Estudante

Equidade de gênero contra a mulher no Brasil

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No livro “Paradoxo da moral” do filósofo Vladimir jankélévitch, vai evidenciar  a cegueira do homem moderno, ou seja, a passividade das pessoas na frente do impasses enfrentados pelo próximo, contudo, na prática, a prerrogativa está interligada com a equidade de gênero contra a mulher no Brasil, que representa um obstáculo direto para a efetivação de melhores cenários, cabe as empresas valorizarem as mulheres em cargo de poder e ao Governo investir mais em educação, como propulsores do problema.

Nesse meandro, No filme Enola Holmes, a garota Enola, nasce na Inglaterra do século XVIII, contudo no ponto de vista de seus irmãos, pelo fato de ela ser do sexo oposto, a sua praxe era se igualar as outras mulheres da época, com o ato de especialização em prol do homem, paralelamente essa premissa é notada nos dias atuais, onde a mulher tem os seus direitos restritos, na hora de competir com um homem dentro ambiente de trabalho, possuindo o mesmo cargo, capacitação física e intelectual, prova disso, são as jogadores de futebol feminino que recebem um salário menor do que os atletas do masculino, sendo uma proposição totalmente contrária a igualdade de gênero.

Ademais Para o filósofo Friedrich Nietzsche, quanto mais inteligente é a mulher, tanto mais se afasta do homem, nessa perspectiva, o papel da educação é ensinar ao ser humano a se comportar dentro da sociedade, além disso, o art 5° da Constituição Federal do Brasil, define o direito de respeito a qualquer indivíduo, sem distinção de raça ou gênero, entretanto, as autoridades competentes rompem com essa conformidade, pois as mulheres continuam sendo desvalorizadas,, mesmo com o intelecto adequado e possuindo curso superior mestrado e doutorado. Logo é de imediato, ações governamentais em prol das mulheres.

Portanto, a equidade de gênero contra a mulher no Brasil, é um dilema atual, compete as empresas incentivar a liderança feminina dentro da corporação, com debates que reúna o time, em prol de um discurso sobre a igualdade no ambiente de trabalho, exposição das conquistas e realizações feminina nos mundos dos negócios, além do mais , o Governo tem um papel muito grande em educar e propagar uma melhor imagem feminina dentro da escola e no mundo do trabalho, polarizando o direito delas em âmbito público, sendo assim, teremos uma sociedade mais equânime.

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2 Correções

  1. Olá! Eu vou dividir minha avaliação de acordo com as competências do ENEM.

    C1) Regras do português e linguagem formal. 100/200
    Introdução:
    “No livro ‘Paradoxo da moral’ do filósofo Vladimir *jankélévitch*, *vai evidenciar* a cegueira do homem moderno,…”
    Sobrenome do filósofo com letra maiúscula: Jankélévitch
    “Vai evidenciar” dá a ideia de algo que acontecerá no futuro, mas o livro já foi escrito. Portanto, o livro evidencia a cegueira do homem moderno.

    “a passividade das pessoas *na frente do impasses* enfrentados pelo próximo”
    => frente aos impasses

    “contudo, na prática, a prerrogativa está interligada…”
    Começar uma nova frase em “Contudo, …”

    Começar nova frase em: “cabe as empresas valorizarem”
    Colocar crase: cabe às empresas
    Dica: crase sempre vai na frente de um substantivo FEMININO, quando tiver dúvidas, tente substituir por um masculino e veja se a frase fica com “ao”. Ex: cabe ao governo => quer dizer que precisa de crase se o substantivo for feminino, como “cabe às empresas”.

    Desenvolvimento 1:
    “Nesse meandro, *No filme Enola Holmes, a *garota Enola*, nasce na Inglaterra do século XVIII,”
    Letra maiúscula desnecessária.
    Para não repetir a palavra “Enola”, sugiro escrever “a protagonista”.
    Vírgula incorreta, separando o sujeito (a garota Enola) do predicado (nasce na Inglaterra…).
    => Nesse meandro, no filme Enola Holmes, a protagonista nasce na Inglaterra do século XVIII.

    “contudo* no ponto de vista de seus irmãos, pelo fato de ela ser do sexo oposto, a sua praxe era se igualar as* outras mulheres da época, com o ato de especialização em prol do homem,”
    Fazer disso uma frase.
    Remover “contudo” porque isso traz a ideia de contradição da frase anterior, parece que você vai trazer algo oposto à afirmação de que a garota nasceu na Inglaterra, e isso não faz sentido.
    “igualar às mulheres” (tem crase)
    => No ponto de vista de seus irmãos, pelo fato de ela ser do sexo oposto, a sua praxe era se igualar às outras mulheres da época, com o ato de especialização em prol do homem.

