No livro “Paradoxo da moral” do filósofo Vladimir jankélévitch, vai evidenciar a cegueira do homem moderno, ou seja, a passividade das pessoas na frente do impasses enfrentados pelo próximo, contudo, na prática, a prerrogativa está interligada com a equidade de gênero contra a mulher no Brasil, que representa um obstáculo direto para a efetivação de melhores cenários, cabe as empresas valorizarem as mulheres em cargo de poder e ao Governo investir mais em educação, como propulsores do problema.
Nesse meandro, No filme Enola Holmes, a garota Enola, nasce na Inglaterra do século XVIII, contudo no ponto de vista de seus irmãos, pelo fato de ela ser do sexo oposto, a sua praxe era se igualar as outras mulheres da época, com o ato de especialização em prol do homem, paralelamente essa premissa é notada nos dias atuais, onde a mulher tem os seus direitos restritos, na hora de competir com um homem dentro ambiente de trabalho, possuindo o mesmo cargo, capacitação física e intelectual, prova disso, são as jogadores de futebol feminino que recebem um salário menor do que os atletas do masculino, sendo uma proposição totalmente contrária a igualdade de gênero.
Ademais Para o filósofo Friedrich Nietzsche, quanto mais inteligente é a mulher, tanto mais se afasta do homem, nessa perspectiva, o papel da educação é ensinar ao ser humano a se comportar dentro da sociedade, além disso, o art 5° da Constituição Federal do Brasil, define o direito de respeito a qualquer indivíduo, sem distinção de raça ou gênero, entretanto, as autoridades competentes rompem com essa conformidade, pois as mulheres continuam sendo desvalorizadas,, mesmo com o intelecto adequado e possuindo curso superior mestrado e doutorado. Logo é de imediato, ações governamentais em prol das mulheres.
Portanto, a equidade de gênero contra a mulher no Brasil, é um dilema atual, compete as empresas incentivar a liderança feminina dentro da corporação, com debates que reúna o time, em prol de um discurso sobre a igualdade no ambiente de trabalho, exposição das conquistas e realizações feminina nos mundos dos negócios, além do mais , o Governo tem um papel muito grande em educar e propagar uma melhor imagem feminina dentro da escola e no mundo do trabalho, polarizando o direito delas em âmbito público, sendo assim, teremos uma sociedade mais equânime.
Le.Le.Lê
Olá! Eu vou dividir minha avaliação de acordo com as competências do ENEM.
C1) Regras do português e linguagem formal. 100/200
Introdução:
“No livro ‘Paradoxo da moral’ do filósofo Vladimir *jankélévitch*, *vai evidenciar* a cegueira do homem moderno,…”
Sobrenome do filósofo com letra maiúscula: Jankélévitch
“Vai evidenciar” dá a ideia de algo que acontecerá no futuro, mas o livro já foi escrito. Portanto, o livro evidencia a cegueira do homem moderno.
“a passividade das pessoas *na frente do impasses* enfrentados pelo próximo”
=> frente aos impasses
“contudo, na prática, a prerrogativa está interligada…”
Começar uma nova frase em “Contudo, …”
Começar nova frase em: “cabe as empresas valorizarem”
Colocar crase: cabe às empresas
Dica: crase sempre vai na frente de um substantivo FEMININO, quando tiver dúvidas, tente substituir por um masculino e veja se a frase fica com “ao”. Ex: cabe ao governo => quer dizer que precisa de crase se o substantivo for feminino, como “cabe às empresas”.
Desenvolvimento 1:
“Nesse meandro, *No filme Enola Holmes, a *garota Enola*, nasce na Inglaterra do século XVIII,”
Letra maiúscula desnecessária.
Para não repetir a palavra “Enola”, sugiro escrever “a protagonista”.
Vírgula incorreta, separando o sujeito (a garota Enola) do predicado (nasce na Inglaterra…).
=> Nesse meandro, no filme Enola Holmes, a protagonista nasce na Inglaterra do século XVIII.
“contudo* no ponto de vista de seus irmãos, pelo fato de ela ser do sexo oposto, a sua praxe era se igualar as* outras mulheres da época, com o ato de especialização em prol do homem,”
Fazer disso uma frase.
Remover “contudo” porque isso traz a ideia de contradição da frase anterior, parece que você vai trazer algo oposto à afirmação de que a garota nasceu na Inglaterra, e isso não faz sentido.
