Epidemias contemporâneas e seus desafios relacionados à histeria coletiva

  • 3

Desde a sua existência os seres humanos sofrem com doenças e epidemias.
Na antiguidade as pessoas morriam no sofrimento com a peste negra que
dizimou parte da população. Atualmente não está sendo diferente, uma onda
de epidemias vem ocorrendo no mundo. Logo urge debater esses problemas
a fim de encontrar soluções reais à questão.

A princípio, hoje o mundo está enfrentando a mais recente pandemia, o
Covid-19, mais conhecido como coronavírus, que surgiu na China e acabou
afetando todo o mundo fazendo com que várias pessoas se infectassem,
principalmente os idosos que acabam na maioria das vezes morrendo. Além
disso, muitas normas foram apresentadas para a população a fim de evitar a
propagação do vírus. As pessoas tiveram que entrar em quarentena, ou seja,
ficarem isolados em suas moradias, comércios fecharam suas portas e foi
proibido aglomerações em espaços públicos .

Outrossim, muitos são os fatores que podem causar o surgimento de novas
epidemias. A falta de saneamento básico, poluição, condições climáticas, são
alguns fatores que favorecem o aumento de casos de uma doença. Ademais,
as epidemias surgem hoje com mais facilidade em relação ao deslocamento
de pessoas que podem levar uma doença de uma região para outra.

Sendo assim, para a resolução e controles epidêmicos são necessárias
medidas. Cabe ao Ministério da Saúde manter a limpeza e preservação da
área urbana, garantir que os postos médicos tenham os materiais
necessários para o combate de epidemias e o Ministério da Educação
juntamente com as escolas realizar ações educativas, a fim de conscientizar
os alunos sobre tal tema.

Compartilhar

2 Correções

  1. Vamos lá…
    Sua introdução foi bem construída, visto que deu um breve parecer do que irá desenvolver no decorrer no texto. Porém, poderia ter detalhado mais sua alusão histórica, por exemplo: “Entre 1347 e 1351 a peste negra causou isso, isso e aquilo na Europa…” dando assim mais veridicidade na sua alusão e pontuando bem na competência 2, pois irá provar para o corretor que você possui conhecimento de várias áreas e não somente redação.
    No 2º parágrafo, o “A princípio” pode ser substituído por atualmente ou hodiernamente…E ficou meio vago a sua argumentação em relação a problemática, pois você citou algo que esta acontecendo no presente, mas não citou um motivo causador do problema, que é o fato principal na redação no Enem, usar seu ponto de vista e argumentar os principais fatores e soluções para o tema proposto, como você expressou corretamente no parágrafo seguinte.
    Logo no início desse parágrafo você começa com “outrossim”, ótimo advérbio para começar um desenvolvimento e bom para pontuar na competência 4…Bons motivos foram apresentados nesse parágrafo, podendo dois deles serem detalhadamente melhorados, (um nesse parágrafo e outro no anterior), assim ganhando pontos na competência 3 e confirmando cada vez mais ao corretor que sua argumentação é consistente em cima do tema.
    Na conclusão a primeira frase poderia ser melhor organizada, por exemplo: “Sendo assim, medidas são necessárias para conter o avanço da problemática.” (Dando ênfase a uma linguagem culta). Sua proposta de intervenção foi bem elaborada, pois você respondeu 3 perguntas essenciais para uma boa conclusão: Quem? (Ministério da Saúde; Ministério da Educação juntamente com as escolas ), o quê? (manter a limpeza e preservação da área urbana, garantir que os postos médicos tenham os materiais necessários para o combate de epidemias; realizar ações educativas) , para quê? (a fim de conscientizar os alunos sobre tal tema), podendo apenas ter explorado um pouco mais o detalhamento de como pode ser feito…exemplo: …Ministério da Educação juntamente com as escolas realizar ações educativas “por meio de projetos e palestras” ou “por meio de movimentos sociais para conscientizar a população” etc… Note que poucas palavras detalhando melhor sua intervenção já melhora muito esse quesito, ajudando também a alcançar nota máxima na competência 5.
    Mas em geral o texto foi bem organizado, deixando vago apenas em alguns pontos de organização e palavras que podem ser substituídas causando um impacto maior ao leitor…
    Dica: Se possível tente sempre usar sinônimos, a fim de diminuir a repetição de algumas palavras, como também estudar o uso de alusões históricas (como você utilizou na introdução), e também citações, assim garantindo uma melhor pontuação nas competências 2, 3 e 4.
    (Vale ressaltar que esse foi o meu ponto de vista)
    Espero ter ajudado, abraço!

    • 1
  2. Oi, listei alguns problemas que encontrei no texto para te ajudar:
    1) Desde a sua existência ficou meio vago no seu texto e o primeiro parágrafo está muito curto.
    2) Quais são os problemas? É muito ruim para o corretor ter que voltar no texto para se localizar, dificulta a compreensão e pode levar a perda de pontos.
    3) A principio não se encaixa com o hoje no seu 2 paragrafo de desenvolvimento, o correto seria colocar “A princípio, o mundo…”. Outrossim traz a ideia de oposição ao parágrafo anterior, o que não é o caso.
    4) Senti falta das referências para afirmar o que você diz no texto e sair do senso comum. Enfim… Sua estrutura está bem colocada, as palavras estão na norma culta.
    Acredito que ler sobre as competências cobradas no ENEM/Vestibular (São 5 ou 4, dependendo) vai te ajudar a colocar melhor em prática suas ideias. Abraços!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.