No livro “Paradoxo da moral” do filósofo Vladimir jankélévitch, vai evidenciar a cegueira do homem moderno, ou seja, a passividade das pessoas na frente do impasses enfrentados pelo próximo, contudo, na prática, a prerrogativa está interligada com a equidade de gênero contra a mulher no Brasil, que representa um obstáculo direto para a efetivação de melhores cenários, cabe as empresas valorizarem as mulheres em cargo de poder e ao Governo investir mais em educação, como propulsores do problema.
Nesse meandro, No filme Enola Holmes, a garota Enola, nasce na Inglaterra do século XVIII, contudo no ponto de vista de seus irmãos, pelo fato de ela ser do sexo oposto, a sua praxe era se igualar as outras mulheres da época, com o ato de especialização em prol do homem, paralelamente essa premissa é notada nos dias atuais, onde a mulher tem os seus direitos restritos, na hora de competir com um homem dentro ambiente de trabalho, possuindo o mesmo cargo, capacitação física e intelectual, prova disso, são as jogadores de futebol feminino que recebem um salário menor do que os atletas do masculino, sendo uma proposição totalmente contrária a igualdade de gênero.
Ademais Para o filósofo Friedrich Nietzsche, quanto mais inteligente é a mulher, tanto mais se afasta do homem, nessa perspectiva, o papel da educação é ensinar ao ser humano a se comportar dentro da sociedade, além disso, o art 5° da Constituição Federal do Brasil, define o direito de respeito a qualquer indivíduo, sem distinção de raça ou gênero, entretanto, as autoridades competentes rompem com essa conformidade, pois as mulheres continuam sendo desvalorizadas,, mesmo com o intelecto adequado e possuindo curso superior mestrado e doutorado. Logo é de imediato, ações governamentais em prol das mulheres.
Portanto, a equidade de gênero contra a mulher no Brasil, é um dilema atual, compete as empresas incentivar a liderança feminina dentro da corporação, com debates que reúna o time, em prol de um discurso sobre a igualdade no ambiente de trabalho, exposição das conquistas e realizações feminina nos mundos dos negócios, além do mais , o Governo tem um papel muito grande em educar e propagar uma melhor imagem feminina dentro da escola e no mundo do trabalho, polarizando o direito delas em âmbito público, sendo assim, teremos uma sociedade mais equânime.
Greice_ice
Introdução:
* Vírgula após nome do livro;
* Letra maiúscula no nome do autor;
* Trocar “vai evidenciar” por evidencia;
* “doS impasses”;
* Em “contudo”, comece um novo período no texto;
* Em “cabe as empresas” comece outro período
(Exemplo: [•••] cenários. Portanto, cabe as empresas…);
-> Repertório ok, problematização ok, tese ok, apresentou suas causas com antecedência e bom vocabulário.
D1:
* Comece seu desenvolvimento com um tópico frasal, uma apresentação do tema
(Exemplo: Nesse viés, é notório que antigos pensamentos nas empresas auxiliam o problema relacionado à desigualdade de gênero.);
* Repetição de “contudo” (linha 2)
* Comece um novo período em “Paralelamente”;
* Ótima argumentação
* Finalize seu desenvolvimento com uma consequência da sua causa
(Exemplo: Desse modo, tem-se um país que, por conta de crenças passadas, não pensa em pró das mulheres.)
D2:
* Novamente, comece com um tópico frasal
(Exemplo: Ademais, é inegável que a desigualdade entre gêneros se faz presente à medida em que a educação continua falha.);
* Ademais Para -> Ademais, para;
* Comece um novo período em “Nessa perspectiva”(linha 2) e em “Entretanto”(linha 7);
* Senti falta de uma argumentação mais puxada para como o conhecimento poderia ajudar nesse tema;
* Troque o último período por uma consequência da falta de investimento na educação.
Conclusão:
* Comece com uma antecipação se puder
(Exemplo: Fica evidente, portanto, que é necessário a criação de alternativas para amenizar o impasse citado.);
* Comece um novo período em “Além do mais”(linha 6) e em “Sendo assim”(penúltima linha);
* Certifique-se de que em pelo menos 1 das propostas tenha os 5 agente: quem, ação, meio/modo, finalidade e detalhamento de qualquer agente anterior. Pelo visto nenhuma das suas propostas apresenta os 5, oq iria prejudicar sua nota na competência 5.
