O plano de desenvolvimento sustentável da ONU para 2030 prevê- na quarta meta integrada de seu terceiro objetivo- a promoção da saúde mental a todos. No Brasil, entretanto, o aumento assíduo de problemas relacionados a distúrbios mentais pode vir a atravancar o alcançamento dessa meta. Isso se dá não só pela falta de conscientização da sociedade, como também pelo déficit informacional acerca da problemática.
Primeiramente, vale-se salientar que a percepção da sociedade acerca dos indivíduos afetados por transtornos psicológicos sempre foi perniciosa. Embora a mentalidade da população tenha mudado, ainda hoje, tal parcela populacional ainda é mal vista, o que se evidencia, por exemplo, no reality show “a Fazenda 12” transmitido pela emissora Record TV, em que a participante Raíssa Barbosa diagnosticada com Boderline- transtorno de personalidade relacionado a instabilidade comportamental- foi comumente taxada de louca por alguns colegas de elenco e parte do público do programa. Desse modo, considerando que tal comportamento da massa contribui para que, cada vez mais, a procura por ajuda nesses casos diminua, fica evidente a urgência com a qual medidas devem ser tomadas.
Segundamente, é preciso compreender que apesar dos múltiplos meios e canais de informação existentes na atualidade, pouco se debate sobre assuntos relacionados a saúde mental. De acordo com o estudo “Depressão, suicídio e tabu no Brasil: um novo olhar sobre a saúde mental” realizado pelo Ibope em parceria com o CVV em 2019, mais de 50% da população não sabe o que é a depressão ou qual a eficácia dos antidepressivos, a pesquisa ainda destaca a relação entre tal distúrbio e o suicídio que, segundo dados dessa, teve um aumento de 24% nos últimos 10 anos. Assim, é inadmissível que um país com mais de 200 milhões de habitantes mantenha seus cidadãos tão desinformados frente a esse importante fator social.
Portanto, para que o plano de metas da ONU seja concluído com sucesso, cabe ao Ministério da educação prestar o devido apoio ao povo, por meio de projetos que possam vir, obrigatoriamente, a ser praticados em todas as instituições de ensino do país; contando com auxílio pedagógico e psicológico que ofereça aos alunos acompanhamento e consultas com o profissional psicólogo- e tratamentos quando necessários- durante todo o período escolar. Espera-se com isso diminuir os índices ligados a saúde mental no Brasil, tal como estimular o interesse e quebrar o preconceito da comunidade sobre o assunto.
AnaiaraAprendiz
ENEM- A questão da saúde mental no Brasil.
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letícia_
Vou corrigir com base nas correções da banca do ENEM, certo?
• INTRODUÇÃO
– quando for ultilizar siglas, SEMPRE escreva o que significa, pode ser entre parênteses, ou por vírgulas, travessões enfim como preferir.
Exemplo: Organização das Nações Unidas – ONU.
– prevê – na quarta…: esse travessão está de maneira incorreta, você só utiliza se for para explicar algo específico, certo?
– tese bem elaborada e objetiva.
• DESENVOLVIMENTO 1
– quando você usar em seu texto, dê preferência à expressão “em primeiro lugar”, não é legal usar “primeiramente” se não há “segundamente” e em “terceiramente” – Já pensou em “quartamente”? Soa bastante estranho, né!? Tente evitar, procure conectivos de prioridade, Exemplo: A princípio, a priori, antes de tudo, etc.
– ” vale-se salientar” deve estar entre vírgulas, além disso, esse “se” ficou desconexo.
– após Raissa Barbosa tem uma vírgula
– um novo olhar sobre a saúde mental” – faltou colocar entre aspas no início da frase
– ótima argumentação, tanto no D1, quanto no D2. Apresenta repertórios socioculturais muito bem contextualizados ( e muito recentes também, o que percebe-se que é bem atualizada) apenas alguns erros de ortografia mesmo.
• CONCLUSÃO
– “educação prestar o devido apoio ao povo”: esse “povo” ficou muito amplo, seja mais específica, não são todas as pessoas que precisarão de tratamento.
– “e consultas com o profissional psicólogo- e tratamentos quando necessários- durante todo o…”: o uso de travessão substituí a vírgula, então o uso de travessão neste caso está errado. Troque esse travessão por inclusão, por exemplo.
Ex: e consultas com o profissional psicólogo, incluindo tratamentos necessários durante todo o…
A princípio é uma redação muito boa, bem elaborada e ideias bem organizadas. Porém, cuide o uso do travessão inadequado!!
Nota: 800
Thamirysbds
Oi, Anaiara, tudo bom? Vou corrigir por parágrafos e por fim atribuo uma nota, pode ser? Não sou especialista nem nada, mas espero ajudar como puder. =)
INTRO
-clara e objetiva
-atendeu às normas do enem
-tese e problemáticas facilmente identificadas
-sem erros gramaticais
D1
-!!!!! esqueça o uso do primeiramente!!!!! isso dar uma ideia de que há um segundamente, terceiramente… e são considerados adverbios incomuns na lingua, quase um neologismo. Use sempre “em primeiro lugar”, porém, aconselho ao uso de outro conectivo menos clichê
-“vale-se salientar”, pelo mau som, acredito que deva se enquadrar em cacófato, de qualquer forma, é bom evitar. Nesse caso, não é necessário o uso do “-se”
-ausência de vígula após Raissa Barbosa
D2
-!!!!! segundamente, nunca deve ser escrito em um texto, quase ninguem fala isso, quem dirá escrever em uma redação, do enem ainda!
-ausência de crase: “à saúde mental”
-após “eficácia dos antidepressivos”, finalize o período (ponto final) e ligue a proxima frase por meio de um conectivo. Assim sendo: “…mais de 50% da população não sabe o que é a depressão ou qual a eficácia dos antidepressivos. Não obstante/Ademais/Outrossim, a pesquisa ainda destaca a relação entre tal distúrbio…”
CONCLUSÃO
-o que: prestar o devido apoio ao povo
-como: por meio de projetos que possam vir, obrigatoriamente, a ser praticados em todas as instituições de ensino do país;
-quem: Ministério da educação
-pra que: diminuir os índices ligados a saúde mental no Brasil, tal como estimular o interesse e quebrar o preconceito da comunidade sobre o assunto.
-detalhamento: contando com auxílio pedagógico e psicológico que ofereça aos alunos acompanhamento e consultas com o profissional psicólogo- e tratamentos quando necessários- durante todo o período escolar.
-poderia fazer uma retomada à introdução para concluir seu fechamento de forma reforçada
C1: 150
C2: 200
C3: 160
C4: 180
C5: 180
NOTA: 870