A epidemia, aumento desordenado de uma doença, é frequentemente noticiada nos jornais de todo país. Entretanto, muitos desconhecem a gravidade do problema, não se prevenindo de forma consciente, o que gera consequências ainda piores.
Primeiramente, é importante ressaltar que diversos fatores podem ajudar no surgimento das epidemias, tais como: falta de higienização adequada, estresse, mudanças climáticas, poluição, etc. Nos últimos meses, uma doença que surgiu na China e se alastrou pelo mundo tomou conta da mídia: o COVID-19. A facilidade de transmissão da doença é preocupante, uma vez que se espalha através do contato físico gotículas de saliva dispersas no ar.
Além disso, percebe-se que no Brasil a condição econômica das famílias contribui para a disseminação de tal pandemia, devido a quantidade de pessoas aglomeradas em uma mesma residência, como por exemplo nas favelas. Outro ponto que merece destaque são os impactos econômicos e sociais causados. Além de inúmeras mortes, a queda na Bolsa de Valores e a diminuição do PIB ( Produto Interno Bruto) são evidentes.
Sendo assim, cabe ao Governo Federal implantar medidas de prevenção e aumentar as fiscalizações para observar o cumprimento das mesmas. Quando desrespeitadas, caberá aplicação de pena e multa. Somente assim será possível amenizar os transtornos causados pelas epidemias.
Helena Albuquerque Barbosa
Olá!
Introdução:
° Introdução breve. Apenas uma observação, pandemia não é apenas um aumento desordenado de uma doença (Concorda que as epidemias também são um aumento desordenado de uma doença? No entanto elas ficam restritas a uma determinada região) , pandemia é quando uma doença assola grandes regiões, como diferentes continentes.
D1:
° Começou com um conectivo ótimo.
° Em sua tese no primeiro parágrafo ,”Entretanto, muitos desconhecem a gravidade do problema, não se prevenindo de forma consciente, o que gera consequências ainda piores.”, você levou o leitor a entender que no D1 iria ser abordado a questão da desinformação/ despreparo da sociedade, o que não aconteceu. Nesse parágrafo você acabou apresentando fatores que influenciam o surgimento e algumas outras breves informações sobre o COVID-19.
° Sua marca de autoria poderia está mais forte.
D2:
° Novamente, ótimo conectivo.
° Falta de marca de autoria.
° Gostei que você citou alguns dos impactos sociais e econômicos.
– Realmente acho que sua tese poderia ser reformulada para se adequar ao texto-
Conclusão:
° É interessante fazer uma retomada do tema no início da conclusão.
° Bom uso de conectivos.
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Considerações finais:
Você fez um bom uso da ortografia e dos conectivos, senti falta de alusões/dados/citações, além disso, a questão da tese pode afetar a coesão textual. Ademais, parabéns pelo texto, continue praticando e estudando. Tudo de bom para você!
Helena Albuquerque Barbosa
Houve um equivoco, epidemia é diferente de pandemia. No caso do COVID-19 é uma pandemia.
lannistopster
Oi, tudo bem? Eu não sou boa de nota mas sou de argumentar, hehe. Você tem um ótimo domínio de gramática, parabéns! O ponto aqui em questão é que você não defendeu sua tese e nem apresentou corretamente na introdução. Seu texto ficou inteiramente expositivo. O ponto forte da redação é autoria, esta que faltou no seu texto. Você explicou muito bem sobre as epidemias, mas não deu suas opiniões sobre. Espero que te ajude, beijos!
madriele03
nota 1 – 160 – demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita.
nota 2 – 80 – desenvolve o tema de forma mediana, apresentando, inclusive, tendência ao tangenciamento, com uma argumentação previsível, que surge a partir do senso comum.
nota 3 – 120 – seleciona, organiza e relaciona as informações, fatos opiniões e argumentos de maneira pertinente, mas de maneira pouco consistente em defesa do seu ponto de vista.
nota 4 – 160 – demonstra domínio dos recursos coesivos, por meio de partes do texto bem articuladas, com poucas inadequações no uso dos recursos coesivos.
nota 5 – 120 – elabora uma proposta de intervenção relacionada ao tema, porém, pouco articulada à discussão que foi desenvolvida no texto.