As fontes de energia podem ser divididas em dois grupos principais: renováveis e as nãos renováveis. No mundo atual, uns dos focos principais dos países é a obtenção de eletricidade, principalmente as permanentes, essa ligação entre energia e sustentabilidade faz parte de uma ideologia contemporânea que visa garantir um mundo habitável às próximas geraçoes com a preservação dos recursos da natureza. Visto isso, é imprencídivel que o Estado brasileiro apoem economicamente o estudo de novas formas de obtenção de energia limpa e também proporcione o maior uso das que já existem.
A príncipio, para compor a mátriz enérgetica é importante a pesquisa de outras fontes. De acordo com o jornal O Globo, atualmente equipes do coppe/ufmg estão desenvolvendo projetos que utilizam dois tipos de energia renovável: hidrogênio e ondas do mar, vindo de fontes praticamente infinitas e não poluem, porém, ainda esbarram na questão da eficiência e do custo. Dessa forma, infere-se uma lacuna entre o Brasil se tornar mais sustentável, o que pode ser resolvido com a ação do governo.
Ademais, o país deve colaborar o máximo possível para a produção de energia por meio de recursos renováveis. Segundo O Portal Solar, o Brasil já ocupa o quarto lugar no ranking mundial de produção de eletricidade permanente. Assim, fica plausível que o governante aumente o uso dessas alternativas energéticas que só trazem benefícios à população e ao meio ambiente.
Portanto, de acordo com o possicionamento tomado, o Ministério de Minas e Energia deve investir em energia limpa e ao estudo de novas possibilidades, por meio de verbas liberadas e destina-las ao orgão competente com a finalidade de tornar o país sustentável.
Maria dias
O texto apresenta uma boa estrutura, mas é preciso se atentar a trechos desconexos como “vindo de fontes praticamente infinitas e não poluem”, para que não seja incoerente.
Boa utilização de conectivos para introduzir os parágrafos.
Tendo como base os critérios solicitados pelo Enem, supostamente sua nota seria 820.
Thamirysbds
Parabéns!!! Muito bem escrito o texto, mas ainda apresenta alguns errinhos. Vou corrigir por parágrafos e no final dou uma nota, pode ser ? :) Não sou especialista nem nada, mas espero ajudar como puder. Ah, e eu não sei se vc está estudando pro Enem, mas vou corrigir de acordo, ta? =)
INTRODUÇÃO
-ocorreu um erro logo no início da 2° linha, “nãos”, deveria vir no singular, pois age como advérbio de negação, logo, é uma palavra invariável
-tese clara e duas problemáticas bem objetivas
-ausência de vírgulas
D1 (estudo de novas formas de obtenção de energia limpa)
-boa citação e boa argumentação
-ótimo uso de conectivos
– “coppe/ufmg” devem vir maiusculos, pois são siglas (lugar próprio)
-na passagem: “… praticamente infinitas e não poluem..” substitua não poluem por não poluentes
-sem erros ortográficos, o que é muito bom
D2 (proporcionar o maior uso das que já existem [energias])
-o paráfrago ficou pequeno, mas >eu< achei bem claro e objetivo
-sem erros de ortografia ou pontuação
-de qualquer forma, aconselho a trabalhar mais a argumentação e explorar outros campos do conhecimento
CONCLUSÃO (para desenvolver uma boa conclusão vc precisa se atentar a 4 perguntas: O QUE? COMO: QUEM? PRA QUE? além do detalhamento)
-erro gramatical em "possicionamento"
-achei que ficou muito curta, como resolver um problema, escrito em 3 paráfrafos, em apenas 3 linhas? rsrss..
-O QUE: deve investir em energia limpa
-COMO: por meio de verbas liberadas e destina-las ao orgão competente
-QUEM: Ministério de Minas e Energia
PRA QUE: tornar o país sustentável. (ficou muito vago)
DETALHAMENTO: ?
Ademais, você escreve muito bem e sabe fazer um texto coerente e organizado, o que é ótimo! Meu conselho é desenvolver mais sua proposta de intervenção:
-envolva mais agentes (midia, governo federal, ongs, sociedade)
-faça uma retomada a algo que vc tenha exposto na introdução, isso reforça suas ideias
-argumente mais, invista no detalhamento da sua proposta
C1: 180
C2: 180
C3: 200
C4: 200
C5: 100
NOTA: 860
Gcamilicamargo
O texto em geral é muito bom, vários conectivos, argumentos bons…
o problema foi na conclusão… EU faria da seguinte forma …
Destarte, compete ao Governo Federal -instância máxima administrativa- por meio de isenções fiscais potencializar o cuidado com a energia limpa e sustentável, através de campanhas publicitárias, verbas governamentais e fiscalização adequada, com o intuito de aumentar a qualidade de vida da população. Somente assim, será possível ter um país sustentável e resolver a problemática de falta de energia e sustentabilidade no Brasil.
Use como base… e procure mais sobre essa competência… diria que conseguiria uns: 800 pontos… espero ter ajudado