Iniciante

“Energia e sustentabilidade no Brasil: desafios na diversificação da matriz energética”

  • 1

Até meados do século XX, o Brasil, não possuía iluminação pública elétrica. Somente com os altos investimentos governamentais e apoio financeiro de empresários como o Barão de Maúa, a iluminação a gás foi deixada de lado, dando lugar a energia elétrica. Na atualidade a maior parte dos equipamentos eletrônicos funcionam a base de eletricidade, entretanto mesmo com o auto potencial elétrico brasileiro sua matriz energética não é muito sustentável, seja por falta de investimentos governamentais, seja pelo alto custo de fontes de energia que não agridem o ambiente. Fica patente portanto, a necessidade de melhorias no setor.
A priori, é necessário ressaltar que, no Brasil, muitas vezes é priorizado o lucro em detrimento da sustentabilidade. De acordo com o jornal Gazeta do Povo a fonte de energia mais utilizada no país é a hidroelétrica com 60,8% do total gerado, pelo fato de ser barata para o país, já que há uma extensa rede hidrográfica no território, todavia esta não é a fonte mais sustentável para a produção de eletricidade porque desvia o curso dos rios prejudicando o ambiente e as populações ribeirinhas. Logo, é necessário que se pense mais em produzir sustentavelmente para garantir a maior duração dos recursos e o bem estar da sociedade. Nesse interim, fica clara a necessidade da ampliação da matriz energética do país.
Ademais, é importante salientar que o governo já vêm tomando algumas medidas para diversificar a matriz energética brasileira, todavia, as fontes de energia ecologicamente corretas ainda se apresentam em pequenas quantidades comparadas as demais, a solar, por exemplo, só representa 1,3% de toda a produção do Brasil, o que ainda é muito pouco. Além disso poucas são as campanhas para o combate ao desperdício, outro entrave que impossibilita o alcance da sustentabilidade no país.
Em síntese fica evidente a importância de atitudes para alcançar uma matriz energética diversa e sustentável. Para isso, cabe ao Governo Federal por meio da Agência Nacional de Energia Elétrica, direcionar mais investimentos ao setor, para que se possa ter mais formas de produção voltadas a preservação do meio ambiente, como por exemplo: solar, eólica e biomassa. Além de direcionar verbas para a criação de campanhas para se combater o desperdício. Dessa forma o problema da poluição ligada a geração e uso da energia será uma mazela superada na história do Brasil.

Compartilhar

3 Correções

  1. oiiii sou jheniffer, gata vou corrigir de acordo com meus conhecimentos!!
    intro- Vi q vc tem um vocabulário rico e conhecimento da estrutura da redação, porém senti dificuldade com questão da pontuação.. ……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….
    EXEMPLIFICAÇÃO:

    INTRO “Até meados do século XX, o Brasil, (<- VIRGULA DESNECESSÁRIA, atrapalha a coesão do texto) não possuía iluminação pública elétrica. (FALTA DE CONECTIVO DE CONTINUAÇÃO)Somente com os altos investimentos governamentais e apoio financeiro de empresários(AQUI TERIA UMA VÍRGULA) como o Barão de Maúa, a iluminação a gás foi deixada de lado, dando lugar a energia elétrica. Na atualidade (TERIA VIRGULA) a maior parte dos equipamentos eletrônicos funcionam (O A TERIA CRASE) a base de eletricidade, entretanto(TERIA VIRGULA) mesmo com o auto potencial elétrico brasileiro(TERIA VIRGULA) sua matriz energética não é muito sustentável,(ESSE SEJA USADO DEIXOU SEU TESTO POBRE, PELA REPETIÇÃO LINGUÍSTICA, TENTA USAR OUTROS CONECTIVOS, COMO: TANTO PELA FALTA DE ….QUANTO …) seja por falta de investimentos governamentais, seja pelo alto custo de fontes de energia que não agridem o ambiente(MEIO AMBIENTE NO CASO NÉ, AMBIENTE PODE SER QUALQUER LUGAR ). (O CONECTIVO DEVERIA VIR ANTES DA PALAVRA, PRA DAR UMA IDEIA DE CONTINUAÇÃO)Fica patente portanto, a necessidade de melhorias no setor.(FINAL VAGO, TENTA CONCLUIR O TEXTO DE MODO ENXUTO PRA NÃO FALHAR NA COMPETENCIA DE COESÃO)"

    DSV1- CUIDADO COM A REPETIÇÃO DE PALAVRAS!!!!!! OBSERVE:
    "A priori, é *****necessário***** ressaltar que, "
    "Logo, é *****necessário***** que se pense mais "
    " Nesse interim, fica clara a ****necessidade***** da ampliação da matriz energética do país"
    ALEM DISSO ACHEI MUITOS ERROS DE ORTOGRAFIA, COMO NA INTRO, TENTE MELHORAR ISSO.

    DSV2- VI MUITAS REPETIÇÕES DE CONECTIVOS VC USOU "TODAVIA" UMAS 4 VEZES NO DECORRER DO SEU TEXTO, MUITO CUIDADO!! ALÉM DO ERRO ORTOGRÁFICOOO ESTUDE MAIS PONTUAÇÃO!!!

    conclu os mesmos problemas anteriores, portanto te aconselho a estudar mais a pontuação e se orientar com os conectivos, além disso sua argumentação foi exelente e a estrutura textual tambemmmmmmmm
    <3
    ESTUDE MAIS CONECTIVOS E SE ATENTE A PONTUAÇÃO.
    fui crítica, minha intenção foi de ajudar espero ter conseguido!! sucesso gataaaaaa <3

    • 1
  2. Gostei muito do seu texto, achei bem rico de repertório sociocultural, duas propostas de intervenção muito boas e completas, desenvolveu bem o tema, boa argumentação, deixou clara a tese, bastante dados estatísticos… parabéns!!
    C1=200
    C2=200
    C3=200
    C4=200
    C5=200
    Total=1000
    Continue assim, está se saindo muito bem!!

    • 1
  3. Adorei o seu texto! Muito completo e com uma argumentação coerente. Eu só colocaria algumas vírgulas aqui e ali, mas de resto tudo perfeito.
    Proposta de intervenção muito bem articulada.
    Sou um pouco contra utilizar estatísticas na redação, pois provavelmente não irá se lembrar delas no momento da prova, então separei alguns repertórios que poderiam se encaixar no tema:
    – O caso da barragem de Mariana que rompeu em 2015
    – Falta de acessibilidade a energias mais sustentáveis (energia solar)
    – “A natureza fez o comer para o viver e a gula fez o comer muito para o viver pouco.” –
    Padre Antônio Vieira

    Enfim, espero ter ajudado :)
    Parabéns!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.