“igualar às mulheres” (tem crase)
=> No ponto de vista de seus irmãos, pelo fato de ela ser do sexo oposto, a sua praxe era se igualar às outras mulheres da época, com o ato de especialização em prol do homem.
“*paralelamente* essa premissa é notada nos dias atuais, onde* a mulher tem os seus direitos restritos, *na hora de competir com um homem dentro * ambiente de trabalho, possuindo o mesmo cargo, capacitação física e intelectual”
Fazer desse trecho uma frase, começando em “paralelamente” e terminando em “intelectual”.
Vírgula após “paralelamente”
Apenas use “ONDE” ao se referir a LUGARES. Como você está se referindo a um tempo (nos dias atuais), use algo como “nos quais”
O sentido fica melhor se você escrever: “tem os seus direitos restritos, POR EXEMPLO, na hora de competir com um homem dentro DE UM ambiente de trabalho…”
“prova disso,* são as jogadores* de futebol feminino *que recebem um salário menor do que os atletas do masculino, sendo uma proposição totalmente contrária *a igualdade de gênero.”
Começar nova frase aqui.
Primeira vírgula inadequada.
as jogadoras, não as jogadores
Depois faltou uma vírgula (porque você vai trazer uma explicação).
Também faltou crase.
=> Prova disso são as jogadoras de futebol feminino, que recebem um salário menor do que os atletas do masculino, sendo uma proposição totalmente contrária à igualdade de gênero.
Desenvolvimento 2:
“Ademais Para o filósofo Friedrich Nietzsche, …”
=> Ademais, para o filósofo …
Seu parágrafo está com uma frase enorme, divida em frases menores, começando em:
“Nessa perspectiva, o papel da educação …”
“Além disso, o art 5° da Constituição …”
“Entretanto, as autoridades competentes …”
Lembre-se de colocar ponto final e iniciar a frase com letra maiúscula.
“o art 5° da Constituição Federal do Brasil, * define o direito de respeito a qualquer indivíduo”
Vírgula incorreta, separando o sujeito (o art 5° da Constituição Federal do Brasil) do seu predicado (define o direito de respeito a qualquer indivíduo …)
“curso superior * mestrado e doutorado” (faltou uma vírgula)
” Logo é de imediato, ações governamentais em prol das mulheres.”
Vírgula na posição errada.
Parece que faltou algo na frase.
=> Logo, é crucial que hajam ações governamentais em prol das mulheres.
Conclusão:
“a equidade de gênero contra a mulher no Brasil, é um dilema atual”
Vírgula errada, separando sujeito (quem executa a ação) do predicado (a ação em si).
Começar nova frase em “compete as empresas incentivar”, também vai crase.
=> Compete às empresas incentivar…
“com debates que reúna o time”
Concordância: debates (plural) que reúnam (plural) o time.
“exposição das conquistas e realizações feminina* nos mundos dos negócios” => femininas
“além do mais, o Governo” => iniciar nova frase.
“sendo assim, *teremos* uma sociedade mais equânime.”
Evite usar conjugações verbais nas pessoas EU e NÓS.
=> sendo assim, a sociedade se tornará mais equânime.
C2) Adequação ao tema e entendimento do estilo textual dissertativo-argumentativo.140/200
Eu não entendi bem o tema, se for o título, ele parece controverso para mim. Então não posso avaliá-lo nesse quesito.
A estrutura do texto está bem elaborada, mas poderia melhorar.
Na introdução traga: contextualização + relação com o cenário brasileiro + tese (ponto de vista) + resumo dos dois argumentos principais (um para cada parágrafo de desenvolvimento).
C3) Coerência dos argumentos, fatos e opiniões; fluidez do texto. 140/200
Introdução:
Eu não entendi bem o seu título, esse é o tema da redação?
Não faz sentido “a equidade de gênero CONTRA a mulher no Brasil”, porque a equidade é algo bom, é como uma igualdade de direitos, as mulheres buscam isso.
O trecho a seguir parece mais uma proposta de intervenção, não é usual colocar esse tipo de frase na introdução.
“cabe as empresas valorizarem as mulheres em cargo de poder e ao Governo investir mais em educação”
Além disso, você escreveu que essas coisas seriam “propulsores do problema”, isso quer dizer que AUMENTARIA o problema, deixaria ainda mais grave, e eu acho que não foi isso o que você quis dizer. Para lembrar o significado de “propulsor” pense em um foguete; propulsor é aquilo que impulsiona.
