Esporte e Cidadania

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No longa-metragem “Rocky Balboa”, é narrada a história de um homem que utiliza do esporte para superar seus próprios limites pessoais e melhorar sua condição de vida. Mas, atualmente no Brasil muitos cidadãos e jovens não poderiam viver uma realidade parecida com essa, pois infelizmente, o esporte na nação brasileira não está disponível a todos, o que vai contra os princípios de cidadania resguardados pela constituição federal. Situação essa, que é causada por baixos investimentos governamentais nessa área, o que gera diversas consequências a sociedade.

Primeiramente, é necessário destacar os baixos investimentos destinados a essa área, como a principal raiz dessa negativa, pois dessa forma, muitas localidades, principalmente as mais isoladas, como favelas, ficaram sem centros esportivos próximos, o que exclui muitas pessoas da prática esportiva. Por certo, a iniciativa de moradores da comunidade do Tuiti, no Rio de Janeiro, em criar o projeto social “Do morro ao Ringue”, para oferecer aos jovens locais a chance de praticarem boxe, um tipo de luta, prova isso. Dessa forma, fica claro que o descaso do governo em relação ao esporte e a cidadania é um dos alicerces dessa problemática.

Ademais, também é devido salientar as graves consequências que a falta de práticas esportivas pode causar na juventude, já que elas são responsáveis por tirar muitos deles das ruas, e principalmente das mãos do crime, além de auxiliar no desenvolvimento cognitivo dos mesmos. Por conseguinte, a privação do esporte causara dificuldades ao aperfeiçoamento de habilidades comunicativas e sociais, bem como provável aumento nos índices de violência urbana, decorrente da possível elevação do numero de delitos. Sendo assim, é lícito postular que a população deve auxiliar na cobrança de medidas que resolvam esse problema.

Portanto, infere-se que para promover um acesso ao esporte mais igualitário, garantindo assim os direitos de cidadania previstos na constituição, é preciso que o Ministério da Economia destine mais verbas, por meio da inclusão desse objetivo na lei de diretrizes orçamentarias, paras a construção de espaços esportivos em localidades afastadas dos grandes centros, como favelas, com o objetivo de oferecer as pessoas dessas regiões o acesso livre a prática esportiva. Somente assim, o Brasil se tornará mais justo e poderá permitir que seus cidadãos possam ver no filme de Rocky uma inspiração para suas vidas.

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1 Correção

  1. c1: arraso! vocabulário amplamente diversificado, com poucos desvios (atente-se ao uso das vírgulas na separação de conectivos de temporalidade) obs.: a construção dos períodos, em alguns casos, está um pouco desconectada (oq é diretamente motivado pela conjugação incorreta dos verbos) como em
    “atualmente no Brasil muitos cidadãos e jovens não poderiam {podem}”. cuidado com o uso de “os mesmos” como retomada, isso pode ser considerado um tropeço. 160 pontos

    c2: ambos os repertórios são legitimados, pertinentes e foram usados de forma produtiva. ademais, seu texto não foge da tipologia dissertativa-argumentativa, o que lhe confere 200 pontos nessa competência.

    c3: argumentação consistente, você conseguiu desenvolver os repertórios de forma muito cuidadosa, só toma cuidado com teor argumentativo da sua introdução, citaste a constituição, mas em nenhum momento esse repertório foi desenvolvido de forma formidável. 200 pontos

    c4: sua redação estabelece uma ordem de causa/consequência muito bem planejada. todavia, sua tese está um pouco implícita o que afeta a construção de um ciclo textual eficaz, especificar as “diversas consequências” seria uma dicazinha. (cuidado com os repertórios jogadoos [novamente pontuando], citaste a constituição e em nenhum momento retomaste ela nos demais parágrafos). não houve repetição de conectivos, essa competência só foi um pouco afetada por alguns equívocos no seu projeto de texto. 160 pontos.

    c5: os cinco componentes estão muito bem especificados e há detalhamento. ótimo! 200 pontos.

    nota geral: 920. continue treinando, parabéns.

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