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[ENEM] Senso de coletividade e construção de uma sociedade mais justa

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Em algumas democracias da antiga Grécia – considerada o berço da civilização ocidental – havia uma grande responsabilidade de se fazer política, por parte seus cidadães. “Idiota” – termo derivado do grego para designar pessoas que só pensam em si – era uma espressão frequentemente usada contra pessoas que se excluiam da política da pólis. Por conseguinte, na sociedade brasileira, vemos um grande distanciamento, por parte do povo, de querer ser um agente político, e melhorar a sociedade. Parte deste problema se dá, em grande número, ao sistema de ensino, onde aprendemos a valorizar, acima de tudo, a competição.

Primeiramente, se faz necessário entender que a educação, diferente do que comumente pensamos, não se faz apenas nas escolas. No estudo da sociologia, por exemplo, identificamos três instituições – quando existentes – definidoras dos primeiros anos de nossa vida, sendo elas: família, igreja e escola. Embora estas instituições sociais não tenham como regra ditar nossas ideias e interesses, seu poder persuasivo perdura, e ideias errôneas, como a de que temos que competir para não sermos passados para trás, muitas vezes nos são passadas, e influenciam fortemente em nossas escolhas futuras, gerando uma sociedade apática que trata seus iguais como inimigos.

Ademais, este é um problema muito sério, e podemos o observar facilmente em nossa sociedade. Em situações como a de uma pandemia, como vemos acompanhando, a falta de empatia põe a vida de muitas pessoas em risco. Casos como o de lideranças políticas que não dão exemplos, ou até desencentivam o uso da máscara, e a concordância de tais atitudes por grande parcela da comunidade, nos mostra o descaso de muitas pessoas com a vida alheia, e a falta de um instinto de coletividade.

Dessa forma, vemos que é necessário mudar a direção de nossos rumos educacionais. O MEC – Ministério da Educação – com apoio do poder legislativo e da população, deve transformar as escolas em espaços que incentivem ao ato coletivo, para que tenhamos, num futuro não tão distante, um país mais igual. A mudança deverá ser feita através de modificações na Grade Comum Curricular de todos os diferentes níveis de formação, com uma distribuição mais equilibrada das matérias, pressionando menos aos estudantes. A inclusão de matérias voltadas à educação cidadã, em virtude disso, abordaria questões importantes acerca de viver em sociedade. Assim, poderíamos viver em uma país menos – como diriam os gregos – idiota.

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2 Correções

  1. Olá, Tudo bem Tielles ?!
    Percebi que no seu texto, você conseguiu embasar bem o tema com o que estamos passando atualmente. Infelizmente, detectei uns erros, que com a prática você irá aumentar a sua nota e assim conseguir um tão sonhado 1000!
    COMPETÊNCIA 1: Detectei uns erros gramaticais, mais o mais discrepante foi o erro da palavra (espressão) escrita com S. Pontuações onde era para ser ponto final, você colocou a virgula e assim custando a pausa.
    COMPETÊNCIA 2: Como disse anteriormente, você fez um bom uso do dia-a-dia. Porém, você teve um pequeno Tangenciamento de texto. Ademais, Senti Falta de algum filósofo ou sociólogo, Para ter uma abordagem de texto melhor e mais direta!
    COMPETÊNCIA 3: Você citou exemplos do dia-a-dia da pandemia e afins. Porém, faltou organizar as suas ideias e deixar sua opinião diante delas, porque o argumento acaba ficando expositivo.
    COMPETÊNCIA 4: Foi a competência que senti que precisar melhorar mais! Bem como, uso de conectivos, foi pouco explorado!! Procure por uma tabela de conectivos e use na próxima vez.
    COMPETÊNCIA 5: Você teve uma ideia bacana no texto, citando o governo para promover algo a respeito da problemática. Contudo, você deve responder esses cinco itens – agente, ação, meio/modo, detalhamento, finalidade.
    COMP1: 80
    COMP2: 120
    COMP3: 120
    COMP4: 80
    COMP5: 120
    NOTA: 520

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  2. correção
    introdução
    , por parte seus cidadães. sem virgula e a palavra é CIDADÃOS
    FALTA CONECTIVO DE ADIÇÃO “Idiota”
    espressão EXPRESSÃO
    excluiam EXCLUÍAM
    dá, em grande SEM VÍRGULA
    número, ao SEM VIRGULA
    DICA: ESTUDE GRAMÁTICA E TAMBEM DEIXE CLARO O TEMA, NÃO CONSEGUI INDENTIFICAR
    aprendemos / vemos EVITE 1* P DO PLURAL, ESTEJA FORA DA REDAÇÃO
    Parte deste FALTOU CONECTOR
    aviso- estude tabela de conectivos e use a cada ponto final para ter coesão
    DESENVOLVIMENTOS
    pensamos JÁ ANOTEI PARA NÃO USAR NADA COM FINAL -MOS E ”NOSSA” SOCIEDADE (ESCREVA SEMPRE ESTANDO NA 3* PESSOA PARA NÃO PERDER NOTA)
    NÃO CITOU O NOME DA PANDEMIA, TAMBÉM FALTA MAIS ARGUMENTAÇÃO PARA DEFENDER SUA TESE E PODERIA DESENVOLVER MAIS
    BÔNUS; ESTUDE SOCIÓLOGOS PORQUE ELS SIM CONSEGUEM FALAR SOBRE QUALQUER TEMA
    CONCLUSÃO
    poder legislativo Poder Legislativo
    como diriam os gregos – idiota. fez um fechamento, porém ficou voltado para a oralidade e menos culto
    sua proposta teve os 5 elementos
    te indico ler redações 1000 do enem e perceber como é a estrutura, assim vc vai poder aprender mais se inspirando e ver videos de correção tbm ajudam muito, vc passará a ser mais crítico
    AVALIE MEU COMENTARIO COMO O MELHOR, ASSIM VOLTO MAIS VEZES PARA TE AJUDAR

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