§1º Segundo filósofo Krishnamurti, não é sinal de saúde estar bem adaptado a uma sociedade doente. E, com essa frase, é possível refletir sobre o momento atual em que o mundo vive – a pandemia – com altos reflexos na falta de investimentos da parte do governo em saúde e com consequência na alta taxa de mortalidade infantil.
§2º Primeiramente, na presente crise, é testemunhável a falta de leitos e oxigênios – o que houve em Manaus. Segundo a MSN notícias, 61(pode números? ou teria que ser por extenso?) recém-nascidos prematuros ficaram sem o O2. Isso, só mostra a pequena parte da iniquidade de órgãos do governo que deveriam ser competentes.
§3º Contudo, apesar, da Constituição Federal de 1988 garantir o direito ao acesso à saúde, é notável que na prática não é a mesma coisa, tendo em vista que, com o sistema sobrecarregado – por motivos da Covid-19 – mães ficam com medo de ir ao hospital dar à luz pelo temor à infecção, segundo uma noticia da UNICEF. Sendo assim, acabam tendo que dar à luz em condições precárias e, botando a própria vida e a do pequeno em perigo.
§4º Portando, tendo em vista o que foi discutido, cabe ao Estado investir em hospitais trazendo melhorias nas infraestruturas e comprando equipamentos ideais para que possa ter segurança em procedimentos médicos, como, partos e cuidados neonatais, assim, tendo uma sociedade menos doentes e diminuindo a taxa de mortalidade infantil no século XXI.
se puderem dar a nota com as 5 competências, agradeço desde já.
Beatriz_aj2
Olá
Na introdução acredito que poderia ter anunciado melhor os argumentos que seriam utilizados no desenvolvimento, além de marcar melhor sua tese.
No desenvolvimento, pode números sim mas poderia ter detalhado mais e desenvolvido melhor a sua opinião.
Detalhe mais sua conclusão, dizendo quem deve executar, como deve executar e qual a finalidade. Pode fazer até duas propostas, faz sua conclusão ficar completa.
Bons estudos!
emanuely13
Então, creio que a forma como você abordou os “entraves” e a “mortalidade infantil” foi muito superficial, você poderia ter falado mais a respeito nos dois parágrafos de desenvolvimento, por exemplo.
Na conclusão é bom você tentar responder essas 5 perguntas: 1) O que é possível apresentar como solução para o problema? 2) Quem deve executá-la? 3) Como viabilizar essa solução? 4) Qual efeito ela pode alcançar? 5) Que outra informação pode ser acrescentada para detalhar a proposta?
Pra finalizar, acho que você deveria se aprofundar mais nos parágrafos, (respeitando é claro o limite de 30 linhas ao fim), creio que daria mais confiabilidade para você e seu texto, pois haveria mais argumentos e mais detalhes para analisar.
jenneg
Bom dia, tudo joia?
Vamos começar então.
primeiramente, quando for usar uma frase que você pegou em algum livro, é necessário coloca-la entre aspas, isso pode te tirar pontos. Também reparei que na introdução você não só apresentou o tema como deveria, você já deu uma das causas (a pandemia) o que foge do modelo de redação do enem.
Outra coisa que não fica muito legal é o D1 ser menor do que a introdução
e pra finalizar, tente responder os 5 elementos na conclusão, pq conta muitoo na competencia 5
em geral, ficou bem boa