    “*paralelamente* essa premissa é notada nos dias atuais, onde* a mulher tem os seus direitos restritos, *na hora de competir com um homem dentro * ambiente de trabalho, possuindo o mesmo cargo, capacitação física e intelectual”
    Fazer desse trecho uma frase, começando em “paralelamente” e terminando em “intelectual”.
    Vírgula após “paralelamente”
    Apenas use “ONDE” ao se referir a LUGARES. Como você está se referindo a um tempo (nos dias atuais), use algo como “nos quais”
    O sentido fica melhor se você escrever: “tem os seus direitos restritos, POR EXEMPLO, na hora de competir com um homem dentro DE UM ambiente de trabalho…”

    “prova disso,* são as jogadores* de futebol feminino *que recebem um salário menor do que os atletas do masculino, sendo uma proposição totalmente contrária *a igualdade de gênero.”
    Começar nova frase aqui.
    Primeira vírgula inadequada.
    as jogadoras, não as jogadores
    Depois faltou uma vírgula (porque você vai trazer uma explicação).
    Também faltou crase.
    => Prova disso são as jogadoras de futebol feminino, que recebem um salário menor do que os atletas do masculino, sendo uma proposição totalmente contrária à igualdade de gênero.

    Desenvolvimento 2:
    “Ademais Para o filósofo Friedrich Nietzsche, …”
    => Ademais, para o filósofo …

    Seu parágrafo está com uma frase enorme, divida em frases menores, começando em:
    “Nessa perspectiva, o papel da educação …”
    “Além disso, o art 5° da Constituição …”
    “Entretanto, as autoridades competentes …”
    Lembre-se de colocar ponto final e iniciar a frase com letra maiúscula.

    “o art 5° da Constituição Federal do Brasil, * define o direito de respeito a qualquer indivíduo”
    Vírgula incorreta, separando o sujeito (o art 5° da Constituição Federal do Brasil) do seu predicado (define o direito de respeito a qualquer indivíduo …)

    “curso superior * mestrado e doutorado” (faltou uma vírgula)

    ” Logo é de imediato, ações governamentais em prol das mulheres.”
    Vírgula na posição errada.
    Parece que faltou algo na frase.
    => Logo, é crucial que hajam ações governamentais em prol das mulheres.

    Conclusão:
    “a equidade de gênero contra a mulher no Brasil, é um dilema atual”
    Vírgula errada, separando sujeito (quem executa a ação) do predicado (a ação em si).

    Começar nova frase em “compete as empresas incentivar”, também vai crase.
    => Compete às empresas incentivar…

    “com debates que reúna o time”
    Concordância: debates (plural) que reúnam (plural) o time.

    “exposição das conquistas e realizações feminina* nos mundos dos negócios” => femininas

    “além do mais, o Governo” => iniciar nova frase.

    “sendo assim, *teremos* uma sociedade mais equânime.”
    Evite usar conjugações verbais nas pessoas EU e NÓS.
    => sendo assim, a sociedade se tornará mais equânime.

    C2) Adequação ao tema e entendimento do estilo textual dissertativo-argumentativo.140/200
    Eu não entendi bem o tema, se for o título, ele parece controverso para mim. Então não posso avaliá-lo nesse quesito.
    A estrutura do texto está bem elaborada, mas poderia melhorar.
    Na introdução traga: contextualização + relação com o cenário brasileiro + tese (ponto de vista) + resumo dos dois argumentos principais (um para cada parágrafo de desenvolvimento).

    C3) Coerência dos argumentos, fatos e opiniões; fluidez do texto. 140/200
    Introdução:
    Eu não entendi bem o seu título, esse é o tema da redação?
    Não faz sentido “a equidade de gênero CONTRA a mulher no Brasil”, porque a equidade é algo bom, é como uma igualdade de direitos, as mulheres buscam isso.

    O trecho a seguir parece mais uma proposta de intervenção, não é usual colocar esse tipo de frase na introdução.
    “cabe as empresas valorizarem as mulheres em cargo de poder e ao Governo investir mais em educação”
    Além disso, você escreveu que essas coisas seriam “propulsores do problema”, isso quer dizer que AUMENTARIA o problema, deixaria ainda mais grave, e eu acho que não foi isso o que você quis dizer. Para lembrar o significado de “propulsor” pense em um foguete; propulsor é aquilo que impulsiona.

