Iniciante

Ensino Alternativo Ameaça à Existência da Escola

  • 1

O ensino em casa pode ser uma boa oportunidade de aprendizagem, mas nunca poderá substituir a escola. Homeschooling é uma prática bastante utilizada em alguns países, consiste no método de ensino em que a criança terá sua educação totalmente realizada em casa. Considerando que o Homeschooling é o ensino moderno e a escola o “ultrapassado” .

A escola proporciona um primeiro contato com a sociedade, formando a criança para viver em convívio com outras pessoas. Os trabalhos em grupos ensinam como é o ambiente de trabalho, desde a divisão de tarefas, organização e trabalho em equipe. Seminário é uma boa maneira de mostrar como o mundo exige que você demonstre seus conhecimentos para se destacar entre os demais. Além de formar cidadãos pensantes em que futuramente poderão assumir cargos de alta importância na sociedade. Tirar a escola como método de ensino principal seria uma grande perda para a formação de indivíduos capacitados em compreender as diferenças e o que ocorre ao seu redor.

Educação feita em casa pode criar um abismo maior que o existente de dificuldades do aprendizado em classes sociais. Muitos professores escolheriam ensinar filhos de ricos do que crianças sem poder aquisitivo. Seria comum que somente uma única criança tivesse 10 professores particulares, enquanto mil crianças não tem um professor. No caso do Brasil, escolas públicas oferecem almoço para pessoas que geralmente só tem aquela refeição diária. Abrir mão da escola seria um causador imensurável de desigualdades sociais, podendo tirar o direito de ensino das pessoas.

É necessário haver um estudo de como modernizar a escola para os tempos atuais, sem deixar que cumpra suas funções. Ensinos alternativos como Homeschooling estão ganhando força com o decorrer do tempo,pois a escola parou no tempo e não procurou se atualizar. Mesmo com esses atrasos, a escola ainda é a principal forma de ensino existente.

Compartilhar

2 Correções

  1. ola.
    Gostei mto da sua redação ,como já foi dito senti também um pouco de falta de definição na tese na intro, mas no geral da escrita está bem escrito.
    o desenvolvimento costumo trabalhar diferente mas vejo muitas redações com a estrutura dos seus parágrafos com notas altíssimas,então não tenho críticas( oproblema está bem exposto e argumento sobre ele tmb.)
    a conclusão achei que faltou um pouco dizer como seria feita essa modernização , por quem a responsabilidade igual costumam cobrar no Enem ,falo só pelo que vejo pois sou apenas aprendiz tmb . no geral parabéns pela escrita ( concordância , norma padrao e td mais , abraço e desculpa a simplicidade na correção pois nada sei rs “Sócrates .abraço

    • 1
  2. Oie! Tudo bem? Li a sua redação e gostaria de sinalizar alguns pontos
    – primeiro parágrafo:
    Senti falta de uma estruturação, sendo ela composta de: introdução+ tese. Acredito que sua tese seja “O ensino em casa pode ser uma boa oportunidade de aprendizagem, mas nunca poderá substituir a escola” logo você poderia primeiramente introduzir o tema e depois inserir o trecho, defendendo sua tese.

    – segundo e terceiro parágrafos:
    Acredito que você queria estabelecer um argumento de causa e consequência, então você deve levantar as causas do problema, ou seja, as ameaças a exitência das escolas como é afirmado no título. Assim, como o ensino remoto poderia ameaçar a educação presencial? De qual forma? De que modo? Pense nessas questões. Segundo ponto, assim levantada as causas do problema no segundo parágrafo pense sobre quais seriam as consequências disso para a sociedade como um todo. Essa parte das consequências se encaixa bem com o que foi escrito em : “No caso do Brasil, escolas públicas oferecem almoço para pessoas que geralmente só tem aquela refeição diária. Abrir mão da escola seria um causador imensurável de desigualdades sociais, podendo tirar o direito de ensino das pessoas”
    Pense: Como a inexistência de uma escola impacta no aluno? No professor (trabalhador)? Evidência a desigualdade ou não?

    -quarto parágrafo:
    Neste parágrafo faltou todos os aspectos fundamentais de um 4 parágrafo dissertativo por proposta de intervensão que é a forma cobrada pelo ENEM. Deve conter no último parágrafo: agente (quem fará a ação), meio (por qual meio fará a ação), modo (de que forma), detalhamento (descrição da ação) e a finalidade (o motivo de tudo).

    obs: Eu não sou formada, apenas estudante. Peço desculpas por qualquer erro e te desejo sorte. A sua escrita é muito boa, faltou apenas umas coisas. Me siga, e corrija as minhas redações também, vamos crescer juntos!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.