Mestre

{ENEM} A importância e os desafios da educação política no Brasil

  • 0

Durante a Segunda Fase Modernista, os autores estavam preocupados em relatar a realidade da sociedade da época, o que tornavam suas obras engajadas politicamente. Contudo, no contexto atual, nem todos os brasileiros partilham do mesmo pensamento, uma vez que existem dificuldades para a promoção da educação política. Isso ocorre devido à negligência estatal e à falta de interesse populacional.

Nesse perspectiva, é importante ressaltar que a pouca importância dada à temática é impulsionada pela negligência do Estado. Com base nisso, apesar da Carta Magna de 1988 determinar a educação de qualidade como um direito primordial, o ensino político permanece esquecido pelo poder público. Prova disso é a escassa discussão engajada nas escolas, já que sem projetos eficazes, o processo da educação política é inexistente. Dessa maneira, percebe-se que o povo brasileiro está inserido no conceito de “Cidadão de papel”, de Gilberto Dimestein, visto que a totalidade do corpo social não usufrui de seus direitos, permanecendo prejudicada pelo Estado.

Outrossim, nota-se que a ausência de participação social é um fator que dificulta a educação política. Segundo sociólogo alemão Habermas, é preciso que a sociedade debata sobre as questões morais a fim de estabelecer harmonia social. Entretanto, a indiferença dos indivíduos perante a importância do ensino público gera um silenciamento, tendo em vista que todos têm o direito educacional, porém alguns não se importam com a falta de cumprimento da legislação. Desse modo, fica evidente que parte da população é incapaz de entender as problemáticas no país, o que facilita a escolha de uma postura não engajada e prejudicial.

Portanto, é imperioso o enfrentamento dos desafios da implantação da educação política. Para que isso ocorra, o Ministério da Educação, responsável pela gerência educacional nacional, por meio de uma reforma institucional, deve inserir na Grade Curricular a matéria de engajamento político, com o fito de proporcionar visibilidade à educação política. Ademais, as mídias precisam estimular a participação social, por intermédio das redes sociais. Assim, o Brasil será uma nação engajada semelhante aos autores modernistas.

Compartilhar

3 Correções

  1. Oiiiii, como vai ???? Seu texto está perfeito e bem argumentado! Só teve pequenos erros de gramática e ortografia. Continue treinando que você irá longe , tente trazer mais argumentos quentes e principalmente o que o C3 pede .
    Na conclusão, você só não detalhou cada solução, não tá evidente qual seria o benefício de tal resolução e, é interessante deixar claro, porque o corretor já lê na expectativa de ver um possível óbvio, então, seja o diferente!!!!

    • 0
  2. Sua redação consisti em um excelente domínio. Na conclusão só faltou a finalidade que um dos elementos da proposta de intervenção, por causa disso descontei 40 pontos, mas tirando isso, a redação está excelente. Eu daria 960.
    Competência: 1- 200. 2- 200. 3- 200. 4- 200. 5- 160. Continue a persistir.

    • 1
  3. Olá!!! tudo bom? espero que sim!

    Então, irei dá um pequeno relatório com base nos meus conhecimentos;
    Primeiramente, parabéns, você arrasou na organização de seu texto, os parágrafos estão de acordo com sua teste, o que destaco é que use e abuse de conectivos, senti falta de alguns, lembre que eles são uma carta na manga para ter uma boa nota no C3, incluo também que seria bem interessante que você argumentasse um pouco mais, tá bom, mas seja crítico não tenha pena de problematizar as situações.
    Além desses pontos, elogio sua produção textual, você sabe usar as palavras bem, dá para ver o quanto o repertório usado é bem desenvolvido, então parabéns, há alguns erros de vírgula, mas são pequenininhos ksksks;

    Na conclusão, você só não detalhou cada solução, não tá evidente qual seria o benefício de tal resolução e, é interessante deixar claro, porque o corretor já lê na expectativa de ver um possível óbvio, então, seja o diferente!!!!

    Amg, aqui paro minhas humildes palavras e deixo um: Lembre- se sempre, que cada queda, cada não, cada decepção que temos na vida serve como aprendizado, é como uma nova chance para recomeçarmos, então, boa sorte jovem!!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.