    Conclusão:
    Você começou com “Portanto, a equidade de gênero contra a mulher no Brasil, é um dilema atual,”
    Esse é o tipo de frase ideal para colocar numa introdução. No começo do último parágrafo, você deve deixar bem claro que esse dilema precisa ser solucionado/combatido/mitigado, e não apenas que ele é atual.

    “polarizando o direito delas em âmbito público”
    Polarizando não foi uma boa escolha de palavra. Opte por “garantindo” e coloque “direito” no plural. Não precisa especificar “em âmbito público”. Direitos são importantes em todos os lugares.
    => garantindo os direitos delas.

    C4) Articulação entre as partes do texto, uso de conectivos. 180/200
    Você utilizou diversos conectivos, mas deve lembrar-se de usar mais pontos finais antes da maioria deles.

    C5) Proposta de intervenção com agente, ação, meio, detalhamento e finalidade. 160/200
    Não foi possível identificar claramente esses cinco elementos na sua proposta.
    Dica: atualmente, NÃO é mais exigido fazer DUAS propostas de intervenção. Basta que você faça uma bem completa e detalhada.

    Nota final: 720/1000
    Você está no caminho certo!
    É perceptível que você tem boas ideias, bons repertórios, só precisa treinar um pouco mais para evitar erros de uso de vocabulário e da vírgula, além de dividir seus parágrafos em frases mais curtas.
    Parabéns pela sua redação!

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  2. Introdução:
    * Vírgula após nome do livro;
    * Letra maiúscula no nome do autor;
    * Trocar “vai evidenciar” por evidencia;
    * “doS impasses”;
    * Em “contudo”, comece um novo período no texto;
    * Em “cabe as empresas” comece outro período
    (Exemplo: [•••] cenários. Portanto, cabe as empresas…);
    -> Repertório ok, problematização ok, tese ok, apresentou suas causas com antecedência e bom vocabulário.

    D1:
    * Comece seu desenvolvimento com um tópico frasal, uma apresentação do tema
    (Exemplo: Nesse viés, é notório que antigos pensamentos nas empresas auxiliam o problema relacionado à desigualdade de gênero.);
    * Repetição de “contudo” (linha 2)
    * Comece um novo período em “Paralelamente”;
    * Ótima argumentação
    * Finalize seu desenvolvimento com uma consequência da sua causa
    (Exemplo: Desse modo, tem-se um país que, por conta de crenças passadas, não pensa em pró das mulheres.)

    D2:
    * Novamente, comece com um tópico frasal
    (Exemplo: Ademais, é inegável que a desigualdade entre gêneros se faz presente à medida em que a educação continua falha.);
    * Ademais Para -> Ademais, para;
    * Comece um novo período em “Nessa perspectiva”(linha 2) e em “Entretanto”(linha 7);
    * Senti falta de uma argumentação mais puxada para como o conhecimento poderia ajudar nesse tema;
    * Troque o último período por uma consequência da falta de investimento na educação.

    Conclusão:
    * Comece com uma antecipação se puder
    (Exemplo: Fica evidente, portanto, que é necessário a criação de alternativas para amenizar o impasse citado.);
    * Comece um novo período em “Além do mais”(linha 6) e em “Sendo assim”(penúltima linha);
    * Certifique-se de que em pelo menos 1 das propostas tenha os 5 agente: quem, ação, meio/modo, finalidade e detalhamento de qualquer agente anterior. Pelo visto nenhuma das suas propostas apresenta os 5, oq iria prejudicar sua nota na competência 5.
    * Analisando sua primeira proposta: quem(“empresas”), ação(“incentivar”, normalmente se localiza por um verbo), meio(“com debates”), faltou a finalidade(Exemplo: com o propósito de tornar os trabalhadores pessoas mais conscientes) e o detalhamento poderia ser até mesmo o último período(ou detalhar outro agente, como “empresas, locais em que grande parte da população se encontra,”).
    -> Lembrando que, ao colocar os 5 agentes em uma proposta, a segunda n precisa estar completa. No seu caso, com a primeira completa, a segunda proposta está perfeita do jeito apresentado, ótimo vocabulário e ótima finalização. Fique atento às suas propostas de intervenção, colocando como seria feito na prática com cada detalhe fica melhor.

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