito extenso o que dificulta o entendimento e progressão textual. Sua conclusão está ótima, é necessário apenas filtrar as informações mais relevantes e utilizar as 5 ferramentas: agente, ação, meio, finalidade e detalhamento. Continue assim, você vai longe!
    Você arrasou!

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  6. 960
    Perdendo pontos apenas da d4 porém dependendo do corretor seria 1000.

    Boa abordagem do texto!
    Bom uso de palavras e repertório produtivo

    Porém tenho a impressão de que faltou comprovação empírica de porque às doenças mentais são o mal do século( devia ter colocado algum dado que indicasse essa afirmação).

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  7. Boa tarde!! Sua redação está boa do início ao fim, não fugiu do tema em momento algum, ótimas palavras, parágrafos certos e seguiu exatamente as regras de uma redação. Porém acho que a conclusão está faltando algo, não fechou bem, mas fora isso é uma ótima redação.

    você arrasou!!!!!!

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  8. Sua redação está muito boa em todos os aspectos; Parágrafos bem construídos, bom uso dos conectivos e sem fuga ao tema. Apenas a conclusão está faltando o meio e o detalhamento, além do fato que você poderia ter trazido mais um repertório contextualizado dentro do seu desenvolvimento.

    Portanto:

    C1: 200. C2: 180. C3: 180. C4: 180. C5: 160

    900

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