Mestre

{ENEM} Objetificação da pessoa negra

  • 1

Durante o Período Colonial, no século XVI, os escravos negros foram totalmente objetificados e tratados como propriedade privada dos colonos, sendo expostos a diversos tipos de abusos. Nessa perspectiva, observa-se uma semelhança com o atual Brasil, uma vez que a objetificação dos negros ainda se faz presente. Isso ocorre devido à influência midiática  e à ignorância populacional.

Nesse viés, pontua-se o papel na mídia no que se refere ao impasse. Consoante ao filósofo Walter Benjamin, a mídia tem o poder de influenciar no modo de pensar dos indivíduos. Diante disso, nota-se o potencial de engajamento de tais veículos, todavia, sem visibilidade, a objetificação é silenciada, tendo em vista que dificilmente  as pessoas irão se inteirar sobre os impactos ocasionados pela objetificação das pessoas negras. Assim, ao invés de integrar, esse órgão informacional dificulta a superação desse contexto discriminatório.

Outrossim, vale ressaltar que o preconceito agrava o problema da objetificação dos negros. Segundo o filósofo Byung Chul-Han, a sociedade contemporânea é marcada pelo individualismo que se sobrepõe ao altruísmo. Prova disso é a perpetuação do pensamento escravocrata, já que apesar do tempo decorrido, o corpo negro continua sendo objetificado e vulnerável a termos preconceituosos. Desse modo, o pensamento de individualidade acaba facilitando a falta de discussão entre o corpo social acerca desse problema, o que torna a sociabilidade omissa ao cenário de vulnerabilidade negra.

Portanto, são necessárias medidas que combatam a objetificação negra no Brasil. Para que isso ocorra, as mídias, a exemplo das redes sociais, devem criar campanhas publicitárias eficientes  de combate à objetificação do corpo negro, por meio de publicações com alta visibilidade, com o intuito de conscientizar e dificultar a disseminação dessa discriminação. Além disso, é importante que as redes televisivas promovam rodas de conversa com os internautas e promovam diálogos em torno da objetificação. Com isso, o ocorrido no século XVI será superado.

Compartilhar

3 Correções

  1. Competência 1: Domínio da escrita formal da língua portuguesa – 200
    Obs. Demonstrou domínio da escrita, sem desvios gramaticas.

    Competência 2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto – 200
    Obs. Sua argumentação foi consistente e convicente. Bons conectivos no D1, “nesse viés”, e no D2, “outrossim”.

    Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 160
    Obs. Informações bem relacionadas ao tema, bem organizadas em virtude do seu ponto de vista. Porém achei que você poderia enriquecer mais os desenvolvimentos 1 e 2. Uma dica valiosa, além da “síntese” do argumento é de grande valia uma reflexão acerca do impacto gerado na sociedade.

    Competência 4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 200
    Obs. boa articulação entre as partes do texto e com repertório diversificado. Particulamente, gostei muito das citações.

    Competência 5: Respeito aos direitos humanos – 200
    Obs. muito boa proposta de intervenção, detalhada e corresponde a contento os tópicos que devem estar presentes nesse parágrafo.
    No final da conclusão, aponta uma frase que dá satisfação positiva ao problema apresentado no tema.

    Espero que minhas considerações auxiliem na sua evolução.
    Bons estudos!

    • 1
  2. Inicialmente, o seu texto está muito bem escrito.
    Apresenta ótimas ideias e elas estão bem apresentadas
    Na conclusão, tente aprofundar um pouco mais nas propostas e detalhar usando os 5 agentes.
    Está indo muito bem. treine mais e mais no mínimo 3 vezes por semana, e assim garantirá sua nota mil.
    nota: 920
    bons estudos :)

    • 0
  3. Olá ;)
    Texto está muito bem escrito, parabéns
    Apresenta boas ideias e elas estão bem explicadas com bons argumentos e um bom repertório sociocultural.
    Tente evitar a repetição de palavras como ” objetificação do corpo negro” e semelhantes.
    Na conclusão, tente aprofundar um pouco mais nas propostas e detalhar mais também.

    Está indo muito bem
    nota: 840
    ;)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.