Conclusão:
Você começou com “Portanto, a equidade de gênero contra a mulher no Brasil, é um dilema atual,”
Esse é o tipo de frase ideal para colocar numa introdução. No começo do último parágrafo, você deve deixar bem claro que esse dilema precisa ser solucionado/combatido/mitigado, e não apenas que ele é atual.
“polarizando o direito delas em âmbito público”
Polarizando não foi uma boa escolha de palavra. Opte por “garantindo” e coloque “direito” no plural. Não precisa especificar “em âmbito público”. Direitos são importantes em todos os lugares.
=> garantindo os direitos delas.
C4) Articulação entre as partes do texto, uso de conectivos. 180/200
Você utilizou diversos conectivos, mas deve lembrar-se de usar mais pontos finais antes da maioria deles.
C5) Proposta de intervenção com agente, ação, meio, detalhamento e finalidade. 160/200
Não foi possível identificar claramente esses cinco elementos na sua proposta.
Dica: atualmente, NÃO é mais exigido fazer DUAS propostas de intervenção. Basta que você faça uma bem completa e detalhada.
Nota final: 720/1000
Você está no caminho certo!
É perceptível que você tem boas ideias, bons repertórios, só precisa treinar um pouco mais para evitar erros de uso de vocabulário e da vírgula, além de dividir seus parágrafos em frases mais curtas.
Parabéns pela sua redação!
Greice_ice
Introdução:
* Vírgula após nome do livro;
* Letra maiúscula no nome do autor;
* Trocar “vai evidenciar” por evidencia;
* “doS impasses”;
* Em “contudo”, comece um novo período no texto;
* Em “cabe as empresas” comece outro período
(Exemplo: [•••] cenários. Portanto, cabe as empresas…);
-> Repertório ok, problematização ok, tese ok, apresentou suas causas com antecedência e bom vocabulário.
D1:
* Comece seu desenvolvimento com um tópico frasal, uma apresentação do tema
(Exemplo: Nesse viés, é notório que antigos pensamentos nas empresas auxiliam o problema relacionado à desigualdade de gênero.);
* Repetição de “contudo” (linha 2)
* Comece um novo período em “Paralelamente”;
* Ótima argumentação
* Finalize seu desenvolvimento com uma consequência da sua causa
(Exemplo: Desse modo, tem-se um país que, por conta de crenças passadas, não pensa em pró das mulheres.)
D2:
* Novamente, comece com um tópico frasal
(Exemplo: Ademais, é inegável que a desigualdade entre gêneros se faz presente à medida em que a educação continua falha.);
* Ademais Para -> Ademais, para;
* Comece um novo período em “Nessa perspectiva”(linha 2) e em “Entretanto”(linha 7);
* Senti falta de uma argumentação mais puxada para como o conhecimento poderia ajudar nesse tema;
* Troque o último período por uma consequência da falta de investimento na educação.
Conclusão:
* Comece com uma antecipação se puder
(Exemplo: Fica evidente, portanto, que é necessário a criação de alternativas para amenizar o impasse citado.);
* Comece um novo período em “Além do mais”(linha 6) e em “Sendo assim”(penúltima linha);
* Certifique-se de que em pelo menos 1 das propostas tenha os 5 agente: quem, ação, meio/modo, finalidade e detalhamento de qualquer agente anterior. Pelo visto nenhuma das suas propostas apresenta os 5, oq iria prejudicar sua nota na competência 5.
* Analisando sua primeira proposta: quem(“empresas”), ação(“incentivar”, normalmente se localiza por um verbo), meio(“com debates”), faltou a finalidade(Exemplo: com o propósito de tornar os trabalhadores pessoas mais conscientes) e o detalhamento poderia ser até mesmo o último período(ou detalhar outro agente, como “empresas, locais em que grande parte da população se encontra,”).
-> Lembrando que, ao colocar os 5 agentes em uma proposta, a segunda n precisa estar completa. No seu caso, com a primeira completa, a segunda proposta está perfeita do jeito apresentado, ótimo vocabulário e ótima finalização. Fique atento às suas propostas de intervenção, colocando como seria feito na prática com cada detalhe fica melhor.