Iniciante

Escassez de água no Brasil.

  • 2

Tendo em vista que, sempre tivemos problemas em relação a escassez  d´água no brasil mas foi a partir de 2014, os primeiros grandes focos daquilo que pode ser a maior crise hídrica de sua história. Embora, e preciso considerar que existe 2 principais que contribui para a falta d’ água que são: O uso excessivo desse recurso, e questões climáticas.
Atualmente, o uso excessivo é um problema que reduz bastante a quantidade de água potável disponível para uso e consumo humano. Esse fenômeno está associado à superpopulação, indústria e agricultura.
Esse conceito inclui o uso excessivo de seres humanos em suas pequenas atividades diárias, mas refere-se principalmente a atividades industriais e agrícolas que utilizam quantidades abundantes em seu desenvolvimento. Jonh Locke filósofo inglês dizia que as ações dos seres humanos são consequências de seus pensamentos, com base nessa fala somos os principais culpados por não dar atenção necessária a este problema.
Outro fator existente, e que quando temos um ano seco numa determinada região podemos considerar que consequentemente não teremos água, nem abastecimento direto, geralmente as regiões de periferias das grandes cidades são as que mais sofrem, pois não tem encanamento, com isso a energia fica cara, e os alimentos sobem de preço o que leva muitos a sofrerem, porém sofre mais aqueles de condições precárias.
Portanto, medidas fazem-se necessárias para reduzir tal problemática social. Urge ao ANA (Agência Nacional de Água) em parceria com a mídia televisiva, criar e divulgar mais projetos em todo o território brasileiro, em apoio à população local, por meio de verbas governamentais e acordos empresariais, que constatariam novas técnicas para o reaproveitamento de águas nos períodos de muita chuva e encanamento digno nas periferias.  Tal ação visa diminuir o desperdício, consequentemente, reduzir a desigualdade nas regiões, distanciando-se da realidade vivida pelo eu lírico em ‘Cidadão’.

 

Compartilhar

4 Correções

  1. A introdução está confusa. Tente organizar melhor as ideias antes de por na redação e não confunda ”e” com ”é”.
    No desenvolvimento 1 está um pouco difícil de entender as ideias.
    No desenvolvimento 2 o uso de virgulas não está muito bom
    Conclusão está boa, mas com erros de gramatica
    Lembre se de tentar organizar suas ideias antes de coloca-las na redação, isso pode ajudar muito, e sempre revisar alguns possíveis erros gramaticais. Bons estudos!

    • -1
  2. Olá, tudo bem? :) Irei corrigir a sua redação.

    Introdução – Uso de pretérito imperfeito na primeira pessoa do verbo tivemos. Não é permitido o uso de verbos na primeira pessoa por ser um texto dissertativo argumentativo. Uso excessivo da palavra “que”, tente substituí-la. Não desenvolveu muito bem as ideias do primeiro parágrafo além certos erros de conectivos e gramatica.

    Desenvolvimento 1 – Algumas partes ficaram confusas de entender, como no começo do parágrafo onde há a falta de alguns conectivos. O final do parágrafo esta bom, com a citação do filósofo no trecho.

    Desenvolvimento 2 – Mesmos problemas de conectivos, parte gramatical também precisa melhorar, principalmente no uso da vírgula. Final do parágrafo ficou confuso.

    Conclusão – O início do parágrafo está bom, além da melhora de coerência que é bem explícita e na gramatica também, porém há certos erros gramaticais como no final do parágrafo quando é mencionado “águas nos períodos de chuva”.

    Seu texto pode melhorar, foque em estudar sinônimos de certas palavras e nos conectivos que você pode usar no texto, pratique mais redações para conseguir visualizar seus erros e melhorar sua coerência.

    Boa sorte e bons estudos!

    • 0
  3. Olá, irei corrigir sua redação conforme as regras do Enem, espero ajudar.

    Introdução: Existe alguns erros ortográficos: “em relação a escassez” deveria ser “em relação à escassez”, “brasil” deveria ser “Brasil” e deveria conter uma virgula após a palavra “no Brasil, mas foi a partir de 2014″. Você não citou repertorio e não detalhou muito bem, foi logo direto para suas teses.

    Desenvolvimento 1: Falta de conectivo coerente no inicio, você citou repertório porém não debateu muito sobre ele, iniciou bem porem finalizou mal seu desenvolvimento, da pra deixar melhor.

    Desenvolvimento 2: Falta de conectivo coerente, falou muito pouco sobre, não citou repertorio porém não é necessário aqui, usou as virgulas de forma incorreta.

    Conclusão: Sua conclusão está bem coerente, apresentou proposta, aplicou agente, exemplificou e detalhou.

    Bom, está indo em um bom caminho, porém precisa ter mais atenção com ortografia.

    C1: 120
    C2: 120
    C3: 120
    C4: 160
    C5: 160

    Nota final: 680

    Refiz sua redação, ela está melhorada e sua nota passa de 800+, leia e revise.

    Segundo a filosofa Simone Beauvoir, “O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles”. Visto que, o Brasil sofre com a escassez de água, foi somente em 2014 que os primeiros grandes focos daquilo que poderia vir a ser maior crise hídrica de sua história surgiu. Dessa forma, é preciso considerar que grandes problemas contribuem para a falta d’água, quais se configuram o uso excessivo desse recurso e as questões climáticas.

    Em primeiro lugar, o uso excessivo de água é um mal que inflige a redução de água potável disponível para uso e consumo humano. Esse fenômeno está associado à superpopulação, indústria e agricultura, tal como o uso excessivo e errado deste meio em pequenas atividades diárias da população. Nesse sentido, o filósofo inglês John Locke dizia que as ações dos seres humanos são consequências de seus pensamentos, com base nessa fala somos os principais culpados por não dar atenção necessária a este problema.

    Outrossim, as questões ambientais em sua grande maioria climática tais como a seca, determinadas regiões de baixo volume de precipitação anual, podemos considerar que consequentemente não teremos água, nem abastecimento direto. Sendo assim, regiões de periferias das grandes cidades são as que mais sofrem, pois, em sua grande maioria é deficiente de água encanada. Portanto, diversos problemas assolam nossa sociedade devido a esse revés, a energia fica cara, e os alimentos sobem de preço o que leva muitos a sofrerem.

    Portanto, medidas fazem-se necessárias para reduzir tal problemática social. Cabe ao ANA (Agência Nacional de Água) em parceria com a mídia televisiva, criar e divulgar mais projetos em todo o território brasileiro, em apoio à população local, por meio de verbas governamentais e acordos empresariais, que constatariam novas técnicas para o reaproveitamento de águas nos períodos de muita chuva e encanamento digno nas periferias. Tal ação visa diminuir o desperdício, consequentemente, reduzir a desigualdade nas regiões, distanciando-se da realidade vivida pelo eu lírico em “Cidadão”.

    • 1
  4. começar a redação usando esse conectivo deixou seu texto sem sentindo comece usando uma citação como a constituição federal e um dos seus artigos que tenha relação direta com o tema
    cuidado com o “e” e “é”, faltou muito acento nesse substantivo
    coloque parágrafos nos textos, mesmo que seja em plataformas digitais
    quando você argumentar você deve sempre detalhar, por isso não tem necessidade de colocar mil argumentos, dois ou três ja são suficientes para entender e fazer um bom texto
    não acho que tem necessidade de colocar palavras rebuscadas no meio de “frases” comuns e tambem não é necessario voce utilizar citações na conclusão, lembre-se o básico funciona

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.