* Analisando sua primeira proposta: quem(“empresas”), ação(“incentivar”, normalmente se localiza por um verbo), meio(“com debates”), faltou a finalidade(Exemplo: com o propósito de tornar os trabalhadores pessoas mais conscientes) e o detalhamento poderia ser até mesmo o último período(ou detalhar outro agente, como “empresas, locais em que grande parte da população se encontra,”).
-> Lembrando que, ao colocar os 5 agentes em uma proposta, a segunda n precisa estar completa. No seu caso, com a primeira completa, a segunda proposta está perfeita do jeito apresentado, ótimo vocabulário e ótima finalização. Fique atento às suas propostas de intervenção, colocando como seria feito na prática com cada detalhe fica melhor.
Le.Le.Lê
Olá! Eu vou dividir minha avaliação de acordo com as competências do ENEM.
C1) Regras do português e linguagem formal. 100/200
Introdução:
“No livro ‘Paradoxo da moral’ do filósofo Vladimir *jankélévitch*, *vai evidenciar* a cegueira do homem moderno,…”
Sobrenome do filósofo com letra maiúscula: Jankélévitch
“Vai evidenciar” dá a ideia de algo que acontecerá no futuro, mas o livro já foi escrito. Portanto, o livro evidencia a cegueira do homem moderno.
“a passividade das pessoas *na frente do impasses* enfrentados pelo próximo”
=> frente aos impasses
“contudo, na prática, a prerrogativa está interligada…”
Começar uma nova frase em “Contudo, …”
Começar nova frase em: “cabe as empresas valorizarem”
Colocar crase: cabe às empresas
Dica: crase sempre vai na frente de um substantivo FEMININO, quando tiver dúvidas, tente substituir por um masculino e veja se a frase fica com “ao”. Ex: cabe ao governo => quer dizer que precisa de crase se o substantivo for feminino, como “cabe às empresas”.
Desenvolvimento 1:
“Nesse meandro, *No filme Enola Holmes, a *garota Enola*, nasce na Inglaterra do século XVIII,”
Letra maiúscula desnecessária.
Para não repetir a palavra “Enola”, sugiro escrever “a protagonista”.
Vírgula incorreta, separando o sujeito (a garota Enola) do predicado (nasce na Inglaterra…).
=> Nesse meandro, no filme Enola Holmes, a protagonista nasce na Inglaterra do século XVIII.
“contudo* no ponto de vista de seus irmãos, pelo fato de ela ser do sexo oposto, a sua praxe era se igualar as* outras mulheres da época, com o ato de especialização em prol do homem,”
Fazer disso uma frase.
Remover “contudo” porque isso traz a ideia de contradição da frase anterior, parece que você vai trazer algo oposto à afirmação de que a garota nasceu na Inglaterra, e isso não faz sentido.
“igualar às mulheres” (tem crase)
=> No ponto de vista de seus irmãos, pelo fato de ela ser do sexo oposto, a sua praxe era se igualar às outras mulheres da época, com o ato de especialização em prol do homem.
“*paralelamente* essa premissa é notada nos dias atuais, onde* a mulher tem os seus direitos restritos, *na hora de competir com um homem dentro * ambiente de trabalho, possuindo o mesmo cargo, capacitação física e intelectual”
Fazer desse trecho uma frase, começando em “paralelamente” e terminando em “intelectual”.
Vírgula após “paralelamente”
Apenas use “ONDE” ao se referir a LUGARES. Como você está se referindo a um tempo (nos dias atuais), use algo como “nos quais”
O sentido fica melhor se você escrever: “tem os seus direitos restritos, POR EXEMPLO, na hora de competir com um homem dentro DE UM ambiente de trabalho…”
“prova disso,* são as jogadores* de futebol feminino *que recebem um salário menor do que os atletas do masculino, sendo uma proposição totalmente contrária *a igualdade de gênero.”
Começar nova frase aqui.
Primeira vírgula inadequada.
as jogadoras, não as jogadores
Depois faltou uma vírgula (porque você vai trazer uma explicação).
Também faltou crase.
=> Prova disso são as jogadoras de futebol feminino, que recebem um salário menor do que os atletas do masculino, sendo uma proposição totalmente contrária à igualdade de gênero.
