Os idosos convivem diariamente com as consequências dos entraves da alfabetização digital no Brasil, causados pelo estigma de que os mesmos perdem a capacidade de aprendizado na terceira idade. Sem mentores para ajudar na inclusão digital, eles acabam não usufruindo de todos os recursos disponíveis na internet.
Primeiramente, em conjunto com todos os estereótipos que a sociedade tem dos idosos, está o estigma de que após os 50 anos se perde a aptidão para aprender coisas novas. Tal ideia tende a abalar a confiança e autoestima dos mesmos, que acabam se excluindo e sendo excluídos da sociedade contemporânea, dominada por tecnologia. Este assunto é amplamente discutido no canal do Youtube Avós da Razão, composto por três senhoras que mostram que em sua idade é possível ter uma boa qualidade de vida, bem como ser incluído nos meios digitais sem problemas.
Pode-se observar, então, que a falta e confiança faz com que os idosos, assim como grande parte da população, pensem que não conseguem fazer parte do mundo digital. Entretanto, é previsto pelo Estatuto do Idoso que estes deverão ter acesso a educação em todas as suas formas, o que inclui a alfabetização digital. Com ela, eles podem diminuir suas limitações cotidianas, serão mais independentes por poder usar recursos como compras online, comunicação mais rápida e mais acesso a informação. O que torna sua inclusão uma necessidade.
Em suma, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Cidadania por meio da criação de uma programa de inclusão, promoverá, por todos os estados, aulas grátis para alunos com mais de 50 anos com o intuito de os ensinar a usar as diversas funções de computadores e smartphones, para evitar, assim, os entraves da alfabetização digital na terceira idade.
ANGELMUSIC
HELLO !!! =D
De inicio parabéns pela redação.
> Na sua introdução, o correto é abordar dois problemas ou duas afirmações. Todavia, não observei isso a sua redação.
# Ordem correta da introdução: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA+ PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA+ CAUSAS+ CONSEQUÊNCIAS.
# Ordem dos dois desenvolvimentos: CONECTIVOS+ TÓPICO FRASAL+ FUNDAMENTAÇÃO+ CAUSAS+ CONSEQUÊNCIAS.
# Ordem da conclusão: RETOMADA DA TESE+ POSSÍVEIS SOLUÇÕES COM ( AGENTE+ EFEITO+ MEIO+ EXEMPLO+ OBJETIVO).
Correção por Competência:
Nota 1 – 160– demonstra um bom domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos ou nenhum desvio gramatical leve e de convenções da escrita.
Nota 2 – 160 – desenvolve bem o tema proposto, explorando os principais aspectos.
Nota 3 – 160– A argumentação é consistente e revela excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
Nota 4 –200– demonstra domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
Nota 5 – 140 – elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Você escreve muito bem, Parabéns! Boa introdução, desenvolvimento e conclusão.
O único problema é que você precisa praticar mais, no que diz respeito ao desenvolvimento estrutural do seu texto. PROCURE TAMBÉM USAR CONECTIVOS EM ABUNDÂNCIA ISSO TE AJUDARÁ MUITO, E NA CONCLUSÃO DETALHE MAIS POUCO, BUSQUE E RETOME A SUA TESE E AOS SEUS ARGUMENTOS, SEM DÚVIDA FAZENDO DESSA MANEIRA TIRARÁS NOTA MÁXIMA NA COMPETÊNCIA 5.
Continue assim e MUITO sucesso ^_^
analuciaa
Olá! Não sou expert , mas a partir dos meus conhecimentos vou te ajudar!
Enfim, gostei da temática e da sua defesa, mas acredito que na introdução falte os dois problemas, para que o corretor saiba do que você irá falar. É ótimo apontar isso!
Segundo, toda intervenção tem quem? Oque? Como? E para que?
Sempre use essas perguntas para descrever uma solução.
No seu faltou o desenvolvimento da finalidade, ou seja o para que?
Olha sua oração está longa demais. É necessário sempre colocar um ponto (.)
Tipo nessa parte :
“O Ministério da Cidadania por meio da criação de uma programa de inclusão, promoverá, por todos os estados, aulas grátis para alunos com mais de 50 anos com o intuito de os ensinar a usar as diversas funções de computadores e smartphones, para evitar, assim, os entraves da alfabetização digital na terceira idade.”