No filme “Star Wars – A Ameaça Fantasma” a mãe de Anakin cuida dele, sozinha em um deserto, tendo que se submeter a ser escrava para conseguir se sustentar e a seu filho. Fora da ficção, esse acontecimento reflete a sociedade brasileira atual, em que mães solo, ou passam o dia fora, ou ficam sem trabalho e consequentemente sem alimento e, sem uma rede de apoio, acabam trazendo problemas psicológicos para sí mesmas e seus filhos.
Constata-se, a princípio, que o Brasil passa pelo problema de não amparo á maternidade solo há muito tempo. Cuidar, educar e ensinar uma criança não é uma tarefa fácil, mas, somada a responsabilidade de trazer renda sozinha para casa, acaba se tornando quase impossível. Além disso, muitas mães contam com uma rede de apoio de amigos e parentes para ajuda-las, mas outras, não, o que acarreta crianças o dia todo, sozinhas ou na creche, sem amparo familiar.
Ressalta-se, ademais, que a criação dessas crianças pode ser comprometida e a saúde mental delas, e de suas mães, também. Passar pelos pesares da maternidade sozinha pode acarretar estresse, depressão e ansiedade, e na criança, a falta da imagem paterna somada a mãe que passa o dia fora acaba trazendo consequências extremamente graves, e infelizmente, vista por muitos como comum, mas como dito pelo pensador Jiddu Krishnamurti “Não é sinal de saúde estar bem-adaptado a uma sociedade doente”.
Portanto, tendo em vista os problemas citados acima, o Ministério da mulher, da família e dos direitos humanos deve levar a câmara dos deputados o projeto de uma lei para criação de redes de apoio para mães sem uma, por meio de cestas básicas, materiais escolares para os filhos e doações de roupas em pontos estratégicos, além de acompanhamento psicológico gratuito para que, assim, a mãe se sinta amparada e possa se concentrar em cuidar do seu filho e que a maternidade solo traga apenas prazeres para a mulher e seu filho.
francisco
A introdução iniciou bem, mas não deixou claro o ponto de vista. os argumentos embasados estão desconexos, assim deve deixar claro. os argumentos são bons, porém tem que articular um com outro. Procure trazer autores que fala da problemática ou que fundamente seu argumento. No mais, com alguns reajustes sua redação poder melhorar. continue redigido que vai lograr êxito. Lembrando que as criticas são construtivas, visando seu melhoramento. A nota fica entre 560 ou 600.
BeatrizMartins01
Bom dia Maicon, tudo bem? sou só mais uma estudante querendo ajudar, mas vou me esforçar o máximo pra corrigir a sua redação da melhor forma.
Então vamos lá!!
Introdução: Muito bem contextualizada e deixou bem implícita a sua tese.
Desenvolvimento1: Muito bom mas faltou repertório.
Desenvolvimento2: bom argumento mas senti falta de conectivos.
Conclusão: apresentou uma ótima proposta de intervenção completa.