Iniciante

Entraves e possíveis ações de redução da mortalidade infantil no século XXI

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Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, os direitos relacionados às crianças e adolescentes são assegurados com absoluta prioridade. Apesar disso, verifica-se que há entraves ligados à aplicação da legislação, haja vista, o alto índice de mortalidade infantil na contemporaneidade. Esse problema advém da precariedade no sistema público de saúde e da desigualdade na distribuição dos recursos financeiros entre grupos elitizados e pessoas em estado de vulnerabilidade. Assim, é vital analisar tais fatores, a fim de mitigar essa problemática.

Sob esse viés, é lícito destacar o colapso na infraestrutura do Sistema Único de Saúde, consequência da negligência governamental quanto ao investimento de verbas nesse setor. De acordo com o sociólogo Gilberto Dimenstein, na obra entitulada “O cidadão de papel”, os direitos são assegurados à população, entretanto, os mesmo não são usufruídos, na maioria das vezes por grupos minoritários. O aumento da mortalidade infantil índica a carência de políticas públicas eficazes em garantir as condições necessárias em garantir as condições necessárias para manter estável a saúde da puérpera e por conseguinte, do nascituro. Desse modo, torna-se inquestionável a veracidade do exercício de uma “cidadania de papel” no contexto nacional.

Ademais, nota-se ainda resquícios do período de colonização na sociedade do século XXI, caracterizada pela segregacionismo dos que fazem parte de grupos elitizados em relação aos que se encontram em situação de vulnerabilidade econômica e social. Parafraseando o sociólogo Zigmunt Bauman, as relações humanas têm sido marcadas pelo individualismo e pela busca incessante e exclusiva com o intuito de encontrar o bem-estar pessoal, atestando assim a razão pela qual estados com altos indicadores de mortalidade infantil, são relacionados a desvio de recursos financeiros, afinal os mesmos deveriam ser utilizados para melhorar a qualidade da população e quando isso não ocorre, a problemática é perpetuada.

Portanto, urge que o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, invista verbas na criação de programas sociais que proporcionem atendimento médico de qualidade desde o período gestacional até a neonatalidade, com o objetivo de reduzir o índice de mortes entre recém-nascidos. Também, efetuar a construção de hospitais e unidades de atendimento à família com a estrutura adequada, em bairros acessíveis para comunidades vulneráveis. Assim, as propostas do ECA seriam aplicadas, logo o cenário de mortalidade infantil no país poderá mudar.

 

 

*Por favor, pontuem de acordo com as Competências do Enem e deêm a pontuação proporcional ao exame, se possível.

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2 Correções

  1. Competência 1= 160

    Erros de vírgulas:

    1)”os mesmo não são usufruídos, na maioria das vezes por grupos minoritários.”

    “na maioria das vezes” deve ser isolada por vírgulas, já que é uma locução adverbial de tempo,e é obrigatório usar vírgula para isolar o adjunto e locuções.

    2) “O aumento da mortalidade infantil índica a carência de políticas públicas eficazes em garantir as condições necessárias em garantir as condições necessárias para manter estável a saúde da puérpera e por conseguinte, do nascituro.”

    “por conseguinte” deve também estar entre vírgulas, já que é uma conjunção conclusiva,e toda conjunção conclusiva quando deslocada deve estar entre vírgulas.
    No caso esse período ficaria assim:

    O aumento da mortalidade infantil índica a carência de políticas públicas eficazes em garantir as condições necessárias para manter estável a saúde da puérpera e,por conseguinte, o nascituro.”

    3)” atestando assim a razão pela qual estados com altos indicadores de mortalidade infantil, são relacionados a desvio de recursos financeiros”

    “Assim” deve aparecer entre vírgulas,pois indica uma conclusão e, como eu já disse,palavras que expressão conclusão quando deslocadas no texto devem ser isoladas por vírgula.

    Outra coisa:

    Não se separa o sujeito do verbo,e você fez isso ao escrever essa oração.

    “ESTADOS COM ALTOS INDICADORES DE MORTALIDADE INFANTIL” é o sujeito.
    E você o separou do verbo “RELACIONADOS” pela vírgula.
    Isso não pode.

    4)”Parafraseando o sociólogo Zigmunt Bauman, as relações humanas têm sido marcadas pelo individualismo e pela busca incessante e exclusiva com o intuito de encontrar o bem-estar pessoal.”

    Nesse período deveria ter um ponto ao final,pois você terminou uma citação indireta e irá relacioná-la com o tema e argumentos expostos.

    Competência 2=160

    Não acho que você usou bem os repertórios que expôs.
    Os repertórios foram muitos bons,mas não foram tão pertinentes para o tema,e para os argumentos que foram defendidos.

    Competência 3=160

    Eu acredito que você tenha feito um projeto de texto bom,mas acho que sua forma de organizar as ideias não fluiu muito.
    Você não se aprofundou nos seus argumentos, e eu senti um pouco de falta de coerência no que você disse.

    UM EXEMPLO:

    “Parafraseando o sociólogo Zigmunt Bauman, as relações humanas têm sido marcadas pelo individualismo e pela busca incessante e exclusiva com o intuito de encontrar o bem-estar pessoal.Atestando, assim, a razão pela qual estados com altos indicadores de mortalidade infantil são relacionados a desvio de recursos financeiros, afinal os mesmos deveriam ser utilizados para melhorar a qualidade da população e quando isso não ocorre, a problemática é perpetuada.”

    – Você afirmou que o sociólogo disse que os seres humanos estão buscando cada vez mais o individualismo e bem estar pessoal,mas ao conectar seu argumento com esse repertório não encaixou muito bem.

    Pois,o que os desvios de recursos financeiros que são destinados para melhorar a qualidade dá população,tem a ver com o individualismo e a buscar pelo bem estar pessoal?

    Talvez,tenha até alguma conexão,mas como você quis passar isso para o leitor? Pois não ficou tão explícito.

    Competência 4= 160

    Sabe na competência 3 que eu falei que faltou coerência? Então.
    Essa falta de coerência se dar também pela falta de elementos coesivos.
    Pois se você não tem coesão dificilmente conseguirá ter coerência. Essas duas andam juntas.

    Você deveria usar mais conectivos interparágrafos,ou seja,conectivos dentro do texto,para ligar uma oração a outra,e até mesmo mostrar sua sequência de argumentos.

    Competência 5=200

    Eu adorei sua proposta de intervenção.
    Ela está totalmente dentro dos argumentos debatidos no texto,e dentro do tema.

    Mas há uma observação:

    “Assim, as propostas do ECA seriam aplicadas, logo o cenário de mortalidade infantil no país poderá mudar.”

    Você usou a sigla ECA,e é mais opcional você não só colocá-la, como também, escrever o que ela significa. Assim,você vai poupar o corretor de voltar novamente no texto para ver o significado dela.
    E essa sigla não é tão conhecida, se fosse não seria necessário escrevê-la.

    Espero que tenha gostado dá correção,eu não sou profissional,mas gosto de ajudar as pessoas.

    Total:840

    Continue estudando,e tenho certeza que conseguirá uma boa nota.

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  2. oi espero ajuda
    coube isso tudo em 30 linhas?

    Vc escreve bem, uma coisa a observa tenta é que dava pra ter encaixado pelo menos mais 1 conectivo na redação.

    C1- 200
    C2- 200
    C3- 200
    C4- 160
    C5- 200

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