ENSINO DOMICILIAR NO BRASIL

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O livro “O Menino do Dedo Verde “, de Maurice Druon, narra a história de Tistu, um menino rico que ao não adaptar-se à rotina escolar, passa a ter aulas em casa com toda a infraestrutura necessária. Porém, a realidade de Tistu afasta-se exponencialmente da vivida pela maioria dos estudantes, que têm na escola sua única forma de aprendizado; desse modo, o ensino domiciliar é utópico e inaplicável ao cenário educacional do Brasil hodierno. Essa dificuldade na implantação deve-se tanto à falta de condicoes financeiras das famílias, quanto pela necessidade de interação social entre as criancas.
Segundo o filósofo utilitarista Jeremy Bentham, o bem é aquele que atinge o máximo de pessoas possível. Contudo, com o ensino domiciliar, apenas os estudantes mais abastados teriam como adquirir ferramentas de estudo, como computadores e smartphones, professores particulares, ou mesmo um plano de internet de qualidade; enquanto os mais pobres, que são a maioria, ficariam totalmente excluídos do panorama educacional, e permaneceriam sem oportunidade de ascensão social, visto que os melhores cargos permanecem ocupados por uma seleta elite com boa formação educacional. Assim, o ensino à distância evidencia o já significativo abismo entre ricos e pobres, e perpetua a dominação dos menos estudados por aqueles que detém um bom capital Cultural.
Ademais, a “Teoria Dialética ” de Sócrates, defende que o conhecimento é alcançado através do diálogo e da convivência. Entretanto, o ensino caseiro impossibilita o contato diário entre os alunos, tão importante desde a mais tenra idade para o desenvolvimento de habilidades importantes para toda a vida , como a inteligência emocional e a capacidade de trabalho em equipe. Dessa forma, a educação domiciliar isola o estudante em sua própria “bolha” , e forma cidadãos mimados , e sem maturidade para enfrentar e resolver problemas da vida adulta, ou lidar com outros indivíduos, por exemplo.
Destarte, é necessário que o Estado invista na infraestrutura das escolas, através do envio de verbas aos governos estaduais, que devem fornecer incentivos aos professores, além de adquirir materiais didáticos lúdicos que incentivem a ida do aluno à escola, com o objetivo de mostrar às famílias que o ensino domiciliar não é uma boa alternativa, e que a educação presencial é o melhor método de aprendizagem. Cabe ainda a essa instituição de poder mostrar os prejuízos causados pelo ensino à distância , por meio de propagandas veiculadas pela mídia , a fim de evitar a repetição da história de Tistu.

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3 Correções

  1. Olá, sou iniciante aqui então minha correção não será exata, me desculpe por qualquer equívoco.

    1. Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa: 190
    Repetição de educacional no 2º P

    2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: 200

    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 180: na intro citou ” falta de condições financeiras das famílias, quanto pela necessidade de interação social entre as crianças”, o primeiro tópico foi muito bem desenvolvido no Arg 1, porém no Arg 2 acabou falando de inteligência EMOCIONAL, porém ela não é bem desenvolvida apenas com o contato social, o correto talvez seria inteligência social.

    4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200

    5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 200

    total: 970

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  2. Acho que poderia organizar melhor as ideias do primeiro parágrafo. Também considero que o trecho “desse modo, o ensino domiciliar é utópico e inaplicável ao cenário educacional do Brasil hodierno” transmite uma ideia de conclusão, que seria mais bem aplicado ao fim do parágrafo ou do texto.
    No segundo parágrafo, acho que seria útil apresentar nas primeiras frases a parte principal do seu argumento e depois trabalhar ela, no caso, O ensino domiciliar promove desigualdade social e pouca mobilidade social (algo do tipo). Após apresentar seu argumento, vc amplia nos períodos seguintes explicando o porquê de acreditar nisso.
    Achei ótimo que tinha muitas referências, mas poderia dar um maior destaque, fazer uma ponte mais suave entre os argumentos e as citações.
    Amei que você linkou o início com o final, porém poderia ter explorado mais a história do “Tistu”, pelo menos no final.
    Em geral seu texto foi ótimo, bons argumentos, uma proposta de intervenção coerente com eles, e várias referências

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  3. bom dia! gostaria de chamar sua atenção para alguns pontos:

    – a frase “desse modo, o ensino domiciliar é utópico e inaplicável ao cenário educacional do Brasil hodierno.” tem teor conclusivo e talvez não tenha sido uma boa ideia colocá-la na introdução
    – não deixe frases muito longas porque dificulta a compreensão

    não sou especialista, mas de resto seu texto me pareceu muito bom e com certeza merece 900+, parabéns!!

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