O plano de desenvolvimento sustentável da ONU para 2030 prevê, em seu terceiro objetivo, a promoção do bem-estar e de uma vida saudável para todos, em todas as idades. No Brasil, entretanto, o aumento assíduo da Obesidade infantil pode vir a atravancar o alcançamento dessa meta. Desse modo, convém analisarmos as principais causas e consequências desse impasse social.
Primeiramente, vale-se ressaltar que a má alimentação é um dos principais fatores relacionados ao problema. Todavia, justaposta a ela encontra-se a influência midiática nos hábitos alimentares, o que se evidencia no filme “a fantástica fábrica de chocolate”, em que milhões de jovens do mundo todo ao verem a propaganda sobre o bilhete dourado na TV e no rádio, compram várias de barras de chocolate para tentar encontrá-lo. Assim, considerando que o mesmo acontece na vida real- a exemplo as propagandas de fast food- a falta de termos que obriguem a produção de propagandas responsáveis e informacionais, faz-se inadmissível.
Segundamente, é preciso compreender que este fenômeno acarreta diversos distúrbios à saúde das crianças. Segundo publicação feita pela UNIMED em 2018, tal doença pode gerar inúmeras outras como: asma, diabetes, hipertensão arterial, fobia social, enxaqueca e depressão, além disfunções alimentares como a bulimia. Posto isso é inaceitável que um país – que segundo dados divulgados pelo em IBGE 2018- tenha 17% de sua população com idade inferior ou igual a 12 anos não possua medidas para auxiliar essa parcela populacional.
Destarte, para que o plano de metas da ONU seja concluído com sucesso, cabe ao Ministério da saúde implementar em todas as UBS políticas que garantam total suporte a todos os indivíduos da comunidade durante parte do processo congênito até a adolescência, por meio de medidas e projetos que contem com cartazes, atendimento médico e nutricional especializado, além de grupos de apoio e reuniões envolvendo pais e responsáveis. Espera-se com isso melhorar a qualidade de vida e assegurar o desenvolvimento saudável de todas as crianças.
bellshorst
CORREÇÃO POR COMPETÊNCIA:
Competência 1
Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 180
Competência 2
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 180
Competência 3
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 200
Competência 4
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200
Competência 5
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 200
Amei! Boa Sorte ;)
PedroM
Jamais usa-se primeira pessoa. Tente retirar os gerúndios, pois isso empobrece o texto. No resto o texto está bom. Adicione um fechamento melhor e desenvolva o tópico frasal antes de apresentar o argumento.
Domínio da norma culta da língua escrita – 1,8
Compreensão da proposta e consistência – 1,9
Construção de argumentos consistentes – 1,8
Domínio de concisão – 1,7
Proposta de intervenção – 1,6
Nota final = 8,8
OBS: Sou um pouco rígido na correção.
ANGELMUSIC
BOA NOITE =)
> Parabéns pela redação, está estruturada, POSSUI ARGUMENTOS, CONECTIVOS…
CORREÇÃO POR COMPETÊNCIA:
Competência 1
Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 180
Competência 2
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 180
Competência 3
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 200
Competência 4
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200
Competência 5
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 200
> SUCESSO \(^_^)/
Lívia,Pelizzari,Côco
A sua redação está brilhante! Alguns termo só q eu acho q n foram bem colocados, mas você apresenta um domínio da língua portuguesa, Seu texto está coerente e coeso. Seus argumentos estão consistentes pq vc fez uso de dados. Seu texto tb tem conectivos e conectores q auxiliam a leitura levando o leitor a compreensão. o numero de linhas está ok em cada parágrafo e eles estão bem divididos e claros. nota: 900