Epidemias contemporâneas e seus desafios relacionados à histeria coletiva

  • 0

No episódio “Walking Tall” da décima segunda temporada da série “Grey’s Anatomy”, retrata-se a disseminação de um vírus no hospital Seattle Grace por a médica April Kepner após uma viagem à Jordânia, sendo assim, após ter contato com o ambiente hospitalar, várias pessoas ficam doentes chegando a morrer, causando um grande caos. Fora da ficção, é fato que a cena ocorrida na série pode ser relacionada ao hodierno cenário global, visto que várias pessoas estão sendo infectadas pelo novo coronavírus. Portanto, é imprescindível análises de medidas que favorecem a perpetuação da problemática.
Primeiramente, é fulcral expor, que um dos impulsionadores do impasse é a falta de empatia estabelecida por uma parcela da população mundial. De acordo com o filósofo Zygmunt Bauman, em seu conceito de Modernidade Líquida, relata que vivemos em tempos modernos onde as relações sociais esvaem-se, perdendo a total concretude. De maneira análoga ao que foi exposto pelo filósofo, esse mesmo pensamento é retratado na atual conjuntura. Isso ocorre porque, várias pessoas desrespeitam a medida protetiva da quarentena, sendo assim, muitas são expostas ao vírus, contribuindo no agravamento da histeria coletiva.
Em segundo lugar, é indubitável, que a negligência estatal também corrobora tal quadro deletério. Em consonância à Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada em 1948, é dever garantir aos indivíduos o direito à saúde e ao bem-estar social. No entanto, o descaso governamental impede que uma parcela da população usufrua desse direito universal na prática. Ademais, o número de casos de infectados no mundo eram baixos no início das divulgações, porém, de acordo com a Universidade Johns Hopkins-localizada nos Estados Unidos-, o número atual de casos confirmados superou a marca de um milhão. Dessa forma, isso é evidenciado devido a lentidão no sistema de saúde e à falta de investimentos nos setores públicos.
Portanto, diante de todos os fatos expostos, é de extrema importância atitudes que visam soluções para o impasse. Para que pessoas possam ter direito à vida, é dever do Estado investir em políticas públicas, por meio da construção de obras como unidades de saúde modernas e com profissionais adequados. Além disso, para que haja a contenção do vírus, é dever da população cumprir as medidas protetivas, assumindo seu compromisso com outras pessoas e nações, tal compromisso pode ser visto como um projeto coletivo em sociedade. Dessa forma, a população poderá usufruir do direito à saúde e ao bem-estar social e não viverá o caos retratado em Grey’s Anatomy.

Compartilhar

5 Correções

  1. Na introdução, achei pertinente você citar o caso do coronavírus, mas você colocou de um modo como se estivesse ocorrendo “hoje”, sendo que daqui há um ano se cobrado o tema, o problema poderá ter sido amenizado. No final da introdução, senti falta da exposição dos argumentos que vão ser desenvolvidos ao longo da redação.
    No D2, poderia ter falado mais sobre a negligencia e a influência da posição do governo a cerca desta crise humanitária. Como por exemplo, a falta de investimentos na saúde, citando o sistema de saúde pública do Brasil e de como isso afeta a população.
    No todo, achei a redação excelente. Tudo muito bem amarrado e com uma boa conclusão.
    Nota: 960

    • 2
  2. Sua redação ficou excepcional, até foi mostrada em no cursinho em que eu frequentava.


    Por você ter citado o seriado, relevou bastante o seu texto, logo, ganhou pontos no elemento sociocultural. Tente diminuir o uso de palavras desnecessárias, para que não ocupe tanto espaço em seu texto.
    (eu ainda sou bem iniciante aqui, então perdoe se minha correção tenha sido muito superficial, apenas complementei o que falaram.)

    • 1
  3. Obrigada gente, vocês estão me ajudando bastante mesmo. Estou começando agora no treinamento de redação, receber um notão assim é maravilhoso demais. No meu primeiro ano do ensino médio, consegui 800 pontos e no segundo ano foi 820. Minha meta esse ano é tirar uma nota maior que 900 pontos na redação. Com a ajuda de vocês e o meu esforço, vai dar certo <3

    • 1
  4. Excelente redação, parabéns! Um texto cíclico, coerente e bem estruturado. Gostei da argumentação e os elementos usados na fundamentação. Ótima conclusão.
    C1: Uso correto do Português.
    180
    C2: Compreender e Desenvolver o Tema no estilo Dissertativo-Argumentativo.
    200
    C3: Defender seu Ponto de Vista com argumentos.
    200
    C4: Demonstrar capacidade de argumentação.
    200
    C5: Elaborar a Proposta de Intervenção.
    200
    Nota: 980

    • 1
  5. Oi boa noite percebir algumas coisinha bem de leve que devem ser analisadas com o objetivo de ver vc arrasando no enem 😁.
    Primeiro a introdução sentir uma falta dos pontos que irá ser citados ao longo do texto, como o ponto inicial tu escolheu botar um repertório cultural foi um bom início porém é SEMPRE necessário colocar o que tu vai falar na introdução.
    Segundo ainda na introdução vc pode optar em retirar a parte de “É imprescindível” e tudo que acompanha pois da o corretor a impressão de conclusão textual e além que tu reduz a quantidade de linhas.
    Terceiro, achei bem colocado a referencias filosóficas pois da credibilidade ao teu argumento. No entanto no 2D você poderia dividir em três parágrafos, para que não fique o texto um longo período.
    E por último, na conclusão, eu particularmente sentir falta de um agente governamental pois é ele que realmente resolve em um âmbito nacional.
    Bom ao analisar todos os pontos em questão a nota que acho justa seria 900 pontos.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.