Segundo a constituição de 1988,artigo 217 é dever do Estado fomentar práticas esportivas formais e não formais,garantindo a cidadania através do esporte. Contudo, não é isso que se pode observar na atual realidade, ainda há um acesso precário nas diferentes modalidades esportivas e condições desiguais fruto da desigualdade social.
Em primeiro plano, é importante lembrar que o acesso precário atinge principalmente pessoas que possuem mobilidade reduzida, que acabam não recebendo condições de lazer e crescimento não só pela deficiência,mas também por não terem acesso a lugares com boa estrutura para praticar o esporte, o que evidência descaso e retirada do direito à cidadania dessas pessoas.
Segundo o escritor Darcy Ribeiro, “O Brasil, último país a abolir a escravidão “, possui uma herança negativa,o que torna a classe dominante gozar da maioria dos direitos reforçando assim ,a desigualde. Fazendo alusão à essa afirmação,é notório que a cidadania ainda é restrita visto que ,na sociedade atual pessoas mais pobres não possuem acesso garantido ao lazer e quando possuem são nas escolas que são espaços muitas das vezes sem nenhuma estrutura e auxílio de profissionais. O que é algo sério, pois essas crianças e adolescentes não tem acesso ao esporte como meio de formação da cidadania.
Conforme as informações supracitadas, é notório que é necessário um maior incentivo e estrutura para que pessoas possuem acesso ao esporte, para garantir a cidadania. Dessarte, que o Ministério da Educação invista em construções de quadras nas escolas voltadas para a prática esportiva, a fim de difundir o lazer entre os cidadãos. É mister também, que Organizações não Governamentais,promova campanhas de atividades esportivas para ampliar o acesso aos cidadãos, só assim será possível garantir esse direito previsto na constituição Federal Brasileira.
ANGELMUSIC
BOA NOITE ! Ivanessa Rodrigues carvalhalIniciante .
-De um modo geral, seu texto está muito bom.
– Prende a atenção do leitor.
– TESE bem definida, gostei.
– O texto é um pouco curto, porém, dá para ficar por dentro do assunto abordado.
– Usou bem os conectivos que ligam as orações, períodos, frases…. PARABÉNS..
– ARGUMENTAÇÃO NOTA MÁXIMA..
– Coerência entre os parágrafos, muito bom.
# TOME CUIDADO APENAS COM OS VERSOS MUITO GRANDE SEM VIRGULA, TORNA CANSATIVO AO LEITOR..
* Correção por competência:
-Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa. ( 180 )
-Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. ( 180 )
-Competência III: seleção, organização e interpretação de informações, fatos e opiniões sobre o tema em defesa de um ponto de vista. ( 200 )
– Competência IV: demonstra conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação na redação. … (200 )
OBS: Esses recursos são importantes para garantir coesão textual e uma boa relação entre as ideias dispostas na
redação.
-Competência V: Proposta de intervenção. ( 200 )
# NOTA FINAL: 960.
.
SUCESSO :-)
[email protected]
Olá!
Segue abaixo os pontos que avaliei a respeito de sua redação:
Tema (ponto de vista suficientemente abrangente de acordo com a proposta apresentada): Bom desenvolvimento do tema.
Coerência nos parágrafos (condução racional às conclusões sintetizadas num ponto de vista ou opinião): Boa coerência.
Argumentação (utilização de variados recursos que conquistem a adesão do leitor às ideias defendidas): Boa argumentação na abordagem do tema.
Coesão na linguagem (relacionamento sintático e semântico entre palavras, orações e períodos, com clareza, correção, propriedade, concisão e fluência): Bom emprego de elementos coesivos.
Seleção lexical (amplitude, elegância e harmonia do conjunto de vocábulos utilizados no texto na variedade culta da língua): Boa seleção lexical.
Está boa a sua redação, continue assim!
Wesley161193
gostei do texto , prende a atenção a forma que escreve
virgulas muito bem usadas na maioria do texto , redação um poco curta mais da para ficar por dentro do assunto muito bem.
acredito que no Enem seria uma boa.
gostei do final em especial propondo uma saída do problema ,bem perfil p enem msm