Muito se tem discutido recentemente a respeito do desenvolvimento científico no âmbito da saúde. Esta evolução engloba desde medidas preventivas até o controle amplo de doenças epidêmicas. Contudo, ainda torna-se visível o cenário preocupante na área da saúde no Brasil atual. Sendo assim, é imprescindível a análise dos aspectos causais desta problemática no contexto nacional.
Na Idade Média devido a inexperiência médica e a escassez de recursos, a Peste Negra matou cerca de 25 milhões de pessoas. Com esta alusão é possível traçarmos um paralelo com o cenário em que vivemos atualmente. A inadequada estrutura e a negligência social possuem forte influência em ambos os casos. As condições precárias de higiene e saneamento básico sem dúvidas contribuem gravemente para propagação de doenças infecciosas e transmissíveis.
Em segundo plano deve-se observar o papel da população em relação a certas medidas preventivas. Em 1904, ocorreu a revolta da vacina: uma rebelião de camadas populares contra a vacina anti-varíola. Nesse sentido, é inegável que ainda hoje o receio da eficácia das vacinas coloque em risco a vida de muitas pessoas e gradativamente torne os riscos de sua transmissão maiores. Entretanto, é notável a discrepância presente no atendimento médico a toda população, principalmente nas comunidades precárias que acompanham a ausência de Infraestrutura.
Tendo em vista os fatos mencionados, as doenças epidêmicas devem-se principalmente a Negligência social e a precariedade no ambiente urbano. Essa falta de compromisso poderia ser cessada com a conscientização e prevenção da população a respeito de muitas doenças. Todavia faz-se essencial um posicionamento intensificado no Ministério da Saúde nas lacunas socioeconômicas do Brasil e na imunização eficaz dessas doenças. Dessa forma a população pode tornar-se mais suscetível aos inúmeros impasses enfrentados no âmbito da saúde.
stefanisnts
“Essa falta de compromisso poderia ser cessada com a conscientização e prevenção da população a respeito de muitas doenças”, quem faria isso? de que forma aconteceria essa conscientização?
Pela minha pobre análise, acredito que houve a falta desses requisitos. Sua redação está muito boa, parabéns!
Espero ter ajudado.
Karol Schuenck
No caso, quando citei o Ministério da saúde não vale como agente? Tenho muitas dúvidas nisso, pode me me ajudar com essa questão? Eu realmente fico muito confusa com os requisitos, e gostaria de saber como posso colocá-os melhor sem esquecer.
Muito obrigada pela correção, isso me ajuda muito, mesmo que eu ainda escreva mal.
GuBomfim
Faltou o repertório sócio cultural na introdução.
Elogio: Terminou bem a introdução, pontos para projeto de texto.
D1 não tem conectivo.
D2 Em segundo plano, (vírgula).
Estude pontuações.
Conseguiu desenvolver bem os argumentos, faltam poucos ajustes.
Sua conclusão não atendeu as especificações do Enem, estude mais sobre: Agente, ação, Modo meio, detalhamento e finalidade.
Bons estudos.