O livro “Vidas secas” de Graciliano Ramos, acompanha a família nordestina de Fabiano, cujo qual é caracterizado como analfabeto e insensível sobre diversas questões, principalmente acerca de si mesmo. Fora da ficção, tal lastimável situação, faz-se presente na realidade brasileira, assim colocando o processo comunicacional humano e a própria manifestação cultural em risco. Nesse sentido, é de extrema relevância observar o déficit na base educacional e as consequências decorrentes dessa questão social.
Diante desse cenário, vale salientar que a infraestrutura geral no que diz respeito a educação oferecida aos brasileiros, apresenta sérios problemas. De acordo com o “Censo Escolar” de 2017, quase 60% das escolas em território nacional não contam com rede de esgoto, energia, ou aguá encanada, além de não possuírem salas de aula, bibliotecas e salas de informática, ademais a privação do ensino ocasionada por problemas socioeconômicos também contribui com tal entrave. Desse modo, tal danosa situação ocasiona a desvalorização da língua, o que urgentemente precisa ser combatido.
Efetivamente, os danos a sociedade e ao individuo são extremamente preocupantes. A falta de propagação e manifestação cultural linguística, justaposta ao analfabetismo, representa a fragilidade desse fatores que empobrecem diversos outros, tal como o mercado de trabalho, as relações sociais diárias e o desenvolvimento humano. O filme “Efeito Pigmaleão” -em que a comunidade local de uma escola da periferia parisiense, afetada pelos fatores supracitados, não possui nenhuma perspectiva de futuro- pode ser usado para corroborar a problemática e enfatizar a necessidade de mudanças.
Portanto, para que a realidade vigente no Brasil seja alterada, cabe ao Ministério da educação por meio de reuniões de governança, que pautem o desenvolvimento de instituições de ensino acessíveis aos grupos fragilizados e a reeducação daqueles que não foram devidamente educados, a elaboração de projetos que visem melhorar a qualidade de ensino no país a fim de prestar o devido apoio a toda a comunidade. Assim sendo, o retratado na obra modernista pode ser impedido de transcender aos nossos dias atuais.
OBS: Os espaços colocados entre parágrafos são para melhorar o entendimento, por favor deem nota segundo competências do ENEM, obrigada!
Thamirysbds
Oii, Anaiara, tudo bem? Que demora né..? Pois bem, vou corrigir sua redação por parágrafos. Me desculpa qualquer erro, não sou profissional, mas sinta-se a vontade para me corrigir, ok? 😃
|INTRO|
—> tese e contextualização bem apresentadas ✅
—> sem erros gramaticais ✅
—> minha única observação é sobre o uso “lastimável”, evite esses termos sentimentalistas, o que é lastimável pra você, pode não ser pra outra pessoa
|D1|
—> “ no que diz respeito a educação oferecida aos brasileiros” deve estar isolado entre virgulas, toda a frase, pois é uma frase explicativa
—> antes de “ademais a privação” o mais correto seria vc fechar o período anterior e iniciar este como um novo, colocando a vírgula após o conectivo. Assim sendo: “ salas de informática. Ademais, a privação…”
—> seu parágrafo de problematização ficou muito bom. Você soube explorar seu repertório, além das causas/consequências, muito bom
—> a estruturação do parágrafo está impecável
|D2|
—> ausência de crase: “à sociedade”
—> um detalhe importante da sua redação é que vc trouxe, em ambos os parágrafos, repertórios incomuns, isso trouxe um diferencial pro seu texto, parabéns
—> a estrutura do D1 ficou maravilhosa, atendeu corretamente ao modelo enem, ja o D2 ficou um pouco fora de ordem e não tese a sua tese final (opinião). Cuidado com isso, se atente:
1- frase de efeito
2- citação
3- afirmação
4- opinião
|CONCLUSÃO|
—> ação: a elaboração de projetos que visem melhorar a qualidade de ensino no país
—> agente: Ministério da educação
—> meio/modo: por meio de reuniões de governança
—> finalidade: a fim de prestar o devido apoio a toda a comunidade
—> detalhamento: que pautem o desenvolvimento de instituições de ensino acessíveis aos grupos fragilizados e a reeducação daqueles que não foram devidamente educados
—> teve um erro de vírgula que dificultou um pouco a coesão: “ cabe ao Ministério da educação por meio de reuniões de governança, que pautem o…” essa vírgula depois de governança deu a entender que “que pautem” seria ja ação que o MEC precisaria fazer, cuidado. A vírgula deveria estar depois de educação.
—> ausência de vírgula: “de ensino no país, a fim de prestar…”
—> Ministério da Educação deve vir todo com inicias maiúsculas
—> proposta de intervenção criativa e ótima retomada à introdução
|FEEDBACK|
Anaiara, sua redação está quase perfeita! Muito bom mesmo o uso de repertório que você trouxe, foram citações inéditas, longe daqueles clichês. Sua argumentação também foi muito boa, você problematizou corretamente, trabalhando as causas/consequências. Seus erros foram apenas de gramática, cuidado com o uso da vírgula, pois um erro de pontuação gera alterações na nota da C1 e, consequentemente, C3 e C4. Parabéns pelo texto, sua escrita é otima! ❤️❤️
C1: 160
C2: 200
C3: 180
C4: 180
C5: 200
NOTA: 920
Nota representativa!