Desenvolvimento 2:
“Ademais Para o filósofo Friedrich Nietzsche, …”
=> Ademais, para o filósofo …
Seu parágrafo está com uma frase enorme, divida em frases menores, começando em:
“Nessa perspectiva, o papel da educação …”
“Além disso, o art 5° da Constituição …”
“Entretanto, as autoridades competentes …”
Lembre-se de colocar ponto final e iniciar a frase com letra maiúscula.
“o art 5° da Constituição Federal do Brasil, * define o direito de respeito a qualquer indivíduo”
Vírgula incorreta, separando o sujeito (o art 5° da Constituição Federal do Brasil) do seu predicado (define o direito de respeito a qualquer indivíduo …)
“curso superior * mestrado e doutorado” (faltou uma vírgula)
” Logo é de imediato, ações governamentais em prol das mulheres.”
Vírgula na posição errada.
Parece que faltou algo na frase.
=> Logo, é crucial que hajam ações governamentais em prol das mulheres.
Conclusão:
“a equidade de gênero contra a mulher no Brasil, é um dilema atual”
Vírgula errada, separando sujeito (quem executa a ação) do predicado (a ação em si).
Começar nova frase em “compete as empresas incentivar”, também vai crase.
=> Compete às empresas incentivar…
“com debates que reúna o time”
Concordância: debates (plural) que reúnam (plural) o time.
“exposição das conquistas e realizações feminina* nos mundos dos negócios” => femininas
“além do mais, o Governo” => iniciar nova frase.
“sendo assim, *teremos* uma sociedade mais equânime.”
Evite usar conjugações verbais nas pessoas EU e NÓS.
=> sendo assim, a sociedade se tornará mais equânime.
C2) Adequação ao tema e entendimento do estilo textual dissertativo-argumentativo.140/200
Eu não entendi bem o tema, se for o título, ele parece controverso para mim. Então não posso avaliá-lo nesse quesito.
A estrutura do texto está bem elaborada, mas poderia melhorar.
Na introdução traga: contextualização + relação com o cenário brasileiro + tese (ponto de vista) + resumo dos dois argumentos principais (um para cada parágrafo de desenvolvimento).
C3) Coerência dos argumentos, fatos e opiniões; fluidez do texto. 140/200
Introdução:
Eu não entendi bem o seu título, esse é o tema da redação?
Não faz sentido “a equidade de gênero CONTRA a mulher no Brasil”, porque a equidade é algo bom, é como uma igualdade de direitos, as mulheres buscam isso.
O trecho a seguir parece mais uma proposta de intervenção, não é usual colocar esse tipo de frase na introdução.
“cabe as empresas valorizarem as mulheres em cargo de poder e ao Governo investir mais em educação”
Além disso, você escreveu que essas coisas seriam “propulsores do problema”, isso quer dizer que AUMENTARIA o problema, deixaria ainda mais grave, e eu acho que não foi isso o que você quis dizer. Para lembrar o significado de “propulsor” pense em um foguete; propulsor é aquilo que impulsiona.
Conclusão:
Você começou com “Portanto, a equidade de gênero contra a mulher no Brasil, é um dilema atual,”
Esse é o tipo de frase ideal para colocar numa introdução. No começo do último parágrafo, você deve deixar bem claro que esse dilema precisa ser solucionado/combatido/mitigado, e não apenas que ele é atual.
“polarizando o direito delas em âmbito público”
Polarizando não foi uma boa escolha de palavra. Opte por “garantindo” e coloque “direito” no plural. Não precisa especificar “em âmbito público”. Direitos são importantes em todos os lugares.
=> garantindo os direitos delas.
C4) Articulação entre as partes do texto, uso de conectivos. 180/200
Você utilizou diversos conectivos, mas deve lembrar-se de usar mais pontos finais antes da maioria deles.
C5) Proposta de intervenção com agente, ação, meio, detalhamento e finalidade. 160/200
Não foi possível identificar claramente esses cinco elementos na sua proposta.
Dica: atualmente, NÃO é mais exigido fazer DUAS propostas de intervenção. Basta que você faça uma bem completa e detalhada.
Nota final: 720/1000
Você está no caminho certo!
É perceptível que você tem boas ideias, bons repertórios, só precisa treinar um pouco mais para evitar erros de uso de vocabulário e da vírgula, além de dividir seus parágrafos em frases mais curtas.
Parabéns pela sua redação!